INTRODUÇÃO
Neste artigo vamos falar um pouco sobre o objeto Math da linguagem JavaScript. Este objeto é utilizado para realizar operações matemáticas, sejam elas aritméticas, funções trigonométricas, funções de arredondamento e comparações. A sintaxe de utilização dos métodos deste objeto é a seguinte:
Math.método(valor)
PROPRIEDADES DO OBJETO MATH
- E: Constate de Euler e a base dos logaritmos naturais (próximo de 2,118)
- LN2: Logaritmo natural de 2.
- LN10: Logaritmo natural de 10.
- LOG2E: Logaritmo na base 2 de E.
- LOG10E: Logaritmo na base 10 de E.
- PI: Equivalente numérico de PI, arredondado para 3,14.
- SQRTI_2: Raiz quadrada de um meio.
- SQRT2: Raiz quadrada de 2.
MÉTODOS DO OBJETO MATH
ABS: Este método tem a função de retornar o valor absoluto de um número, isto significa que o retorno será sempre positivo. Caso seja informado um valor negativo à este método., ele retornará o mesmo como positivo. Por exemplo, caso utilizemos o valor -1234, ele será convertido para 1234.
Essa operação é chamada também de módulo, e pode ser calculada matematicamente como a raíz quadrada do valor elevado ao quadrado.
Listagem 1: Exemplo de uso do método Math.abs
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.abs (-1234);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 1: Resultado do método Math.abs
Neste exemplo definimos a variável “valor1” como o resultado do método abs querecebeu o valor negativo -1234, em seguida solicitamos através de uma caixa de alerta a exibição do conteúdo da variável valor1 que foi convertido em número positivo.
ACOS: Este método irá retornar o arco co-seno (em radianos) de um número.
Listagem 2: Método Math.Acos
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.acos (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Com isso iremos obter o seguinte resultado.
Figura 2: Resultado do Math.Acos
ASIN: Este método retorna o arco seno (em radianos) de um valor.
Listagem 3: Método Math.asin
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.asin (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
O resultado que obteremos é o seguinte
Figura 3: Resultado do Math.asin
CEIL: Este método retorna um inteiro maior ou igual a um número. O resultado deste método é equivalente ao arredondamento de um número. A lógica do arredondamento de um número é que se um número é um valor positivo como 14,6 o resultado do arredondamento será 15, quando o número for um valor negativo, como-14,6 o resultado é -14. Vejamos isso em um exemplo pratico.
Listagem 4: Método Math.ceil com número positivo
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.ceil (14.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Desse modo será arredondado para 15.
Figura 4: Resultado Math.ceil com número pesitivo
Listagem 5: Método Math.ceil com número negativo
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.ceil (-14.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Veja que utilizamos o mesmo número do exemplo anterior, só que agora em modo negativo. O arredondamento será para -14, pois o retorno do método ceil é o menor número inteiro mais próximo ao valor superiormente, ou seja, o primeiro valor inteiro maior ou igual ao número informado. No caso, -14 é maior que -14,6.
Figura 5: Resultado de Math.ceil com número negativo
COS: Este método irá retornar o co-seno (em radianos) de um número.
Listagem 6: Método Math.cos
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.cos (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 6: Resultado do Math.cos
Figura 6: Resultado Math.cos
EXP: Este método irá retornar o valor da constante de Euler elevada ao número informado, ou seja, E elevado ao parâmetro.
Listagem 7: método Math.exp
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.exp (0.0007);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 7: Resultado Math.exp
FLOOR: Este método retorna o maior inteiro menor ou igual a um número.
Listagem 8: Método Math.floor
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.floor (100.25);
var valor2 = Math.floor (-100.25);
alert (valor1);
alert (valor2);
</script>
</body>
</html>
Figura 8: Resultado de Math.floor(100.25)
Figura 9: Resultado de Math.floor(-100.25)
LOG: Este método retorna o logaritmo natural de um número (base E).
Listagem 9: Método Math.log
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.log (2.2);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 10: Resultado de Math.log
MAX: Este método retorna o maior valor entre dois números.
Listagem 10: Método Math.max
<html>
<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.max ( 3,9);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 11: Resultado Math.max
MIN: Este método retorna o menor valor entre dois números.
Listagem 11: Método Math.min
<html>
<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.min ( 3,9);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 12: Resultado Math.min
POW (base, expoente): Este método retorna a base elevada à potência do expoente. Por exemplo, 2 elevado a décima potência é 1024.
Listagem 12: Método Math.pow
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.pow ( 1024,2);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 13: Resultado Math.pow
RANDOM: Este método retorna um número aleatório entre 0 e 1 com até 15 dígitos. Este número aleatório é definido através do relógio do computador.
Listagem 13: método Math.random
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
alert (Math.random ());
</script>
</body>
</html>
Figura 14: Resultado Math.random
ROUND: Com este método é possível arredondar um valor. O arredondamento segue a regra de arredondamento que vimos anteriormente.
Listagem 14: Método Math.round
<html>
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.round (121.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 15: Resultado de Math.round
SIN: Este método retorna o seno de um número.
Listagem 15: Método Math.sin
<html>
<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.sin (1.4);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 16: Resultado de Math.sin
SQRT: Retorna a raíz quadrada de um número.
Listagem 16: método Math.sqrt
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.sqrt (9);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Figura 17: Resultado de Math.sqrt
TAN: Retorna a tangente de um número, que é equivalente a divisão do seno pelo coseno deste mesmo valor.
Listagem 17: Tétodo Math.tan
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.tan (1.5);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
CONCLUSÃO
Nesse artigo tivemos como objetivo conhecer brevemente os métodos do objeto Math da linguagem JavaScript. Espero que o tema tenha sido de agrado de todos os leitores.
Abraço a todos e até o próximo.