Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Neste artigo irei relatar pontos relevantes da minha experiência no processo de migração do IDE Delphi 7 para Lazarus/FreePascal. Procurarei demonstrar aos desenvolvedores usuários de Delphi como instalar e configurar um ambiente profissional e produtivo, utilizando a IDE Lazarus e o compilador FreePascal. Também será demonstrado, como instalar e configurar diversos componentes, compatíveis com o Lazarus, além de relatos das principais diferenças e dificuldades encontradas para a adaptação de programadores Delphi.

Para que serve

O Lazarus e FreePascal são projetos de código aberto de muito sucesso. O número de usuários e colaboradores desses projetos cresce vertiginosamente, o que faz deles uma ótima alternativa para todos os programadores de Object Pascal.

Em que situação o tema é útil

Muitos desenvolvedores desejam compilar seus programas em outras plataformas como, por exemplo: Linux, WinCE, MacOS etc. Com o FreePascal isso é possível. O fato do Lazarus / FreePascal já nascerem multiplataforma, simplifica muito essa tarefa, mas mesmo assim vários aspectos devem ser observados, como veremos adiante. Outro fato, é que muitos desenvolvedores estão presos a IDEs antigas, como Delphi 5, 6 e 7, seja por questões financeiras ou pelas dificuldades técnicas na migração de uma nova IDE, nesses casos, a adoção do Lazarus como IDE é uma alternativa a ser considerada.

Resumo do DevMan

Conheça a IDE Lazarus e o compilador FreePascal, e veja nesse artigo como criar um ambiente de trabalho que lhe permitirá criar aplicações profissionais, usando apenas ferramentas de código aberto. Além de permitir gerar código nativo em diferentes plataformas como Win32/64, Linux, WinCE, MacOS.

É no mínimo curioso ver um artigo sobre Lazarus em uma revista com o nome ClubeDelphi. Será que esse artigo está na revista correta? A resposta é SIM, pois Lazarus também é ObjectPascal. Você terá uma grande surpresa ao saber que o seu código Delphi é aproximadamente 90% compatível com o Lazarus (ou mais). Durante muito tempo, Delphi foi sinônimo de ObjectPascal. O poderoso compilador da Borland sempre ficou oculto por trás da fantástica IDE que é o Delphi.

Sempre que alguém falava sobre ObjectPascal, o Delphi nos vinha em mente. Porém hoje em dia, temos Delphi Prism, Delphi for PHP, e a relação de “um para um” do Delphi para com o ObjectPascal já não é mais uma realidade. A Borland fez um excelente trabalho, tornando o ObjectPascal uma das linguagens de maior sucesso de todos os tempos. O sucesso foi tanto, que despertou o interesse em alguns talentosos desenvolvedores em criar um clone do Delphi para outras plataformas, e assim surgiu o Lazarus, lá em meados de 1998.

O que é o Lazarus?

Lazarus é um IDE. (Integrated Development Environment), ou ambiente de Desenvolvimento Integrado, para o compilador FreePascal. Ele é todo desenvolvido utilizando-se o próprio FreePascal. Muitos o consideram um “clone” do Delphi, pois as semelhanças com o Delphi 7 são imensas.

O que é o FreePascal?

O FreePascal ou FPC como também é conhecido, é um compilador 32/64 bits para a linguagem ObjectPascal, possuindo algum grau de compatibilidade com o ObjectPascal utilizado pela Borland nos compiladores do Delphi. Ele é capaz de gerar código nativo em Win32, Win64, WinCE, Linux, MacOS, FreeBSD, OS/2 e outros.

A equipe de desenvolvedores do FPC é independente da equipe do Lazarus, embora vários desenvolvedores atuem em ambos os projetos. O FPC foi iniciado em 1997 por Florian Klaempfl, com o intuito de suprir a lacuna deixada pela descontinuação dos compiladores Turbo Pascal da Borland.

Por que usar Lazarus se já existe o Delphi? [qsubtitulo]

A escolha é antes de tudo pessoal. Nós como desenvolvedores não podemos ficar presos a rótulos, defendendo nossos IDEs a unhas e dentes, devemos ser produtivos. Se seu IDE é produtivo e lhe proporciona tudo que você precisa, então continue sendo feliz com ele. Mas sempre analise os lançamentos de novas ferramentas que podem tornar o seu trabalho ainda mais produtivo, ou lhe permitam atingir novos objetivos.

O fato do Lazarus ser gratuito, pesou pouco na minha decisão, mas pode ser um ponto forte para muitos pequenos desenvolvedores que muitas vezes usam cópias antigas ou mesmo ilegais do Delphi. No meu caso, esbarrei em lacunas que o Delphi não foi capaz de preencher, como por exemplo, compilação para Linux e WinCE.

Fiz uso intensivo do Delphi 7 e Kylix 3 com a CLX. Desenvolvi sistemas inteiros usando a CLX, e minha decepção foi muito grande ao ver que ela foi simplesmente descontinuada. Nessa época eu já conhecia o Projeto Lazarus, mas sempre o vi com um certo ceticismo. Eu pensava comigo mesmo: “Devo realmente basear todo setor de desenvolvimento de minha empresa em uma ferramenta de Código aberto?” Assim como muitos, eu achava que estaria muito mais seguro com um produto comercial, e continuei usando o Delphi e Kylix. Após perceber que estava investindo em uma tecnologia abandonada (Kylix) decidi migrar em definitivo para o Lazarus. Para minha surpresa, após apenas 3 meses de estudo e conversão, os primeiros projetos já estavam sendo compilados, e continuei acreditando no Lazarus, até conseguir o que considero uma primeira vitória: a homologação de nosso PDV em TEF dedicado no mês de Abril de 2010.

Nota do DevMan

PDV são as siglas para o comum Ponto de Vendas. São aplicações conhecidas por realizarem a parte de “frente de caixa” ou “balcão”. Você pode notar facilmente estes tipos de aplicações em caixas de supermercado, lojas de roupa e praticamente todos os comércios.

Nota do DevMan

TEF é a sigla de Transferência Eletrônica de Fundos. É a tecnologia que realiza a integração das vendas com as operadoras de cartões de crédito. Observe ao realizar uma compra em supermercado e passarmos o cartão de crédito na máquina de cartões, este aparelho conecta-se via internet e realiza uma transação entre a administradora e o cliente realizando operações de débito ou crédito por exemplo.

Código Aberto

Os projetos Lazarus e FPC são desenvolvidos no regime de Código aberto, isso significa que eles não são propriedade de uma empresa ou pessoa específica, e também não dependem de único desenvolvedor. Assim como todos os projetos de código aberto, você mesmo pode estudar e contribuir com o código fonte do Lazarus, e é justamente esse fato que atrai cada vez mais desenvolvedores talentosos para o projeto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo