Por que eu devo ler este artigo:Este artigo aborda o desenvolvimento de um jogo para smartphones e tablets utilizando a engine Unity. O jogo é um Shoot em up, gênero em que se controla um personagem, neste caso uma nave, percorrendo o cenário em scrolling horizontal com o objetivo de destruir inimigos conseguindo a maior pontuação possível. Neste contexto, o Unity aparece como uma ótima opção para desenvolvimento de jogos 2D e será um grande apoio para os desenvolvedores. Construiremos um jogo completo com menus, sons e pontuação. O Unity é um motor de desenvolvimento que disponibiliza funcionalidades para criação de jogos e conteúdos interativos. Ele permite o desenvolvimento multiplataforma, atingindo assim o maior número possível de dispositivos e usuários.

O mercado de games está crescendo. Isto se deve, além de outros fatores, ao crescimento da plataforma mobile e às novidades que não deixam de aparecer. Basicamente, tudo começou com o iOS da Apple, depois chegou o Android da Google e agora, mais recentemente, chegaram pra valer no mercado o Windows Phone da Microsoft e o Blackberry 10 da Blackberry.

Dentro deste universo de dispositivos móveis, podemos com certeza destacar, além dos aplicativos, os jogos em 2D. São jogos mais simples e rápidos de serem desenvolvidos. Porém, avaliando a quantidade de players do mercado, e se pensarmos que necessitamos conhecer cada plataforma, cada ambiente de desenvolvimento, o nosso trabalho será muito grande e árduo para estarmos em todas as plataformas.

Para nos ajudar com este trabalho de desenvolvimento multiplataforma, atingindo assim o maior número possível de dispositivos e usuários, em menos tempo e menor investimento, vamos utilizar a ferramenta Unity.

O Unity é um motor de desenvolvimento que disponibiliza funcionalidades para criação de jogos e conteúdos interativos. Utilizamos a engine para criar aplicações fantásticas, possibilitando o desenvolvimento e testes simultaneamente, e, quando finalizadas podemos publicar em diversas plataformas, como computadores, navegadores, consoles e dispositivos móveis.

O Unity para dispositivos móveis foi lançado em 2008 para atender os dispositivos da Apple, na época iPhone e iPod Touch. Hoje, o motor mobile do Unity suporta os principais players do mercado. Além dos dispositivos móveis, o Unity também suporta diferentes plataformas conforme será definido mais adiante.

O jogo desenvolvido neste artigo tem a interface conforme a Figura 1, um Shoot em up, gênero em que se controla um personagem, neste caso uma nave, percorrendo o cenário em scrolling horizontal com o objetivo de destruir inimigos atingindo a maior pontuação possível.

Para controlar a nave utilizaremos o toque na tela do dispositivo, fazendo com que a mesma se mova para cima e para baixo com a intenção de desviar dos tiros dos inimigos e também posicioná-la de forma que seus tiros acertem os inimigos. O jogo possui um nível infinito, isto é, enquanto o jogador conseguir se manter vivo, sem ter sua nave destruída, ele continuará jogando. A nave começa com seis vidas e cada vez que for atingido perde uma vida, chegando ao Game Over quando zerar as vidas.

Tela do jogo
Figura 1. Tela do jogo

Baixando o Unity

O Unity disponibiliza as versões Basic (free) e Pro. Se você ainda não tem o Unity instalado, poderá baixar a última versão no endereço listado na seção Links.

Feito o download e instalação do Unity, ao abri-lo pela primeira vez, uma tela de ativação será exibida. Devemos escolher a licença que desejamos instalar. Neste caso vamos selecionar a versão Basic (free) e então confirmar clicando no botão “OK“. Você também pode instalar a versão Pro e utilizar por 30 dias, porém após este período a sua versão mudará automaticamente para a Basic.

Neste artigo utilizaremos a última versão disponível do Unity Pro 4.3.2. A partir da versão 4.3.0, o Unity contém uma ferramenta nativa para desenvolvimento de jogos 2D, e nós vamos explorar estes recursos.

Vale ressaltar que com a versão Basic do Unity é possível completar inteiramente este projeto, pois não utilizaremos nenhum recurso da Pro.

O Unity está disponível para Windows e Mac, porém utilizaremos o ambiente Mac OS X. Seguem as configurações necessárias:

  • Configuração para ambiente de desenvolvimento:
    • Windows XP SP2 ou superior; Windows 7 SP1; Mac OS X “Snow Leopard” 10.6 ou superior. Lembrando que o Unity não foi testado em versões de servidores Windows e OS X;
    • Placa de vídeo com DirectX 9. Qualquer versão a partir de 2004 deve funcionar;
    • Para usar Occlusion Culling necessita GPU com Occlusion Query Support.
  • Configuração para build iOS:
    • Somente o Mac OS X suporta build para a plataforma iOS;
    • É necessário Xcode 4.3 ou superior.
  • Configuração para build Android:
    • Android SDK 2.0 ou superior e Java Development Kit (JDK);
    • Dispositivo com ARM7;
    • É recomendado GPU que suporte OpenGLES 2.0.
  • Configuração para build Windows Store / Windows Phone:
    • É necessário Windows Phone SDK 8 com Windows 8 Pro 64-bit;
    • Não pode desenvolver aplicações Windows Phone 8 no Windows 7, Windows Server 2008, ou no Windows Server 2012;
    • Microsoft Visual Studio 2012.
  • Configuração para build BlackBerry:
    • Requer instalação do Java Runtime 32-bit;
    • É necessário dispositivo BlackBerry 10 ou superior.

Estruturando o projeto

Este jogo tem um nível onde o personagem principal, a nave, terá que destruir os inimigos, desviar dos tiros dos mesmos, e tentar fazer a maior pontuação possível. Na Figura 2 você poderá ver todos os assets do jogo que estão disponíveis para download no site da revista.

Assets do jogo
Figura 2. Assets do jogo

Com o Unity aberto, vamos criar o projeto selecionando no menu princi ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo