Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 16. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem.JPG

12pt; font-family: Verdana;">Java ME com Windows Mobile 5

Desenvolvimento gráfico com AWT

 

Leitura Obrigatória: WebMobile 5, artigo Desenvolvendo Aplicações J2ME para PDAs.

                                    WebMobile 14, artigo Java ME com Windows Mobile

 

Voltamos com mais um artigo envolvendo JavaME e PDAs com sistema operacional Windows Mobile. Em nosso último artigo mostramos como o leitor poderia usar o JavaME (CLDC/MIDP) em dispositivos com Windows Mobile 5 utilizando um programa bem simples como exemplo. Neste artigo, procuraremos explorar uma configuration (configuração) do JavaME pouco conhecida, ou pouco utilizada: a configuração CDC (Connected Device Profile).

Introdução

Quando falamos em JavaME (anteriormente conhecido por J2ME), a primeira coisa que nos vem à cabeça é o desenvolvimento para celulares e, conseqüentemente, em CLDC/MIDP. Onde o CLDC é uma configuração do JavaME e o MIDP é o perfil da configuração CLDC. A CLDC é utilizada em dispositivos que oferecem pouco poder de processamento, e seus recursos (tais como, memória, acesso à rede) são limitados. Esse é o caso da maioria dos celulares comuns. Porém, não devemos esquecer que existe outra configuração do JavaME mais específica para dispositivos com maior poder de processamento e melhor disponibilidade de recursos – o CDC.

O CDC possui três perfis: o Foundation Profile (FP), o Personal Basis Profile (PBP) e o Personal Profile (PP); além dos pacotes opcionais: RMI, JDBC, Advanced Graphics and User Interface (AGUI), Java Secure Socket Extension (JSSE), Java Crypthography Extension (JCE) e Java Authentication and Authorization Service (JAAS).

Para este artigo, vamos nos ater somente à CDC e ao perfil PP.

Configuração CDC

A configuração CDC foi especificada para dispositivos com mais capacidade e recursos, tais como, smartphones, PDAs top de linha, set-top box de TV, sistemas de telemática e leitores RFID. Em geral, estes dispositivos incluem um microprocessador de 32 bits e necessitam de cerca de 2 MB de RAM e 2,5 MB de ROM para o ambiente runtime Java.

E como toda tecnologia Java, a CDC é padronizada pelo JCP, mais especificamente nas JSR 36 (CDC 1.0) e JSR 218 (CDC 1.1.2). A CDC 1.1.2 (versão mais atual da CDC) está baseada na versão do J2SE 1.4.2.

Perfis do CDC

Como dissemos anteriormente, a CDC possui três perfis (Figura 1):

 

Foundation Profile 1.1 (JSR 219):

·          Biblioteca de classes Core Java;

·          Sem suporte a interface gráfica;

·          Biblioteca de compatibilidade com CLDC 1.1.

 

Personal Basis Profile 1.1 (JSR 217):

·          Suporte a componentes leves;

·          Suporte a Xlet;

·          APIs do Foundation Profile 1.1.

 

Personal Profile 1.1 (JSR 216):

·          Suporte completo a AWT (Abstract Window Toolkit);

·          Suporte a Applet;

·          Migração da tecnologia Personal Java;

·          APIs do Personal Basis Profile.

 

Figura 1. CDC e seus perfis

Baixando, instalando e configurando a JVM J9 e o emulador

Antes de começarmos, vamos refrescar a mente dos nossos leitores sobre como proceder para conseguir instalar e configurar o emulador de Windows Móbile e a JVM J9 da IBM (Nota 1).

 

Nota 1. Emulador de Windows Mobile

Depois da escrita do primeiro artigo, a Microsoft lançou a nova versão 2.0 do emulador de Windows Mobile, que seria o equivalente ao Windows Mobile 6.0, tanto em forma de atualização para a versão 1.0 quanto em um arquivo único que contém o emulador e as imagens de ROMs em diversos idiomas. Neste mesmo período, um arquivo necessário à utilização do emulador foi removido do site da Microsoft e incorporado ao download da ferramenta Microsoft Virtual PC 2007. Assim, quem procurou instalar o emulador da versão 1.0 não conseguiu. Fica assim a opção de quem não instalou a versão 1.0 do emulador de baixar a nova versão. Mas se você já possui a versão 1.0 instalada e configurada, não há a necessidade de instalar a versão 2.0, pois tudo que for feito para um será executada na versão anterior sem problema.

 

Para o emulador, vamos até o site da Microsoft no endereço http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=38C46AA8-1DD7-426F-A913-
4F370A65A582&displaylang=en. Como explicado na Nota 1, vamos utilizar para este artigo a versão 2.0 do emulador que já traz tanto o emulador quanto a imagem das ROMs do Windows Mobile e não necessita da instalação de nenhum arquivo adicional.

Observe que no endereço onde se pode baixar o emulador encontramos várias versões de ROM em vários idiomas. Apesar de existir a ROM com idioma em português, vamos utilizar a versão em inglês. Assim, para baixar procure por Windows Mobile 6 Professional Images (USA).msi e clique no botão Download ao lado dele.

Quando terminado o download, basta clicar duas vezes no arquivo e seguir as informações da instalação. Quando chegar à tela da licença, basta aceitar e clicar em Next. Após isso aparecerá uma tela solicitando um nome da organização, basta clicar em Next novamente e depois aparecerá a tela solicitando o local da instalação. Em nosso caso optamos por instalar no seguinte local: C:\mobile\wm6. Após isto, é só clicar em Next e depois em Install.

Terminada a instalação, teremos no menu Iniciar-Programas-Windows Mobile 6 SDK-Standalone Emulator Images-US English, as ROMs dos diversos dispositivos na plataforma Windows Mobile (Figura 2).

 

Figura 2. Menu Iniciar

Para este artigo utilizaremos a opção “Professional”. Assim, abriremos o emulador (Figura 3) para a configuração inicial.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo