De que se trata o artigo

O artigo explica o conceito de Launchers e Choosers, um conjunto de API´s disponibilizadas pelo Windows Phone para que os desenvolvedores possam realizar tarefas que interagem com recursos fechados do sistema operacional (ex: Câmera, Browser e etc.).

Em que situação o tema é útil

Os Launchers e Chooser são API´s fundamentais para que o desenvolvedor tenha acesso de forma fácil, rápida e prática a recursos do sistema operacional, como realizar ligações em sua aplicação ou salvar uma imagem no Hub de fotos, entre diversas outras tarefas.

Resumo do DevMan

O Windows Phone 7 possui recursos internos que são códigos gerenciados pelo sistema operacional. Desta forma, você tem a possibilidade de interagir melhor com o mesmo, sem a necessidade de escrever muito código. A ideia dos Launchers e Choosers é simplesmente disponibilizar uma API com “N” recursos, como browsers, câmera e etc.

Finalmente temos o sistema operacional Windows Phone 7 disponível para vendas no Brasil, apesar de poucos aparelhos disponíveis até o momento. O sistema operacional chega apresentando diversos novos conceitos de usabilidade e recursos. Foi grande a expectativa para que este sistema operacional estivesse disponível no Brasil, principalmente por desenvolvedores .NET, que desejam criar aplicativos para o Windows Phone, aproveitando o poder da plataforma, utilizando as linguagens C# .NET ou VB .NET, além de contar com o Microsoft Silverlight para a criação de aplicativos ou ainda o Microsoft XNA para a criação de Games.

A versão que temos disponível no Brasil é a versão Mango, essa é a atualização mais recente do Windows Phone, acrescentando mais de 500 novos recursos em relação à versão anterior, que já estava disponível em diversos outros países. As melhorias e os novos recursos deixaram o sistema operacional da Microsoft bem competitivo no mercado, apesar de estar bem atrasado em relação a seus concorrentes, muitos já divulgam o Windows Phone 7 como um dos três mais promissores sistemas operacionais do mercado. O caminho ainda é longo, mas a Microsoft criou um sistema operacional bonito, prático e integrado com diversas ferramentas como o Microsoft Office, SkyDrive, BPOS, XBOX, BING, entre outras.

Para você que está iniciando com o desenvolvimento para o Windows Phone é importante entender que você não precisa comprar nenhum software para iniciar seus aplicativos e começar a vendê-los no Windows Phone Marketplace, tudo que você precisa para criar um aplicativo ou games para o Windows Phone você encontra gratuitamente no site da Microsoft.

Quando você realizar a instalação do Windows Phone SDK 7.1, com versão para o Windows Vista ou Windows 7, você estará instalando as seguintes ferramentas:

  • Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
  • Windows Phone Emulator
  • Windows Phone SDK 7.1 Assemblies
  • Silverlight 4 SDK and DRT
  • Windows Phone SDK 7.1 Extensions for XNA Game Studio 4.0
  • Microsoft Expression Blend SDK for Windows Phone 7
  • Microsoft Expression Blend SDK for Windows Phone OS 7.1
  • WCF Data Services Client for Window Phone
  • Microsoft Advertising SDK for Windows Phone

O Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone é a versão gratuita do Visual Studio voltada para o Windows Phone, nele temos os principais recursos da conhecida IDE da Microsoft, com foco em aplicações mobile para o WP7, também é instalado o Windows Phone Emulator, onde temos um simulador de aplicativos, você não precisa ter um aparelho smartphone com WP7 para testar o seu aplicativo, com o simulador você terá diversos recursos para simular como se a aplicação estivesse sendo executado no próprio smartphone. Até mesmo recursos de acelerômetro(sensor que existe nos equipamentos com Windows Phone) você pode utilizar em sua aplicação e testar no emulador, mas, apesar dos diversos recursos do emulador, nada se compara a realizar os testes no próprio aparelho. Também temos a instalação do Microsoft Silverlight e do Microsoft Expression Blend for Windows Phone, além de outras ferramentas que complementam todo o completo pacote que você tem disponível para criar aplicativos e games.

Nota do DevMan

Silverlight é um plug-in considerado a nova geração para a apresentação de conteúdo interativo e multimídia. Essa tecnologia facilita muito quando queremos disponibilizar vídeos, áudios, trabalhar com imagens, criar formulários, trabalhar com informações em base de dados, criar aplicações LOB (Line of Bussiness) entre diversas outras possibilidades.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo