Launchers e Choosers: Windows Phone 7 - Revista easy .net Magazine 18

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O artigo explica o conceito de Launchers e Choosers, um conjunto de API´s disponibilizadas pelo Windows Phone para que os desenvolvedores possam realizar tarefas que interagem com recursos fechados do sistema operacional (ex: câmera, browser e e

De que se trata o artigo

O artigo explica o conceito de Launchers e Choosers, um conjunto de API´s disponibilizadas pelo Windows Phone para que os desenvolvedores possam realizar tarefas que interagem com recursos fechados do sistema operacional (ex: Câmera, Browser e etc.).

Em que situação o tema é útil

Os Launchers e Chooser são API´s fundamentais para que o desenvolvedor tenha acesso de forma fácil, rápida e prática a recursos do sistema operacional, como realizar ligações em sua aplicação ou salvar uma imagem no Hub de fotos, entre diversas outras tarefas.

Resumo do DevMan

O Windows Phone 7 possui recursos internos que são códigos gerenciados pelo sistema operacional. Desta forma, você tem a possibilidade de interagir melhor com o mesmo, sem a necessidade de escrever muito código. A ideia dos Launchers e Choosers é simplesmente disponibilizar uma API com “N” recursos, como browsers, câmera e etc.

Finalmente temos o sistema operacional Windows Phone 7 disponível para vendas no Brasil, apesar de poucos aparelhos disponíveis até o momento. O sistema operacional chega apresentando diversos novos conceitos de usabilidade e recursos. Foi grande a expectativa para que este sistema operacional estivesse disponível no Brasil, principalmente por desenvolvedores .NET, que desejam criar aplicativos para o Windows Phone, aproveitando o poder da plataforma, utilizando as linguagens C# .NET ou VB .NET, além de contar com o Microsoft Silverlight para a criação de aplicativos ou ainda o Microsoft XNA para a criação de Games.

A versão que temos disponível no Brasil é a versão Mango, essa é a atualização mais recente do Windows Phone, acrescentando mais de 500 novos recursos em relação à versão anterior, que já estava disponível em diversos outros países. As melhorias e os novos recursos deixaram o sistema operacional da Microsoft bem competitivo no mercado, apesar de estar bem atrasado em relação a seus concorrentes, muitos já divulgam o Windows Phone 7 como um dos três mais promissores sistemas operacionais do mercado. O caminho ainda é longo, mas a Microsoft criou um sistema operacional bonito, prático e integrado com diversas ferramentas como o Microsoft Office, SkyDrive, BPOS, XBOX, BING, entre outras.

Para você que está iniciando com o desenvolvimento para o Windows Phone é importante entender que você não precisa comprar nenhum software para iniciar seus aplicativos e começar a vendê-los no Windows Phone Marketplace, tudo que você precisa para criar um aplicativo ou games para o Windows Phone você encontra gratuitamente no site da Microsoft.

Quando você realizar a instalação do Windows Phone SDK 7.1, com versão para o Windows Vista ou Windows 7, você estará instalando as seguintes ferramentas:

  • Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
  • Windows Phone Emulator
  • Windows Phone SDK 7.1 Assemblies
  • Silverlight 4 SDK and DRT
  • Windows Phone SDK 7.1 Extensions for XNA Game Studio 4.0
  • Microsoft Expression Blend SDK for Windows Phone 7
  • Microsoft Expression Blend SDK for Windows Phone OS 7.1
  • WCF Data Services Client for Window Phone
  • Microsoft Advertising SDK for Windows Phone

O Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone é a versão gratuita do Visual Studio voltada para o Windows Phone, nele temos os principais recursos da conhecida IDE da Microsoft, com foco em aplicações mobile para o WP7, também é instalado o Windows Phone Emulator, onde temos um simulador de aplicativos, você não precisa ter um aparelho smartphone com WP7 para testar o seu aplicativo, com o simulador você terá diversos recursos para simular como se a aplicação estivesse sendo executado no próprio smartphone. Até mesmo recursos de acelerômetro(sensor que existe nos equipamentos com Windows Phone) você pode utilizar em sua aplicação e testar no emulador, mas, apesar dos diversos recursos do emulador, nada se compara a realizar os testes no próprio aparelho. Também temos a instalação do Microsoft Silverlight e do Microsoft Expression Blend for Windows Phone, além de outras ferramentas que complementam todo o completo pacote que você tem disponível para criar aplicativos e games.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?