Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo apresentaremos as principais características e funcionalidades oferecidas pelo framework Demoiselle, abordando através de um exemplo como pode ser rápido e fácil desenvolver aplicações corporativas com esta solução que se solidifica a cada nova versão.

Projetado em comunidade como software livre, o Demoiselle tem sido adotado oficialmente por diversas empresas e entidades públicas e privadas no Brasil e América Latina, o que o torna um vetor de oportunidades de negócio, sendo assim uma ótima opção que pode se tornar um diferencial no toolkit de cada programador.

O processo de criação de um sistema informatizado é composto por uma série de etapas, preconizadas por metodologias de desenvolvimento (seja ágil ou tradicional) ou modelos de qualidade de software, que demandam tempo para definição dos requisitos básicos para cada uma destas etapas.

Boa parte destas definições de projeto e artefatos produzidos poderia ser reaproveitada ou padronizada, como por exemplo, os artefatos relacionados à arquitetura de software, ao ambiente operacional e às ferramentas de desenvolvimento.

O projeto Demoiselle foi criado com o objetivo de prover ao desenvolvedor uma solução padronizada que atenda a todas as etapas de projetos previstas pela Engenharia de Software.

Assim, fornece um conjunto de artefatos que podem ser úteis desde a concepção do sistema até o seu descarte. Fazem parte desta solução os seguintes itens:

· O framework propriamente dito, que é a biblioteca Java principal que integra as implementações das especificações da plataforma Java EE 6, como JavaServer Faces (JSF), Context and Dependency Injection (CDI) e Java Persistence API (JPA);

· Componentes em forma de bibliotecas Java, para atender necessidades de sistemas que não estejam contempladas na especificação Java EE 6, como a geração de relatórios, o envio de e-mails, os certificados digitais ICP-Brasil, etc.;

· Instaladores de softwares para montagem e configuração do ambiente (Desktop) do desenvolvedor;

· Ferramenta para geração automática de código;

· Tutoriais e cursos em formato de ensino à distância para capacitação do desenvolvedor;

· E metodologias de modelagem de software.

Neste artigo abordaremos as principais características de cada elemento da solução, que busca atender as necessidades de seus usuários. Abordaremos também um exemplo prático para demonstrar a rapidez e agilidade no desenvolvimento de sistemas com os recursos oferecidos pelo Demoiselle.

Características e funcionalidades do framework

Como já informado, a versão atual do Demoiselle é aderente à especificação Java EE 6. Essa característica faz com que o Demoiselle seja bastante flexível, assim como prega a própria especificação, e isso significa que qualquer outra biblioteca ou mesmo framework que também seja aderente a esta especificação possa ser utilizado em conjunto.

As bibliotecas do Demoiselle são distribuídas através do repositório central do Maven, que é uma ferramenta bastante conhecida do desenvolvedor Java e que também facilita o acesso e uso do framework nas principais IDEs, ao disponibilizar plugins.

As funcionalidades do Demoiselle são classificadas em três categorias principais:

· Core: É a biblioteca principal do framework. Contém os recursos básicos necessários para aplicações Java, como por exemplo: recursos para leitura e tratamento dos mecanismos de configuração da aplicação (ex: arquivos de propriedades, arquivos XML, variáveis de ambiente) possibilitando que isso seja feito através de parâmetros, mecanismos para tratamento e controle de mensagens e exceções, mecanismos de segurança, entre outros;

· Extensões: São as funcionalidades relacionadas às tecnologias que estão definidas sob a Java EE 6, como: JPA, JSF, JAAS. Essas extensões facilitam o uso e integração destas tecnologias com o Demoiselle e são dependentes do Core;

· Componentes: Nesta categoria estão as implementações de bibliotecas criadas pela comunidade, como o Demoiselle-Certificate, que serve para viabilizar o uso do certificado digital padrão ICP-Brasil, ou ainda facilitadores (implementações utilitárias) para viabilizar o uso de componentes Java de outros fornecedores em conjunto com o Demoiselle, como o Demoiselle-Behave, que serve para a automatização de testes com o JBehave.

Estas implementações não possuem qualquer dependência com o Core ou as Extensões do Demoiselle, sendo, portanto, passíveis de serem utilizadas em projetos que não utilizem o framework. Também são distribuídas através do repositório Maven, mas com o ciclo de vida independente das versões do framework.

Os detalhes e manuais de referência para cada uma dessas funcionalidades podem ser conferidos no site de documentação.

Ambiente recomendado e homologado para desenvolvimento

Para quem desenvolve com Java, que é a plataforma na qual o Demoiselle funciona, há várias opções e combinações de ferramentas e acessórios disponíveis no mercado que podem ser utilizados como apoio à codificação de sistemas e, portanto, também são várias as opções disponíveis para atender o desenvolvedor que adota o Demoiselle.

Para quem já é mais experiente, a escolha de uma combinação de ferramentas e suas configurações pode ser uma tarefa trivial, porém para os que estão dando os primeiros passos em Java, o número de opções e versões disponíveis pode exigir um longo período de tempo.

Para simplificar essa tarefa, há um subprojeto chamado Demoiselle-Infra que fornece meios de instalação e configuração automática do ambiente do desenvolvedor com um conjunto de ferramentas e plugins testados pela comunidade.

Com este subprojeto são disponibilizados instaladores de softwares para sistemas operacionais GNU/Linux e Windows que permitem ao desenvolvedor montar seu ambiente de desenvolvimento de forma rápida e prática.

Nota: Atualmente o ambiente básico recomendado é utilizar a IDE Eclipse com alguns plugins que estão listados no site do projeto, o container JBoss AS ou o servidor web Tomcat.

Como outro diferencial, além dos instaladores há também documentação com instruções voltadas para auxiliar o desenvolvedor e o administrador de TI na criação de instaladores personalizados, pois é bastante comum que empresas com grande número de funcionários possuam ferramentas ou plugins próprios ou adquiridos no mercado que fazem parte do ferramental dos seus projetos.

Geração automática de código

Com o objetivo de oferecer opções para aumentar a produtividade e a agilidade no desenvolvimento com Demoiselle ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo