De que se trata o artigo:
Uma rápida cobertura de um dos mais importantes eventos para desenvolvedores sobre TV Digital, Java@TVDigital. Para completar, realizamos duas importantes entrevistas com pessoas que estão escrevendo parte desta história, Carlos Fini, Gerente de Operações da Rede Globo e Aguinaldo Boquimpani, diretor da TQTVD.


Para que serve:
Este artigo é interessante para os desenvolvedores que querem ficar atentos aos importantes passos que estão sendo dados na criação e implantação do padrão brasileiro de TV Digital.


Em que situação o tema é útil:
Este tema é interessante para todos que têm interesse em acompanhar a evolução da história da TV Digital no Brasil.

Java e TV Digital são assuntos interessantes para estudantes e professores no desenvolvimento de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso), iniciação cientifica e até mesmo pós graduação, bem como para desenvolvedores Java que atuam nas áreas de jogos, publicidade e propaganda, desenvolvimento de redes sociais, e profissionais de vanguarda que têm a oportunidade de trabalhar em núcleos de pesquisa de grandes empresas ou pequenas startups.

O evento Java@TVDigital foi surpreendente, não somente pelos palestrantes nacionais e internacionais que ofereceram um excelente conteúdo e uma primeira demonstração pública de interatividade, com uma aplicação real, em uma TV real sendo transmitida por uma emissora de verdade.

Outro fator que surpreendeu foi a “qualidade” do público, com mais de 400 profissionais especializados em Java, interessados em participar da revolução que a interatividade vai causar na televisão brasileira. Uma platéia heterogênea, que além de muitos estudantes, professores e entusiastas contou também com profissionais que já trabalham com tecnologias do eco-sistema de TV Digital como LWUIT e autoria de Blu-Ray.

Foi realmente uma excelente oportunidade de interagir e conhecer esta comunidade, além dos palestrantes e outros membros do Fórum SBTVD que estavam presentes.

Contamos também com a palestra “JavaDTV – A base para aplicações interativas para TV” de Jens Pätzold, engenheiro da Sun Microsystems, arquiteto no middleware brasileiro de TV Digital. Jens também foi palestrante no JavaOne 2009, onde apresentou a palestra “New Java Digital TV Standard Goes Brazil”.

Outro palestrante internacional bastante técnico foi Tamir Shabat, também da Sun, que está envolvido com as tecnologias Java TV e LWUIT, e apresentou a palestra “Desenvolvimento Interativo de Aplicações para TV”.

Mauricio Leal, um dos mais envolvidos na organização do evento foi o anfitrião, convidando e apresentando os palestrantes, e mediando o último painel sobre “O futuro das aplicações interativas na TV”.

Java na TV Digital Brasileira

Um dos mais importantes projetos que envolvem Java atualmente no Brasil é a definição, implementação e implantação do nosso Padrão de TV Digital, principalmente considerando o alcance deste projeto, que atingirá uma parcela significativa da população. Esperamos ter em breve receptores de baixo custo sendo vendidos até mesmo em supermercados. Estes receptores permitirão que os telespectadores possam visualizar e interagir com as aplicações que serão transmitidas junto (ou não) com o conteúdo das principais emissoras do país.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo