JavaOne 2007 – Abertura Máxima e Múltiplas Possibilidades

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

JavaOne 2007 – Abertura Máxima e Múltiplas Possibilidades.

8 de maio de 2007

 

Leonardo Galvão

 

Aqui está a Java Magazine em mais um JavaOne, a quinta edição seguida da qual participamos. A esperadíssima General Session inicial trouxe muitas notícias importantes. Tantas que só conseguiremos apresentá-las no nível de detalhe merecido ao longo de toda a cobertura, que será feita tanto no site da revista como na edição impressa.

 

Na sua pequena abertura de alto impacto, John Gage, Chief Scientist da Sun, convocou os presentes (estimados em mais de 12 mil) a participar o mais ativamente possível. E mantendo a tradição falou sua já clássica frase “Don’t be shy” (não sejam tímidos) e outro dos seus lembretes clássicos: “sejam brasileiros”.

 

Interessantemente, o grupo de brasileiros nesta edição estava “infiltrado” por várias sumidades do mundo open source, do criador da Kaffe VM (Dalibor Topic), ao CIO de Open Source da Sun, Simon Phipps – passando por líderes da Apache Software Foundation, Red Hat, Free Software Foundation e, claro, da Sun Microsystems.

 

Os números do crescimento e a maior abertura do Java deram o tom do início da sessão. Gage lembrou a importância dos celulares e outros pequenos dispositivos e mostrou no palco vários celulares movidos a Java.

 

image002.jpg

John Gage apresenta a conferência e lembra dos brasileiros e da adoção crescente em celulares.

 

Rich Green (vice-presidente executivo de software) assumiu boa parte do resto da General Session. O grande anúncio foi a liberação da implementação do Java SE da Sun como open source, dentro do projeto OpenJDK (https://openjdk.dev.java.net).

 

Sendo mais preciso, tudo que podia ser liberado na plataforma Standard do Java foi efetivamente liberado; restam apenas alguns pacotes e classes que têm ainda problemas de propriedade intelectual – ou seja, cujos autores não autorizaram a liberação sob condições razoáveis. Mas a comunidade open source, juntamente com a Sun, já está trabalhando para suprir as lacunas e garantir que 100% do código se torne disponível. E qualquer um pode ajudar – inclusive você é claro!

 

image004.jpg

Rich Green anuncia a liberação do código completo do Java SE da Sun.

 

Outra grande notícia é o lançamento da tecnologia JavaFX. O JavaFX, que ainda está em franco desenvolvimento, traz novos recursos de interatividade na web e também em plataformas Java móveis. É similar ao Flash com fortes toques de AJAX, mas promete ser mais abrangente que ambas as tecnologias. Baseada em uma linguagem de scripting, a tecnologia JavaFX promete muito.

 

É isso por hoje. Amanhã (ou mais tarde, pois o fuso-horário aqui é quatro horas a menos), estaremos de volta contando mais sobre esse JavaOne que está definitivamente energizado!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?