Neste artigo veremos como uma aplicação pode ler e alterar seu comportamento em tempo de execução. Em seguida, vamos colocar essa técnica em prática e criar uma aplicação que pode ter suas funcionalidades ampliadas através do uso de plugins.
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ArtigosJavaJava Reflection: Programando com Reflexão
De que se trata o artigo: Neste artigo veremos como uma aplicação pode ler
e alterar seu comportamento em tempo de execução. Em seguida, vamos colocar essa técnica em prática e criar uma
aplicação que pode ter suas funcionalidades ampliadas através do uso de plugins.
Para que serve: Algumas vezes precisamos descobrir informações de objetos
e classes em tempo de execução, ou até mesmo criar uma instância de uma classe, tendo em mãos somente o seu
nome. Em situações como estas, entra em cena a reflexão.
Em que situação o tema útil: Um detalhe interessante da linguagem Java é
que muitas das ferramentas construídas para trabalhar com ela foram desenvolvidas utilizando a própria
linguagem. Essas ferramentas precisam ser dinâmicas e flexíveis, interagindo com o código que está sendo
escrito. Quando nossa aplicação precisa acessar classes que não fazem parte dela diretamente, ela utiliza a
reflexão, que é o mesmo recurso utilizado por essas ferramentas.
Uma das características mais interessantes e poderosas da tecnologia Java é a reflexão. Ela representa a capacidade
que um programa possui de observar e modificar sua estrutura e comportamento em tempo de execução. Reflexão, ou
Reflection, como também é conhecida, é uma API que permite a aplicações executarem operações que, de outra forma,
seriam muito complicadas. Ela é usada para:
Estender funcionalidades: Podemos criar pontos de extensão em nossas aplicações para que as mesmas possam
ter suas funcionalidades expandidas;
Manipulação de objetos em ambientes de desenvolvimento visual: Esses ambientes fazem parte dos IDEs
(Ambientes de Desenvolvimento Integrado) e são conhecidos também como Editores Visuais (VE – Visual Editor). Sua
principal função é facilitar a vida do programador, permitindo que objetos da interface com o usuário (botões,
caixas de texto, painéis, etc.) sejam inseridos e manipulados em tempo de projeto, ou seja, enquanto a aplicação
está sendo desenvolvida. Um dos recursos que é largamente utilizado para essa manipulação é a reflexão;
Criação de proxies dinâmicos: Proxy é um padrão de projeto onde, em linhas gerais, um objeto pode
substituir outro. Usando a reflexão esses objetos podem ser criados dinamicamente. Proxies dinâmicos podem ser
usados para os mais diversos fins, como conexões com bancos de dados, controle de transações e interceptadores
de métodos (AOP).
AOP ou Aspect-Oriented Programming é um paradigma de desenvolvimento que permite aos programadores separar e
organizar o código de acordo com a sua importância para a aplicação (ver Links no final do artigo).
O que veremos no nosso artigo é uma introdução a API de Reflexão da linguagem Java, começando pelos seus princípios
básicos e concluindo com um exemplo que nos mostrará o seu uso no dia a dia de um desenvolvedor.
Padrões de projeto: Em linhas gerais, eles descrevem soluções para problemas recorrentes em desenvolvimento de
software. Os mais conhecidos são os padrões GoF, que são divididos em três categorias:Padrões de criação,
estruturais e comportamentais.
Princípios básicos de reflexão
Em Java, toda variável é uma referência ou um tipo primitivo. Os tipos primitivos se limitam a: byte, short, int, long, float, double, char e boolean. As referências incluem as classes,
interfaces, enums e arrays.
Lembre-se: Mesmo quando o array é de tipos primitivos, o array em si é uma referência, apesar de cada um de
seus elementos separadamente ser primitivo.
A forma como os projetistas da linguagem Java encontraram para organizar as classes foram os pacotes. A grosso modo,
podemos comparar os pacotes a diretórios que armazenam as classes. O pacote java.lang
é quem provê as classes fundamentais da linguagem. Classes como Integer, String e System estão nesse pacote. É nele também que
vamos encontrar Class, uma classe que representa os tipos de objetos que estão rodando
sob a máquina virtual. Outro pacote que será importante para nós é o java.lang.reflect. Nele encontram-se as classes e interfaces da API de Reflexão. Para
cada tipo de objeto, a máquina virtual cria uma instância imutável de java.lang.Class, a qual provê métodos para
examinar as propriedades do objeto em tempo de execução, incluindo seus atributos e informações de tipo.
Objetos imutáveis: Como o próprio nome diz, são objetos que, uma vez criados não podem mais ser alterados. O
melhor exemplo são os objetos da classe String. Uma vez criada uma referência para um objeto da classe String, a
mesma não pode mais ser alterada, é imutável. Isso explica o motivo do código:
Imprimir "java" ao invés de "JAVA". A chamada a str.toUpperCase() cria uma nova String com o valor "JAVA",
e não altera o valor de str como poderíamos pensar a princípio.
Tomando como base a Listagem 1, poderíamos descobrir que a classe Pessoa possui o atributo nome, um construtor
sem parâmetros e o método andar(). Usando a referência a Class, também poderíamos criar novas instâncias da classe Pessoa. Mais adiante, veremos
como usar esse recurso. As classes do pacote java.lang.reflect não possuem um construtor público, ou seja, não
podemos usar o operador new para instanciarmos objetos. Dessa forma, somente
conseguiremos referências para objetos dessas classes através de Class. Sendo assim, o
primeiro passo para trabalharmos com reflexão é obtermos uma instância de java.lang.Class. Podemos obter esta instância de várias formas: através de uma
referência, através do tipo da classe, ou de uma String contendo o nome da classe.
Para exemplificarmos esse recurso, vamos criar as classes das Listagens 1 e 2.
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.