Artigo do tipo Teórico
Autores: Marcelo Gabriel Brito de Deus e Rodrigo Oliveira Spínola
Introdução ao data warehouse
Este artigo apresenta os conceitos que norteiam a área de data warehouse. Um data warehouse faz uso de estruturas modificadas de bancos de dados relacionais para agrupar informações em uma escala maior do que o armazenado por bancos de dados convencionais. Em complemento, o artigo também introduz algumas informações de uma área fortemente relacionada a esta, o business intelligence.

Este artigo faz inicialmente uma breve introdução ao contexto onde se insere o conceito de data warehouse. Em seguida, é apresentado como está estruturado a arquitetura de um data warehouse. Feito isto, o artigo apresenta algumas definições sobre modelagem dimensional e introduz o tema business intelligence.


Em que situação o tema é útil
O tema discutido neste artigo é útil para profissionais envolvidos em atividades de banco de dados e, em particular, para aqueles que atuam em sistemas de apoio de decisão. O entendimento sobre o uso de data warehouses e business intelligence é essencial para o desempenho destas atividades.

A vantagem no mercado está do lado daquele que possui maior poder de informação. Informação esta que necessita ser passada de forma clara para aqueles que tomarão as decisões e o rumo dos negócios da empresa. Até um tempo atrás os sistemas de transação empresariais não forneciam apoio a este nível às camadas executivas. Para suprir esta demanda, isto foi estudada uma forma de gerenciar os dados e transformá-los em informações consistentes, que abrangem um longo período de tempo e permitem fazer simulações de possíveis cenários futuros, favorecendo assim o sucesso do negócio no mercado competitivo.

Tais sistemas são hoje conhecidos como data warehouses (também chamados de depósitos de dados, armazém de dados, DW). Estes sistemas conseguem se utilizar de estruturas modificadas de bancos de dados relacionais para agrupar informações em uma escala maior do que o armazenado por bancos de dados convencionais.

Um data warehouse é um conjunto de dados, orientados a assunto, integrados, variantes com o tempo e não voláteis que dão apoio a tomada de decisão dos profissionais encarregados. Isto quer dizer que os dados armazenados em um DW são organizados de acordo com o ramo de negócio em que a empresa atua.

O DW também é capaz de integrar e garantir legibilidade de dados fornecidos de fontes diferentes após um processo de tratamento. Os dados também são guardados por tempo indeterminado, ou seja, ele fornece acesso a dados de tempos remotos para poder apresentar um resultado de consulta baseado em dados introduzidos no passado comparando-os com os atuais, além de ser capaz de projetar futuros cenários a partir daqueles dados. Além disto, em um DW os dados são sempre inseridos, nunca deletados ou alterados, salvo a necessidade de correção de algum dado já tratado.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo