Filosofando um pouquinho...

 

Quem nunca ouviu falar de alquimia?? Isso mesmo... alquimia. Aquele termo usado pra designar, segundo nossa mãe Wikipedia (Isso mesmo, o Google é o pai J): uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião.

Figura 1. Entendendo de alquimia

E antes que você comente no fim do artigo sobre o porquê de estar lendo sobre alquimia e não sobre Java, veja algumas considerações sobre por que estudar Java é fácil:

- Você não tem de fabricar ouro através da química, ou uma das ‘ias’ citadas acima.

Só terá de criar objetos, aliás mandar o Java criar, pois esse é o papel dele!

Seu papel: Apenas ser o chefe!!




Figura 2. Seja o chefe!

http://www.gluon.com.br/blog/imagens/spock.jpg- Você também não precisa criar o tal elixir da “vida longa” (Se bem que depois de um tempo talvez viesse bem a calhar, hehe)

Seu único papel é entender como o Java lida com o ato simples de programar...

Como assim? Não te disseram que programar é simples?! Vide abaixo então *¥.



Figura 3. Vida longa a nós!

¥ - “Programação é o simples ato de escrever idéias de outrem: é ter essas idéias, é ser criativo e engenhoso!” (Autor... desconhecido, pra mim, até o momento).

 

Esquece todo o restante da frase (pelo menos por enquanto) e foca na parte “...simples ato...”. É simples sim! Demais da conta sô!!

Após isso, podemos imaginar então questionamentos como: “Ah, mas sempre tentei aprender Java e nunca consegui...” ou “Vishh, PHP não é assim. Quando eu tava no C era bem mais simples” e coisas do tipo.

Então lhes apresento o maior motivo de todos em não se conseguir aprender Java:

Figura 4. A velha barreira

A dica é simples: Não ponha barreiras para aprender Java. Pense nele como a linguagem de programação mais fácil de todas e tenha certeza de que vai aprender! J

Mais uma vez repito: é simples!!!

Primeiros passos...

Algumas pessoas gostam de começar entendendo Java pela sua história, mas já há tantos e tantos textos sobre isso na internet, então acredito que possamos pular toda a parte da xícara na cabeça do J. Gosling e começar a entender o que é necessário que eu tenha, faça, seja ou viva para começar a programar em Java...

A primeira coisa a se fazer, obviamente, é fazer o download e instalação do Java. E onde encontro o link para isso? Fácil, siga o fluxo:

Figura 5. Passo-a-passo de download do java

E antes que alguém comente mais uma vez lá embaixo, não, não estou brincando com a cara de ninguém. É simplesmente para mostrar que é simples mesmo!

Baixou o instalador, executou, seguiu a sequência de “Próximo > Próximo” e pronto! Java instalado e pronto para usar!

Nota: O Ministério de Tecnologia adverte: “Post não recomendado pra quem já manja muito de Java!”

3.Um pouco de prints...

Para conferir se o Java de fato está instalado na sua máquina (se já não tivesse antes de instalá-lo novamente...), vamos em (para usuários Windows 7):

Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de comando

 

A telinha preta (MS-DOS) será apresentada. Tal como na figura abaixo, execute o comando “java” e verifique se o mesmo traz as linhas listadas na mesma figura.

Figura 6. Executando comando "java" no MS-DOS

Selecione a resposta:

Caso traga as linhas mostradas: Seu Java está instalado corretamente na máquina. Resta agora conferir se a versão está ok também. Para isso execute:

java –version

E verifique se a versão é: “1.6.alguma coisa”.

·Caso as linhas não sejam exibidas, o Java não foi instalado corretamente. Pode ser um “monte” de coisas, mas revisa os passos de instalação corretamente! Se não der certo, comenta no post!

4.Finalizando.

Como disse, o post é bem básico, assim como a linguagem usada. É apenas uma forma diferente de abordar o assunto.

Mas semelhante a como veremos o restante dos post’s.

Aprecie com moderação!