De que se trata o artigo:

O artigo aborda o tema de consultas em tabelas e colunas de banco de dados onde não sabemos exatamente em qual lugar uma determinada informação está persistida. Assim, podemos buscar em todo o banco de dados pela informação desejada.


Para que serve:

Para realizar consultas em tabelas e colunas de bancos de dados no SQL Server sem que conheçamos a priori em qual lugar certa informação está persistida.


Em que situação o tema é útil:

Em situações onde não temos conhecimento sobre a estrutura de um banco de dados e precisamos localizar uma determinada informação no banco de dados.

Resumo DevMan

SELECT é uma declaração SQL que retorna um conjunto de resultados de registros de uma ou mais tabelas. Ela recupera zero ou mais linhas de uma ou mais tabelas-base, tabelas temporárias ou visões em um banco de dados. Na maioria das aplicações, SELECT é o comando de Linguagem de Manipulação de Dados(DML) mais utilizado. Como SQL é uma linguagem não procedural, consultas SELECT especificam um conjunto de resultados, mas não especificam como calculá-los, ou seja, a consulta em um "plano de consulta" é deixada para o sistema de banco de dados, mais especificamente para o otimizador de consulta.

Autores: Francisco Tapia e Susan Sales Harkins

Você não pode permitir que um pequeno detalhe como não conhecer a estrutura de um banco de dados atrapalhe você durante o gerenciamento de um banco de dados. Mesmo sem identificar tabelas e colunas, você pode ainda procurar por valores específicos em tabelas e colunas de um banco de dados.

A busca por conteúdos específicos ou uma coluna específica é uma tarefa comum e cotidiana para administradores de banco de dados (DBA) e desenvolvedores independentemente do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) adotado. Se você está familiarizado com o banco de dados em questão ou então se este estiver bem documentado, realizar buscas não será um problema. No entanto, nem sempre você terá esta sorte. Algumas vezes o banco de dados que você precisa pesquisar alguma informação não é bem conhecido por você ou ele não está bem documentado, o que torna a pesquisa por conteúdos específicos ou por uma coluna específica um desafio interessante.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo