Por que eu devo ler este artigo: Este artigo tem como objetivo divulgar a ferramenta de programação MakeWare Java, apresentando todos os seus recursos e características , demonstrando também o seu funcionamento.
O MakeWare Java é uma ferramenta de programação brasileira voltada para a linguagem Java que tive a oportunidade desenvolver, que possui os mais diversos recursos para o desenvolvimento de uma aplicação Java.

O objetivo de desenvolver esta ferramenta foi com o propósito de criar uma ferramenta acadêmica, podendo ser usada em instituições de ensino que trabalham com Java.

O MakeWare possui seis tipos de tipos de projetos que lhe permite criar aplicações Java voltada para console, aplicações gráficas, aplicações baseadas em sistemas distribuídos (utilizando as tecnologias RMI, CORBA e Sockets) e aplicações para dispositivos moveis (J2ME). Vamos conhece-los:

Projeto Java Simples: Neste tipo de projeto você pode criar aplicações baseadas em console e aplicações gráficas.

Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distribuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distribuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada.

Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o Wireless Tool Kit da Sun (de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration).

A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis.

Uma das características dessa ferramenta , é que ele possui um analisador dinâmico que verifica em tempo de execução, se há erros de código e , dependendo do erro, é capaz de dar sugestões de correção.

Uma outra vantagem do MakeWare Java em relações aos outros ambientes é o seu tamanho, que é de 2,53MB.

Os requisitos mínimos para trabalhar com o MakeWare Java é ter instalado o JDK 1.5 ou superior. Se você quiser trabalhar com projetos para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis , é só instalar o Wireless Tool Kit 2.5.2, que não é obrigatório, conforme já foi informado.