Por que eu devo ler este artigo:Este artigo aborda a facilidade e agilidade que temos ao utilizar uma ferramenta multiplataforma para o desenvolvimento de projetos de jogos ou aplicações interativas. Estaremos utilizando o projeto AngryBots da própria Unity e instalando-o em dispositivo iOS ou Android. Com o crescimento constante das plataformas e dispositivos móveis, é importante estarmos preparados para implementar e manter nossos projetos compatíveis com esta diversidade e evolução tecnológica.

O desenvolvimento nativo utiliza ferramentas e SDKs dos próprios fabricantes de sistemas operacionais e/ou dispositivos como, por exemplo, iOS SDK, Android SDK, BlackBerry 10 SDK e Windows Phone 8 SDK.

Nesta situação temos um controle incrível sobre o que está acontecendo em nossa aplicação, facilitando e muito a solução de problemas, tendo sempre acesso rápido às últimas atualizações e implementando rapidamente as novidades em nossos projetos.

Porém, avaliando o esforço e investimento para implementar, disponibilizar e manter um determinado projeto para cada plataforma, me faz sempre procurar por soluções tecnológicas que facilitam e forneçam um grande ganho em produtividade, e ao mesmo tempo não deixando a evolução constante em segundo plano.

Baseado nesta premissa, a ferramenta Unity faz bem este papel e consegue fornecer uma solução tecnológica capaz de atingir os principais sistemas operacionais e dispositivos, permitindo um alcance enorme para nossas aplicações.

O Unity está sempre à frente das novidades e andando em paralelo com os fabricantes dos sistemas. Os recentes lançamentos das versões para BlackBerry 10 e Windows Phone 8 e os próximos lançamentos para as plataformas PS4 e Xbox One mostram que o Unity realmente se preocupa com a evolução.

Apresentando o Unity

O Unity é um motor de desenvolvimento que disponibiliza funcionalidades para criação de jogos e conteúdos interativos. Utilizamos o Unity para criar aplicações fantásticas, possibilitando o desenvolvimento e testes simultaneamente e, quando finalizadas, podemos publicar em diversas plataformas como computadores, navegadores, consoles e dispositivos móveis.

As plataformas suportadas pelo Unity no momento que este artigo foi escrito são: iOS, Android, Windows Phone 8, BlackBerry 10, Windows, Windows Store, Mac OSX, Linux Desktop, Navegadores (Internet Explorer, Safari, Google Chrome, Firefox), Google Chrome App, PS3, Xbox e Wii.

Unity para dispositivos móveis

Lançado em 2008 para atender os dispositivos da Apple, na época iPhone e iPod Touch, hoje o motor mobile do Unity suporta os principais players do mercado: iOS, Android, Windows Phone 8 e BlackBerry 10.

Ao projetar nossos jogos para dispositivos móveis, podemos nos beneficiar de inúmeras ferramentas especificamente concebidas para que as plataformas forneçam gráficos de alta qualidade, sem sobrecarregar as GPUs.

As principais delas são: Occlusion Culling, Mobile-optimised Filters e Light Probes para sombras de luz e objetos dinâmicos.

O Unity está sempre em evolução e acompanhando a inovação das plataformas. A prova disto é a versão 4.2.2, disponível no momento que este artigo foi escrito. Como destaque da versão, podemos citar alguns itens importantes para nós, desenvolvedores mobile:

  • Full multi-screen AirPlay support para iOS;
  • OpenGL ES 3.0 support para Android;
  • ETC2 texture compression formats;
  • Allegorithmic Substances for mobile.

Na seção Links você encontrará referências para saber mais sobre estas funcionalidades e ferramentas.

Baixando o Unity

O Unity disponibiliza as versões Basic (free) e Pro. Se você ainda não tem o Un ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo