De que se trata o artigo:

O mercado de tablets está aquecido desde o final do ano passado. 2011 apenas consolidou esta tendência e mostra uma corrida entre as fabricantes para o domínio deste nicho de mercado. A RIM lançou o Playbook nesta briga, e, aqui neste artigo, o leitor conhecerá um pouco mais deste gadget, assim como, desenvolverá seus primeiros aplicativos para a plataforma da RIM.


Para que serve:

Para desenvolvedores da área mobile que queiram conhecer as nuances de mais este tablet disponível no mercado.


Em que situação o tema é útil:

Para desenvolvedores, no conhecimento e desenvolvimentos dos seus primeiros aplicativos para playbook.

Resumo DevMan

O PlayBook é um dos mais novos tablets do mercado. Ele conta com um sistema operacional baseado no BlackBerry dos smartphones, mas com uma arquitetura diferente, o QNX, que conta com suporte para HTML5, OpenGL e outros padrões essenciais para dispositivos móveis atualmente. Neste artigo daremos uma visão geral sobre o desenvolvimento para esta nova plataforma.

Desde o surgimento dos Tablets, o mercado sofreu mudanças profundas e perceptíveis. Passando de aposta para um dos gadgets mais vendidos em vários países, chamou a atenção dos usuários, das empresas e dos desenvolvedores.

Mas para nós desenvolvedores, qual o melhor caminho? Seguir o ainda líder de mercado, o iPad, dosar nossos esforços para os tablets Android, que especialistas garantem que irá ser mais vendido que iPad, ou ainda, esperar pelo novíssimo PlayBook (aposta da RIM, fabricante do BlackBerry), que ainda nem está a venda em diversos países, como o Brasil por exemplo.

Neste pequeno artigo não pretendo responder esta questão, mas sim, dar uma visão geral sobre o desenvolvimento para o PlayBook, mais especificamente na criação de aplicações BlackBerry WebWork para a mais recente plataforma de tablet do mercado.

Um pouco sobre o PlayBook

O tablet da canadense RIM (Research in Motion) foi lançado no último trimestre de 2010. Algumas das características de hardware são:

• Sistema Operacional QNX;

• Tela de LCD de 7″, 1024×600 WSVGA;

• Processador de 1GHz DualCore;

• Duas câmeras. Frontal (3MP) e verso (5MP);

• Pesa aproximadamente 400 gramas;

O tablet pode ser visto na Figura 1.

Figura 1. PlayBook

Neste momento, o ponto mais importante para nós desenvolvedores é sabermos quais as tecnologias que estão disponíveis para criação de aplicativos para a plataforma. O Playbook apresenta dois caminhos:

• Flash;

• Usando tecnologias web, mais especificamente HTML5, HTML, XHTML, JavaScript e CSS.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo