Estaremos iniciando uma série de artigos sobre o Analysis Services 2005 que culminará com um cenário para a construção de uma aplicação de exemplo. Espero que aproveitem os recursos dessa poderosa ferramenta para construção de análises gerenciais. Vamos lá.

Introdução

O Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) é uma ferramenta de processamento analítico - OLAP - utilizada para integração de dados relacionais. Através do SSAS é possível criar soluções de business intelligence e data mining de uma forma fácil, interativa e a um custo muito inferior de outras ferramentas OLAP consagradas.

Conceitos

Antes de iniciarmos os trabalhos com o SSAS é necessário a explanação de alguns conceitos que serão bastante utilizados ao longo desta série de artigos.

Data Warehouse

Infra-estrutura de banco de dados que suporta a implementação de inúmeras aplicações tais como: business intelligence, data mining e crm.

Tais aplicações dão suporte à tomada de decisão através do processamento informacional de dados, complementando o processamento transacional existente que suporta a operação do negócio.

Business Intelligence – Inteligência de negócios

Não é um produto, é um processo suportado por um número de diferentes produtos e serviços profissionais de tecnologia de informação (TI) e Gestão empresarial. Tem como principal objetivo apoio à tomada de decisão.

Data Mining – Mineração de dados

Aplicações de mineração de dados, ou seja, descobrir e entender tendências, comportamentos, anomalias e outras relações não óbvias, presentes em grupos (clientes, prospects, produtos, empresas, lojas, agências, processos, regiões, etc), que sejam relevantes para um determinado negócio ou atividade.

CRM – Customer Relationship Managment

Aplicação que objetiva a fidelização, ou seja, a manutenção da base de clientes. A própria sigla indica tal objetivo. Existem dois tipos de crm:

  • CRM Operacional – sistemas para interação com o cliente;
  • CRM Analítico – sistemas para análise de perfil do cliente.

Conclusão

Nesse artigo, apresentamos conceitos básicos necessários para o andamento da série de artigos sobre o Analysis Services 2005. No próximo artigo trataremos sobre modelagem multidimensional, star schema e snowflake schema, além de falarmos sobre as formas OLAP existentes. Até lá!