Introdução ao Netbeans 6 e suas novas funcionalidades – Parte I

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Vamos apresentar as principais funcionalidades do Netbeans 6 e a agilidade em desenvolvimento que esta IDE proporciona.

Introdução ao Netbeans 6 e suas novas funcionalidades – Parte I

 

Vamos apresentar as principais funcionalidades do recém lançado Netbeans 6 e a agilidade em desenvolvimento que esta IDE proporciona, e as novidades em relação à versão anterior 5.5.1.

 

As novas features do Netbeans 6

Com o lançamento da nova versão do Netbeans, o mesmo deu um grande salto evolutivo principalmente no editor de código e nos suportes ao desenvolvimento utilizando Ruby on Rails e C/C++. Abaixo segue uma lista das principais novidades:

·         Novo e mais simples processo de instalação;

·         Gerenciador de plugins melhorado;

·         Melhoria no desenvolvimento visual para dispositivos móveis;

·         Desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis;

·         Desenvolvimento visual para UML;

·         Melhoria no desenvolvimento visual para Web e Java EE;

·         Compilar aplicação para Java Web Start;

·         Servidor de testes Glassfish embutido;

 

Grande parte das melhorias visa à produtividade, com um rápido desenvolvimento visual, seja na Web, Enterprise ou Desktop libera-se mais tempo para o desenvolvedor trabalhar na construção de código-fonte e com o novo editor para código esse trabalho é mais bem suportado pela IDE.

 

Instalador da IDE

O processo de instalação do Netbeans sempre foi fácil, porém foi adicionada uma melhoria substancial, anteriormente era necessário um instalador para a IDE o que habilitava o desenvolvimento para desktop de forma tradicional e Web sem o kit de desenvolvimento visual, após isso era necessário outro instalador que iria habilitar na IDE o desenvolvimento Web de forma visual, outro instalador para o desenvolvimento para aplicativos móveis e se fosse necessário desenvolvimento J2EE outro instalador e um servidor Java previamente instalado.

 

Agora na nova versão um único instalador (é preciso fazer o download da versão full) é possível selecionar o que vai querer instalar entre desenvolvimento móvil, empresarial e Web. Além disso pode escolher por instalar o servidor GlassFish V2 ou o Tomcat 6 para os testes das aplicações desenvolvidas.

 

Fora esse processo de seleção basta dar um clique no botão e tudo é instalado e configurado conforme a necessidade.

 

Gerenciador de plugins

O Netbeans já possuía um gerenciador de plugins, mas como esta IDE já vem completa com o instalador, sem precisar baixar dezenas de plugins para efetuar coisas corriqueiras, o tal gerenciador nunca foi bem explorado. Hoje na versão 6 o gerenciador de plugins ganha uma interface muito amigável e torna fácil a busca e instalação de diversos plugins.

 

Dentro do gerenciador podemos controlar os plugins instalados e os plugins disponíveis, além das atualizações disponíveis.

 

prvrsinbffig01.jpg

Figura 01. Gerenciador de plugins

 

Petter Rafael Villa Real Silva

petter@viamais.net

Pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas para a Web pela Universidade Estadual de Maringá está à frente do site www.viamais.net dedicado a serviços de host e desenvolvimento de sistemas baseados na Web. É autor do livro "Programação Segura com PHP", tendo como linha de pesquisa acadêmica a área de segurança em tempo de desenvolvimento. Desenvolvedor Java para desktop e Web.

Leia também

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?