MakeWare Java - IDE de programação brasileira para a linguagem Java

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O MakeWare Java é uma ferramenta de programação voltada para a linguagem Java. Ela lhe permite desenvolver os mais diversos tipos de aplicações (aplicações para console, aplicações gráficas, aplicações baseadas em sistemas distribuidos (usando Sockets e tecnologias RMI e CORBA ) e aplicações voltada para dispositivos móveis). O objetivo de desenvolver esta ferramenta foi com o propósito de criar uma ferramenta acadêmica, podendo ser usada em instituições de ensino que trabalham com Java.

          
MakeWare Java – IDE de programação brasileira para a linguagem Java
Por:
 Luciano Alves da Silva
Objetivo
 
Este artigo tem como objetivo divulgar a ferramenta de programação MakeWare Java, apresentando todos os seus recursos e características , demonstrando  também o seu funcionamento.
O MakeWare Java é uma ferramenta de programação brasileira voltada para  a linguagem Java que tive a oportunidade desenvolver, que possui os mais diversos recursos para o desenvolvimento de uma aplicação Java.  
 
O objetivo de desenvolver esta ferramenta foi com o propósito de criar uma ferramenta acadêmica, podendo ser usada em instituições de ensino que trabalham com Java.
 
O MakeWare possui seis tipos de tipos de projetos que lhe permite criar aplicações Java voltada para console, aplicações gráficas, aplicações baseadas em sistemas distribuídos (utilizando as tecnologias RMI, CORBA e Sockets) e aplicações para dispositivos moveis (J2ME).  Vamos conhece-los:
 
Projeto Java Simples: Neste tipo de projeto você pode criar
 aplicações baseadas em console e  aplicações gráficas.


Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distribuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.


Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distribuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

         Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

 
Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada.


Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration).  A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis.
 
Uma das características dessa ferramenta , é que ele possui um analisador dinâmico que verifica em tempo de execução, se há erros de código e , dependendo do erro, é capaz de dar sugestões de correção.
 
Uma outra vantagem do MakeWare Java em relações aos outros ambientes é o seu tamanho, que é de 2,53MB.
 
Os requisitos mínimos para trabalhar com o MakeWare Java é ter instalado o JDK 1.5 ou superior. Se você quiser trabalhar com projetos para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis , é só instalar o Wireless Tool Kit 2.5.2, que não é obrigatório, conforme já foi informado.
 
Para fazer o download do MakeWare Java , visite o meu site:
 
 
 
Para mais detalhes sobre o funcionamento do MakeWare Java, leia o seu help.
 
 


 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?