1. Afinal, o que é um workspace?

Worspace (espaço de trabalho) é o espaço físico onde você está trabalhando. Quando falo espaço físico, me refiro ao espaço em disco onde tudo que você fizer será salvo.

Todos os recursos, imagens, arquivos serão salvos neste endereço físico, no seu workspace.

Quando você inicia o Eclipse, uma tela como a representada na Figura 1 é exibida solicitando do usuário a informação do endereço onde o seu workspace será criado.

Selecionando o workspace

Figura 1: Selecionando o workspace

Note que abaixo do campo de endereço existe uma checkbox que, se checada, selecionará este workspace atual como o workspace padrão do seu Eclipse. Isso significa que, ao selecioná-la, o Eclipse sempre será iniciado neste caminho e esta mesma janela não será mais aberta.

2. Múltiplos workspaces

O Eclipse trabalha sobre o conceito de workspaces múltiplos. Isso significa que você pode ter quantos workspaces quiser enquanto usa um mesmo Eclipse. A única coisa que precisa fazer é, ao iniciar o aplicativo, informar um endereço diferente, e este outro workspace será criado automaticamente.

Para este tipo de ação, algumas considerações se fazem importantes:

  • Ao criar um novo workspace o mesmo é zerado, ou seja, o seu ambiente volta a ser como no início do uso, com tela de boas vindas aparecendo;
  • Você pode transitar entre os workspaces o quanto quiser e o conteúdo de ambos será salvo a cada novo acesso;
  • Tome cuidado com o excesso de workspaces, isso pode te prejudicar, principalmente se você acessa um mesmo projeto em mais de um workspace ao mesmo tempo.

A essa altura, fica a dúvida: a única forma de mudar de workspace é fechando e abrindo o Eclipse novamente? A resposta é não.

Suponha que você esteja em um workspace A e deseje ir para outro workspace, o B. Logo, precisa apenas ir em: File -> Switch Workspace -> Other e informar o endereço do novo workspace. O Eclipse irá reiniciar automaticamente.

3. A pasta “.metadata”

Quando você inicia um novo workspace, no mesmo caminho referenciado para o mesmo, o Eclipse cria uma nova pasta de nome “.metadata” (Figura 2).

É muito importante ter o conhecimento desta pasta e saber manuseá-la para melhor usar o seu Eclipse, bem como seus workspaces.

A pasta .metadata

Figura 2: A pasta .metadata

A pasta .metadata é pasta de gerenciamento dos dados meta (metadados) gerados no seu workspace. Estes dados se resumem a: perspectivas usadas, mudança na organização das views e editors, usuários e senhas salvos, referências de plugins instalados, dentre outros.

Alguns usuários se perguntam se é correto limpar essa pasta esporadicamente, uma vez que com o tempo e aumento dos recursos usados na IDE, ela pode tomar proporções de tamanho cada vez maiores. O correto a se dizer é que ela deve ser revisada de tempos em tempos.

Algumas vezes, determinadas ações no workspace bugam de tal forma que se torna necessária a exclusão dessa pasta, ou seja, a reinicialização do workspace. Na maioria delas, a não compreensão de como corrigir estes erros/bugs via Eclipse leva o usuário a optar pela remoção da mesma. Outras vezes, opta-se por apagar apenas alguns diretórios, o que pode ocasionar a solução do problema, o aumento do mesmo, ou causar bugs em todo o restante do workspace.

No mais, torna-se importante o gerenciamento desta pasta tão importante ao Eclipse para a melhor utilização da ferramenta.

4. Concluindo

O workspace, assim como a pasta metadata, é uma espécie de registro, backup geral do que você anda fazendo no IDE. Portanto, controle isso da melhor forma possível.