Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Nesse artigo apresentaremos os métodos da classe Canvas que funcionam bem com dispositivos que possuem interfaces de toque. Além disso, iremos criar um aplicativo que irá exercer os métodos básicos da interface de toque em Java ME e, em seguida, construir um aplicativo para criar um pedido de rolagem da imagem.


Para que serve:

Desenvolvimento de aplicações touchscreen, muito comuns no cenário atual de desenvolvimento de software.


Em que situação o tema é útil:

O conteúdo apresentado neste artigo é útil para aqueles que estão iniciando suas atividades de desenvolvimento de aplicações que utilizam os recursos da tecnologia touchscreen.

Desde o lançamento do iPhone, quase todos os fabricantes de dispositivos móveis lançaram celulares com interface sensível ao toque. É notável a proliferação deste tipo de dispositivo. Neste contexto, neste artigo iremos apresentar os métodos da classe Canvas que funcionam bem com dispositivos que possuem interfaces de toque. Além disso, iremos criar um aplicativo que irá exercer os métodos básicos da interface de toque em Java ME e, em seguida, construir o aplicativo para criar um pedido de rolagem da imagem.

Touchscreens e Java ME

A idéia de interfaces touchscreen não é nova. Um dos primeiros dispositivos a trazer tal recurso foi o Palm Pilot por volta de 1999, que possuía um doodle que permitia desenhar na tela e fazer gestos. Desde então, a tecnologia touchscreen percorreu um longo caminho e o iPhone, iPad e iPod da Apple provocaram uma revolução no seu uso.

A tecnologia Java, é claro, disponibilizou meios de capturar eventos de toque desde o começo do Java ME (MIDP 1.0, quando era chamado de J2ME) através da classe Canvas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo