Artigo no estilo: Curso

Do que se trata o artigo:

Neste artigo veremos o que é e como utilizar Inversão de Controle em um projeto de software. O conceito será abordado sem a utilização de nenhum framework para que assim, após conhecer as vantagens, o leitor tenha conhecimento para escolher a melhor ferramenta para o seu problema.

Em que situação o tema é útil:

A Inversão de Controle se torna útil quando o desenvolver busca uma forma de desenvolver sistemas altamente modularizados e simples de serem mantidos.

Resumo DevMan:

O artigo apresenta como a Inversão de Controle pode ser aplicada em um software. Além disso, são abordadas algumas características básicas como a Injeção Por Construtor versus Injeção Por Setters, utilização de frameworks e desacoplamento de componentes.

No artigo publicado na Java Magazine 95, relatamos os fundamentos para o desenvolvimento de um sistema com baixo acoplamento. Sem este conhecimento é muito provável que você não compreenda totalmente o real sentido do padrão Inversão de Controle. Dito isso, neste artigo, apresentaremos o que é e como utilizar este padrão, que simplifica o desenvolvimento de componentes altamente desacoplados, de fácil manutenção e reuso.

Inversão de Controle (IoC)

No contexto de desenvolvimento de software, a Inversão de Controle pode ter vários significados e isto pode gerar muitas dúvidas em quem pretende aplicá-lo. Por exemplo, qual o controle que está sendo invertido?

Um dos primeiros a questionar o nome Inversão de Controle foi Martin Fowler. Segundo Fowler, o termo Inversão de Controle não expressa claramente a intenção deste padrão. Neste momento ele sugeriu que o nome mais indicado fosse Injeção de Dependências (Dependency Injection ou DI), e a partir deste fato IoC e DI passaram a representar o mesmo padrão.

Dependency Injection revolucionou a forma como um objeto lida com as suas dependências. Arquitetos podem criar APIs mais simples de serem utilizadas, desenvolvedores podem testar seus sistemas de uma forma mais fácil, os sistemas podem crescer de uma forma mais organizada e robusta, entre tantos outros pontos positivos.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo