JRuby – Java, Ruby, Eclipse e RDT – Parte I

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Instalação e configuração de um ambiente e os primeiros passos para desenvolvimento com JRuby

JRuby – Java, Ruby, Eclipse e RDT – Parte I

 

Instalação e configuração de um ambiente e os primeiros passos para desenvolvimento com JRuby

 

Marcelo Henrique da Silva e Marcos Alberto Lopes da Silva

 

Seria impossível falar de JRuby sem antes falar de Ruby. Para quem nunca ouviu falar, Ruby é uma linguagem de script 100% orientada a objetos criada por Yukihiro Matsumoto baseada em Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp. Desde o lançamento de sua versão para o público em 1995 seu uso e popularidade vêm aumentando devido a sua simplicidade, elegância e praticidade tudo isso resultando em produtividade.

 

Diferentemente de outras linguagens, Ruby foi projetada com foco nas necessidades de pessoas e não de máquinas. Com isso é possível que o programador tenha produtividade e diversão (isso mesmo, diversão!) seguindo o princípio da menor surpresa (principle of least surprise - POLS). Segundo tal princípio, é comum que mesmo programadores experientes fiquem surpresos com o comportamento dos programas que eles escrevem enquanto isso não deveria acontecer. Por exemplo, quem já programou em C e já se viu controlando ponteiros alguma vez, sabe do que se trata. O programa aparentemente está certo, mas não se encontra o erro. Outro exemplo é quando um código é escrito hoje e daqui a 3 meses é necessária alguma manutenção que se torna difícil devido à sua complexidade e dos detalhes de implementação. Ruby segue a filosofia POLS para que o programador consiga fazer facilmente o que tem em mente sem ter que fazer malabarismos.

 

Hoje em dia, por melhor que a linguagem seja é necessária a utilização de ferramentas para simplificar as tarefas rotineiras de desenvolvimento. Pensando nisso, em julho de 2004 foi lançado o Rails, mais conhecido como Ruby on Rails (RoR). Este é um framework para desenvolvimento de aplicações web que tem como princípios o reuso de código e convenções ao invés de configurações. O Rails também tem sua versão de implementação em Java, o JRuby on Rails.

 

Finalmente, agora podemos falar sobre o JRuby, que nada mais é do que a implementação totalmente em Java da linguagem Ruby para rodar na JVM. Ele foi desenvolvido para permitir que scripts em Ruby possam ser codificados em qualquer aplicação Java. O interessante é que qualquer classe Java também pode ser utilizada através do JRuby. Essa integração permite a utilização do que há de melhor nestes dois ambientes.

 

Mas nem tudo é perfeito. Na atual versão do JRuby, é nítida a diferença de tempo entre um script ruby executado diretamente em um ambiente Ruby do que o mesmo script executado no ambiente JRuby. No JRuby leva-se mais tempo para rodar o script. No decorrer deste artigo é possível notar que alguns comando levam um certo tempo para terminar. Mas a previsão da equipe que desenvolve o JRuby é que em breve os scripts serão executados mais rapidamente do que no próprio ambiente Ruby.

 

Pré-requisitos

Para utilizar o JRuby é necessário ter instalado o JDK 1.4 ou superior. No entanto, alguns exemplos de utilização do JRuby disponíveis na internet só rodam com o JDK 6. Ou seja, para garantir que não haja problemas com relação a versões de JDK é melhor ter instalado o JDK 6 para utilizar o JRuby.

 

Instalação e configuração do ambiente

Vamos instalar e configurar o ambiente para desenvolvimento JRuby no Windows. Para começar é necessário realizar o download do JRuby. Será utilizada a versão mais atual até o momento de conclusão deste artigo (versão 1.0). Para isso:

1.    Acesse o site oficial de distribuição do JRuby (http://dist.codehaus.org/jruby) e faça o download do arquivo jruby.bin-1.0.zip (5,82MB);

2.    Em seguida, descompacte o arquivo em um local de fácil memorização e acesso. Vamos considerar a instalação na pasta c:\jruby.

3.    Configure a variável de ambiente JAVA_HOME. Acesse o Menu Iniciar>Painel de Controle>Sistema>Avançado>Variáveis de Ambiente>Nova. Preencha o campo Nome com JAVA_HOME e o campo Valor com o caminho de instalação do Java. Por exemplo, c:\java. Clique em OK para salvar as informações.

4.    Coloque o Java no Path do sistema: Ainda na tela do procedimento anterior. Em variáveis do sistema, localize a variável Path, clique em editar e adicione no final da linha o caracter ponto e vírgula e o caminho onde se encontra o executável do Java (que está na pasta bin do diretório de instalação). Por exemplo, c:\java\bin.

5.    Siga os procedimentos 3 e 4 para configurar a variável de ambiente JRUBY_HOME e adicionar o JRuby ao Path do sistema (no nosso exemplo o caminho é c:\jruby\bin).

 

Links

http://java.sun.com/

Java

http://www.ruby-lang.org/en/downloads/

Ruby – Linguagem Ruby

http://www.eustaquiorangel.com/files

Tutorial de Ruby – Tutorial sobre a linguagem Ruby

http://kb.reflectivesurface.com/br/tutoriais/railsDiversaoLucro/

Rails para sua Diversão e Lucro – Tutorial sobre Ruby on Rails

http://hacketyhack.net/

Hackety Hack – Kit para aprendizagem de Ruby para quem nunca programou

http://sitekreator.com/satishtalim/java_to_ruby.html

Java to Ruby - Comparativo entre Java e Ruby

http://jruby.codehaus.org/

JRuby – Site oficial

http://dist.codehaus.org/jruby/

JRuby – Arquivos para download

http://java.sun.com/developer/technicalArticles/scripting/jruby/

JRuby and the Java Platform – Artigo sobre JRuby

http://www.martinfowler.com/articles/rake.html

Using the Rake Build Language – Artigo sobre Rake

http://www.eclipse.org/downloads/

Eclipse – Site oficial da IDE Eclipse

http://rubyeclipse.sourceforge.net/

Plugin Ruby Development Tools - Plugin RDT para Eclipse

http://www-128.ibm.com/developerworks/opensource/library/os-rubyeclipse/

Using the Ruby Development Tools plug-in for Eclipse - Configuração do RDT no Eclipse

http://www.napcs.com/howto/railsonwindows.html

Setting up a Rails Development Environment on Windows Using Eclipse - Configuração do RDT no Eclipse

https://scripting.dev.java.net/

Scripting - JSR Scripting

 

Leia também

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?