Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Artigo no estilo Solução Completa
Porque este artigo é útil
A disponibilização de uma aplicação web tradicional para plataformas móveis não se resume em conseguir acessá-la a partir de um navegador web de um dispositivo móvel. A princípio, uma aplicação web pode até funcionar a contento, porém não estará otimizada para estes dispositivos. Com base nesta necessidade, alguns frameworks JSF, como o PrimeFaces Mobile, permitem realizar a portabilidade de aplicações web de forma simplificada para plataformas móveis. Deste modo, neste artigo veremos como é simples implementar uma aplicação web com interface gráfica otimizada para diversas plataformas móveis, como Android, iOS e BlackBerry, utilizando o framework JSF PrimeFaces Mobile. Este framework nos fornece diversos recursos importantes para os sistemas web móveis, como é o caso da codificação de diversas telas em um único arquivo e alguns componentes customizados.

Com a popularização e facilidade de acesso a smartphones e tablets, muitas empresas estão procurando cada vez mais utilizar a plataforma móvel para agregar valor aos seus negócios. Com isso, a construção de novas aplicações ou adaptação de aplicações legadas para plataformas móveis se torna cada vez mais necessária. A implementação de aplicações móveis pode ser feita de forma nativa, utilizando a própria plataforma e APIs do sistema operacional do dispositivo, ou através do desenvolvimento web, no qual elas são acessadas por um navegador por meio da rede ou internet.

Se tratando de dispositivos móveis, as aplicações web possuem a limitação no acesso aos recursos específicos do dispositivo, como câmera, GPS, SMS, agenda, etc. Outro problema em aplicações web é a necessidade de estar sempre online e com acesso ao servidor web. Enquanto o problema de falta de acesso à aplicação web não tem solução, a limitação de acesso aos recursos dos dispositivos pode ser mitigada através de bibliotecas específicas, em detrimento da portabilidade para as diversas plataformas que a aplicação web possibilita.

Porém, mesmo com estas limitações, o desenvolvimento web é a melhor forma de disponibilizar aplicações para o maior número de plataformas sem ter custos extras de desenvolvimento para outras plataformas ou de instalação em várias máquinas clientes. Essa vantagem se deve ao fato de que atualmente todos os computadores e dispositivos móveis possuem um navegador e a maioria deles tem acesso à internet.

Da mesma forma que os dispositivos móveis ficam mais acessíveis, frameworks e ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos para os mesmos surgem a todo o momento. Alguns dos frameworks web disponíveis para plataformas móveis são o jQuery Mobile, Zepto.JS, jQT e Sencha Touch. Estes são frameworks JavaScript voltados para o desenvolvimento de interfaces que simulam o funcionamento de aplicações nativas, e geralmente se comunicam com o servidor utilizando AJAX. Isto permite que o lado do servidor seja implementado em qualquer plataforma web, como Java, PHP, .NET, etc.

Para se adequar a este novo mercado, alguns frameworks JSF estão investindo em versões ou bibliotecas voltadas para o desenvolvimento móvel, como o PrimeFaces Mobile, ICEmobile e RichFaces Mobile. Neste artigo focaremos no PrimeFaces Mobile, mostrando como é simples para um desenvolvedor com conhecimentos em JSF implementar uma aplicação móvel utilizando essa tecnologia.

Desenvolvimento móvel

Aplicações móveis geralmente são construídas utilizando a API nativa da plataforma, limitando a execução das aplicações a dispositivos da plataforma para a qual elas foram concebidas. Sendo assim, para que uma aplicação desenvolvida para uma plataforma X seja executada na plataforma Y, ela deverá ser portada para essa nova plataforma.

Atualmente, praticamente todos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, possuem um navegador web simplificado que possibilita o acesso à internet. Desta forma, outra maneira de construir aplicações para dispositivos móveis é desenvolvendo sistemas web otimizados para estes aparelhos. Essa otimização é focada principalmente na interface gráfica da aplicação, que deve ser compatível com diversas resoluções de telas e voltada para a utilização de touchscreen no lugar dos tradicionais teclado e mouse.

PrimeFaces Mobile

O PrimeFaces Mobile é um conjunto de componentes de interface gráfica desenvolvido sobre o framework jQuery Mobile. Ele permite a implementação de páginas JSF otimizadas para diversas plataformas móveis, como Android, iOS, BlackBerry, Windows Mobile, Palm e Symbian.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo