Introdução ASP.NET 2003 part.1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (4)  (2)

O ASP.NET é uma solução poderosa e fácil de usar para desenvolver sites da web complexos. Em vez da construção de paginas simples que são apenas para visualização, podemos criar paginas com as quais podemos interagir de varias maneiras.

Introdução ao ASP.NET (2003) part.1

Partiremos no principio, onde a intenção será apresentar para iniciantes em ASP.NET 2003, a desenvoltura da tecnologia que inicio-se o que esta hoje. Ainda que sabemos que hoje estamos com versões mais recentes como 2005 e atualmente 2008, mas este assunto será vistos nos próximos artigos, aguardem....
 
O ASP.NET é uma solução poderosa e fácil de usar para desenvolver sites da web complexos. Em vez da construção de paginas simples que são apenas para visualização, podemos criar paginas com as quais podemos interagir de varias maneiras. As paginas ASP.NET permitem adicionar uma nova dimensão a experiência da web.  Uma tecnologia de servidor que engloba as diferentes partes da web para dar ao desenvolvimento de sites mais poder do que nunca antes, vejamos como o processamento dinâmico funciona.
 

Processamento dinâmico

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A internet trabalha no modelo cliente/servidor.  Dois computadores trabalham juntos, enviando as informações de um lado para outro, para realizar uma tarefa. O cenário mais comum é a comunicação entre um servidor (computador que armazena informações) e um cliente (computador que quer as informações).

O computador cliente envia uma solicitação de informações ao computador servidor. O servidor então responde ao cliente com as informações que lhe foram solicitadas. Chamando-se assim de modelo de solicitação resposta, é a parte interessante do modelo cliente/servidor. Um servidor web é um computador que armazena informações sobre um site da web – suas paginas em HTML, imagens, css, javascript etc. O cliente é o visitante do site da web (navegador do visitante).

Embora, essa seja uma maneira interessante de se comunicar e distribuir as informações, ela é relativamente simples e estática. Esse modelo não pode fornecer nenhuma informação ou processamento dinâmico. O servidor simplesmente espera que alguém solicite informações e então retorna os dados, já que estão armazenados no HD (Disco rígido), sem realmente ver o que esta enviando.

Uma solicitação estática geralmente segue estes quatro passos:

1.       O cliente (navegador da web) localiza um servidor da web por URL (www.devmedia.com.br)

2.       O cliente solicita uma pagina (como default.asp)

3.       O servidor envia o documento solicitado

4.       O cliente recebe o documento e o exibe

Uma vez recebido as informações, o processo esta concluído. O servidor não tem nenhuma idéia do que esta acontecendo com o cliente. Sendo que o servidor e o cliente são dois computadores separados, se comunicando somente durante o processo de solicitação/resposta, uma vez entregue a pagina, o servidor não se preocupa com o que acontece.

Em outro cenário, iremos ter o processamento do servidor, onde o mesmo examina o que será enviado antes de enviar e pode receber ordens do cliente. O servidor pode retornar dados dinâmicos, como dados de bando de dados, sendo qualquer informação que o cliente solicite.

Uma solicitação desta forma será modificada, adicionando mais um passo, em relação à anterior vista:

1.       O cliente (navegador da web) localiza um servidor da web por URL (www.devmedia.com.br)

2.       O cliente solicita uma pagina (como default.asp)

3.       O servidor examina o arquivo solicitado e processa qualquer código que ele contenha

4.       O servidor traduz os resultados do processamento para HTML (se necessário, sendo que o ASP.NET fará este trabalho), e envia o documento solicitado para o cliente

5.       O cliente recebe o documento e o exibe

Sendo assim, o processo é encerrado, e o cliente recebe a pagina. O servidor não tem a mínima idéia do que o cliente esta fazendo, a menos que este faca outra solicitação.

A diferença ASP.NET

Existe outro modo de comunicação entre servidores e clientes, conhecido como modelo baseado em evento. O servidor espera algo acontecer no cliente, quando acontece, o servidor toma medidas para realizar alguma funcionalidade. Um servidor web não sabe o que o cliente esta pensando, mas pode responder a ações. Como se enviar alguma mensagem em caixa de texto o servidor respondera, se clicar em alguma imagem, o servidor responde. Esse modelo é muito mais fácil para construir um aplicativo que utilize em cenário de solicitação/resposta. O ASP.NET trabalha dessa maneira – detecta ações e as responde.

Processamento no cliente

O processamento ocorre do lado do cliente, quando executado algum código de programação em uma pagina HTML, que o cliente possa entender, executando simplesmente código HTML, como Javascript.

DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" >

<head>

    <title>Untitled Pagetitle>

    <script  type="text/javascript" language="javascript">

        alert("DevMedia");

    script>

head>

<body>

ASP.NET 2003 part.1

body>

html>

 

Se conhecer o script do lado do cliente ou o JavaScript, isso pode parecer familiar. Quando o navegador recebe essa pagina, considera tudo como HTML. As tags <script> denotam uma parte da pagina que contem comandos, conhecidos como script, para o cliente.
Desta forma, teremos dois lugares para executar o código: no servidor, em que tudo retorna ao cliente com HTML, e no cliente, onde essas duas localizações de código são distintas uma não pode interagir com a outra.
Como o ASP.NET faz essa união

O script do lado do cliente não pode interagir com o código do lado do servidor, mas o ASP.NET limita esse problema. A única maneira de o cliente comunicar-se com o servidor são durante uma solicitação. Ao utilizar o script do lado do cliente, o ASP.NET ira fornecer informações sobre o que o cliente esta fazendo durante as solicitações. Ele tem uma rede de Scripts que o utilizado do lado do cliente, sempre que algo acontece com o cliente, um script do lado do cliente será executado e enviara informações para o servidor, assim como submeter um formulário, onde serão enviadas informações para um servidor. O navegador é simplesmente um desconhecido, exibindo HTML, assim os scripts do lado do cliente não podem exatamente interagir com o lado do servidor, mas podem transmitir mensagem por meio de postagem para o servidor

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?