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Mobile Magazine 34 - Índice

Introdução ao desenvolvimento de aplicações Java ME com interface Touchscreen - Artigo Web Mobile 34 -

Nesse artigo apresentaremos os métodos da classe Canvas que funcionam bem com dispositivos que possuem interfaces de toque. Além disso, iremos criar um aplicativo que irá exercer os métodos básicos da interface de toque em Java ME e, em seguida, construir um aplicativo para criar um pedido de rolagem da imagem.

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Introdução ao desenvolvimento de aplicações Java ME com interface Touchscreen

Desde o lançamento do iPhone, quase todos os fabricantes de dispositivos móveis lançaram celulares com interface sensível ao toque. É notável a proliferação deste tipo de dispositivo. Neste contexto, neste artigo iremos apresentar os métodos da classe Canvas que funcionam bem com dispositivos que possuem interfaces de toque. Além disso, iremos criar um aplicativo que irá exercer os métodos básicos da interface de toque em Java ME e, em seguida, construir o aplicativo para criar um pedido de rolagem da imagem.
Touchscreens e Java ME
A idéia de interfaces touchscreen não é nova. Um dos primeiros dispositivos a trazer tal recurso foi o Palm Pilot por volta de 1999, que possuía um doodle que permitia desenhar na tela e fazer gestos. Desde então, a tecnologia touchscreen percorreu um longo caminho e o iPhone, iPad e iPod da Apple provocaram uma revolução no seu uso.
A tecnologia Java, é claro, disponibilizou meios de capturar eventos de toque desde o começo do Java ME (MIDP 1.0, quando era chamado de J2ME) através da classe Canvas.
Conhecendo o Canvas
A classe Canvas se encontra no pacote javax.microedition.lcdui e proporciona métodos para manipulação de gráficos e elementos da interface com usuário em baixo nível. A classe em si é composta por um conjunto de implementações abstratas sendo que o desenvolvedor deve sobrescrever os métodos necessários. O mais importante destes métodos é o paint(Graphics g), que faz o desenho dos gráficos.
Neste artigo, ao invés de trabalharmos no método paint(Graphics g),  estamos interessados em cinco outros métodos que nos ajudam a construir interfaces touchscreen. Esses métodos são hasPointerEvents(), hasPointerMotionEvents(), pointerDragged(int x, int y), pointerPressed(int x, int y), e pointerReleased(int x, int y). A idéia inicial desses métodos era lidar com as interfaces manipuladas através de mouse, entretanto, esses métodos funcionam também de forma adequada em dispositivos que possuem a tecnologia de sensibilidade ao toque.
Um ponto importante a que devemos estar atento é que a implementação da classe Canvas é específica e seu comportamento pode variar a depender do dispositivo. Dessa forma, você precisa verificar a documentação do fabricante do dispositivo para ver o que funciona melhor. Ao fornecer uma implementação abstrata dos métodos  pointerDragged(int y int x,), pointerPressed(int y int x,) e pointerReleased(int x, int y), a responsabilidade de implementação passa a ser sua.
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É autor do livro Pro Java ME MMAPI: Mobile Media API for Java Micro Edition, publicado pela Apress.

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