Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Dando continuidade ao artigo anterior, vamos agora, “turbinar” o Lazarus, instalando pacotes de componentes, todos muito úteis, e de código aberto. Aproveito para demonstrar recursos avançados do IDE, como o Refactoring de código. Vamos também conhecer um pouco mais sobre a organização das bibliotecas de componentes do Lazarus e como ele organiza o código-fonte do seu projeto. Para finalizar, forneço dicas úteis para quem é novo no mundo “OpenSource”: Como usar o SVN e como e onde buscar ajuda necessária.


Para que serve

Para adotar o Lazarus como ferramenta de trabalho, é fundamental conhecê-lo bem. Conhecer recursos avançados do IDE, conhecer como as bibliotecas de classes são organizadas, a organização dos fontes de um projeto etc. Também é fundamental compreender um pouco mais sobre como as coisas funcionam em projetos de código aberto. Isso lhe ajudará a decidir a adoção ou não dessa nova ferramenta que possui características ímpares ao Delphi, como por exemplo: ser OpenSource e Multiplataforma.


Em que situação o tema é útil

Os primeiros passos no novo ambiente de desenvolvimento são sempre os mais difíceis. A decisão de migração de IDE e linguagem é algo muito importante, e que deve ser feito somente após muito estudo e cuidado. Para que a substituição do Delphi pelo Lazarus/FPC possa se tornar uma realidade, é fundamental conhecê-lo um pouco mais. Isso permitirá experimentá-lo mais a fundo, talvez iniciar a conversão de projetos simples, a fim de gerar os seus primeiros binários realmente úteis, com o Lazarus.

Resumo do DevMan

Conheça mais a fundo o IDE do Lazarus e a organização de suas principais bibliotecas. Veja nesse artigo como instalar pacotes de componentes no Lazarus, para estendê-lo. Saiba como interagir com a comunidade de desenvolvedores do Lazarus e onde e como buscar ajuda.

Definitivamente o mundo Open Source não faz parte do cotidiano da maioria dos desenvolvedores Object Pascal. Ao contrário de desenvolvedores de outras linguagens que de uma forma ou de outra, já nasceram “abertas” como é o caso PHP e Java, por exemplo, os Delphianos não estão acostumados com as ferramentas e terminologias necessárias para acompanhar um projeto de código aberto. Também pudera, a criadora, antes chamada Borland, sempre cuidou muito bem de seus fieis súditos, e os Delphianos nunca precisaram utilizar algo além do próprio Delphi. O mecanismo de componentes reutilizáveis fez tanto o IDE quanto a linguagem Object Pascal se expandirem, e alcançarem uma legião de fãs, porém a Borland deu algumas “derrapadas”, como por exemplo, com a criação do Kylix, onde muitos investiram tempo e energia no desenvolvimento multiplataforma e foram simplesmente abandonados com o final do projeto. As constantes mudanças de foco também assustaram a muitos, como por exemplo, com o Delphi 8 que previa o fim do Win32. Hoje em dia o Delphi está cada vez melhor nas mãos da Embarcadero que vem lançando versões frequentes e sempre cheias de novidades.

Nota do DevMan

Para você que está iniciando agora em Delphi ou mesmo em Lazarus, talvez não tenha conhecido o projeto Kylix da antiga detentora do Delphi, a Borland. O projeto consistia basicamente em um IDE de desenvolvimento para o Sistema Operacional Linux, tudo isso utilizando o Object Pascal. Infelizmente o projeto foi descontinuado pela Borland, e hoje o IDE utilizado para desenvolvimento em Linux é o Lazarus. Uma das premissas das futuras versões do RAD Studio que a Embarcadero promete, tratam justamente do suporte para Linux e MacOS.

Na época em que o Delphi 8 assustou a todos, eu como amante de Object Pascal me senti frustrado e até mesmo traído com o andamento das coisas, e cheguei seriamente a pensar em aprender uma nova linguagem, como Java ou .NET. Mas nesse caso, perderia anos de conhecimento e código-fonte que disponho e, portanto logo descartei essa ideia. Passei então, a procurar uma solução Open Source que atendesse as minhas necessidades, pois desejava assim como os programadores de PHP, ajudar na construção e progresso de minha própria ferramenta. Foi então que decidi adotar o Lazarus/FPC. No início não foi nada simples, aliás, os primeiros testes foram decepcionantes. Eu sempre parava pra pensar em alguns fatores como: “Que lentidão para compilar!”, “Por que o executável ficou enorme desse jeito?”, “Cadê o ClientDataSet?”. Mas com calma, muita pesquisa e deixando os preconceitos de lado, comecei a compreender melhor como as coisas funcionam no Lazarus, pude achar componentes equivalentes aos que eu usava. Após me animar com o sucesso da compilação dos primeiros projetos de testes e de ver meus primeiros programas rodando no Linux e WinCE, decidi me envolver um pouco mais e estudei melhor os fontes das bibliotecas do Lazarus, só então percebi o quão bem estruturados estavam.

Nota do DevMan

O Windows CE ou WinCE como é popularmente conhecido, trata-se de um Sistema Operacional próprio para a nova onda de dispositivos Tablets e também dispositivos embarcados. É comum vermos este Sistema Operacional em uso nos Netbooks devido a sua compatibilidade com as baixas características de Hardware. Para dispositivos como Smartphones é comum vê-los com outros tipos de plataformas, como Windows Mobile por exemplo.

Nota do DevMan

A versão do Delphi 8 teve como principal novidade o início do suporte ao .NET Framework. Embora houvesse muitas inovações como a mudança do visual do IDE, que continuou semelhante até a versão atual, o produto não teve grande sucesso como seu antecessor. As versões posteriores também possuíram suporte ao .NET, porém o sucesso do Delphi com .NET veio com força total com o lançamento do Delphi Prism, que possibilitou o suporte das versões mais atuais do .NET Framework utilizando o compilador Oxygene da RemObjects e uma “evolução” da linguagem Object Pascal.

Enfim encontrei no Lazarus/FPC uma chance de continuar com o meu sonho de produzir programas em multiplataforma, encontrei um projeto dinâmico e em pleno crescimento e muito mais do que isso, encontrei a chance de poder participar e colaborar com essa “boa ideia”.

Nessa segunda parte do artigo, mostro como estender o IDE do Lazarus, afinal, um ambiente de desenvolvimento integrado não tem muita utilidade se não puder ser estendido e customizado. O Delphi se tornou um sucesso justamente por ter uma vasta gama de pacotes de componentes disponíveis, e com o Lazarus, isso não é diferente, existem vários pacotes de componentes, quase todos gratuitos, pois a maioria dos pacotes de componentes existentes foram migrados do Delphi e ajustados para o Lazarus/FPC. Vários deles inclusive compartilham os mesmos fontes, com a ajuda de pequenas diretivas de compilação (IFDEFs).

Nota do DevMan

Diretivas de compilação são fundamentais para a compatibilização de diferentes versões de IDE e são muito utilizadas em criação de componentes. Embora sejam mais vistas e utilizadas para esse meio, as diretivas de compilação permitem com que o compilador compreenda instruções que permitem desde a personalização do debug até a parametrização da aplicação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo