Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Esta segunda parte do artigo trata da utilização do framework jQuery para melhorar a experiência do usuário final com a aplicação. Veremos também como o framework facilita o trabalho do desenvolvedor com AJAX.


Para que serve:

Para qualquer equipe ou desenvolvedor que queira melhorar a usabilidade de um sistema. Serve também para demonstrar como aumentar a produtividade na criação de funcionalidades com a linguagem Javascript.

Em que situação o tema útil:

O framework jQuery é útil para auxiliar o desenvolvedor a tornar suas páginas mais ricas e dinâmicas. A grande vantagem da utilização do jQuery é que ele encapsula, em sua API, funcionalidades que enriquecem a camada de apresentação de uma aplicação, tornando a tarefa de criação de interfaces ricas mais simples.

Resumo DevMan:

O sucesso de uma aplicação depende tanto de um modelo que funcione quanto de uma interface que seja amigável para o usuário final. Um sistema que funciona perfeitamente pode não agradar se for complicado de usar. Da mesma forma, um sistema com uma bela interface não agradará, se por trás, existir um modelo mal implementado e repleto de bugs. Assim, deve existir um equilíbrio entre modelo e apresentação.

Esta parte do artigo mostra como o desenvolvedor pode melhorar a experiência do usuário final, com uma aplicação, através da utilização do framework jQuery aliado ao uso do framework Struts 1.3.

Na primeira parte deste artigo (publicada na Java Magazine 91) vimos como criar um formulário de cadastro de clientes para o nosso sistema de imóveis. Para alcançarmos este objetivo, ensinamos como utilizar a classe ActionForm do framework Struts. Além disso, aprendemos a utilizar o mecanismo de validação oferecido pelo framework, com o objetivo de permitirmos apenas a entrada de dados consistentes ao modelo.

Nesta parte do artigo daremos continuidade aos trabalhos em cima do sistema de imóveis, porém, nosso objetivo a partir de agora, será melhorar a usabilidade da camada de visão para o usuário final, através do uso do framework jQuery e sua API de AJAX.

Antes de iniciarmos nossa jornada através da interface da aplicação, vamos relembrar o sistema em que estamos trabalhando.

Relembrando o sistema

Uma imobiliária deseja informatizar as atividades relacionadas aos imóveis de seus clientes. Com este objetivo, contratou uma empresa de desenvolvimento de software para criar um sistema de gerenciamento de imóveis.

O modelo desenvolvido para a aplicação pode ser visto na Figura 1. As funcionalidades desenvolvidas até o momento, apresentadas nas edições 89 e 91 da Java Magazine, permitem:

1. A listagem de clientes e seus imóveis cadastrados;

2. O cálculo do valor médio dos imóveis de um cliente;

3. O cadastro de novos clientes.

Com estas funcionalidades disponíveis, a imobiliária decidiu que é hora de investir na usabilidade do sistema. Sendo assim, requisitou melhorias na camada de visão da aplicação. Neste contexto, a equipe de projetistas decidiu fazer uso do framework jQuery para cumprir esta missão.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo