INTRODUÇÃO

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o objeto Math da linguagem JavaScript. Este objeto é utilizado para realizar operações matemáticas, sejam elas aritméticas, funções trigonométricas, funções de arredondamento e comparações. A sintaxe de utilização dos métodos deste objeto é a seguinte:

Math.método(valor)

PROPRIEDADES DO OBJETO MATH

  • E: Constate de Euler e a base dos logaritmos naturais (próximo de 2,118)
  • LN2: Logaritmo natural de 2.
  • LN10: Logaritmo natural de 10.
  • LOG2E: Logaritmo na base 2 de E.
  • LOG10E: Logaritmo na base 10 de E.
  • PI: Equivalente numérico de PI, arredondado para 3,14.
  • SQRTI_2: Raiz quadrada de um meio.
  • SQRT2: Raiz quadrada de 2.

MÉTODOS DO OBJETO MATH

ABS: Este método tem a função de retornar o valor absoluto de um número, isto significa que o retorno será sempre positivo. Caso seja informado um valor negativo à este método., ele retornará o mesmo como positivo. Por exemplo, caso utilizemos o valor -1234, ele será convertido para 1234.

Essa operação é chamada também de módulo, e pode ser calculada matematicamente como a raíz quadrada do valor elevado ao quadrado.

Listagem 1: Exemplo de uso do método Math.abs


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<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.abs (-1234);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado do método  Math.abs

Figura 1: Resultado do método Math.abs

Neste exemplo definimos a variável “valor1” como o resultado do método abs querecebeu o valor negativo -1234, em seguida solicitamos através de uma caixa de alerta a exibição do conteúdo da variável valor1 que foi convertido em número positivo.

ACOS: Este método irá retornar o arco co-seno (em radianos) de um número.

Listagem 2: Método Math.Acos


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<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.acos (0.14);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>

Com isso iremos obter o seguinte resultado.

 Resultado do Math.Acos

Figura 2: Resultado do Math.Acos

ASIN: Este método retorna o arco seno (em radianos) de um valor.

Listagem 3: Método Math.asin


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<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.asin (0.14);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>

O resultado que obteremos é o seguinte

Resultado do Math.asin

Figura 3: Resultado do Math.asin

CEIL: Este método retorna um inteiro maior ou igual a um número. O resultado deste método é equivalente ao arredondamento de um número. A lógica do arredondamento de um número é que se um número é um valor positivo como 14,6 o resultado do arredondamento será 15, quando o número for um valor negativo, como-14,6 o resultado é -14. Vejamos isso em um exemplo pratico.

Listagem 4: Método Math.ceil com número positivo


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<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.ceil (14.6);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>

Desse modo será arredondado para 15.

Resultado Math.ceil com número pesitivo

Figura 4: Resultado Math.ceil com número pesitivo

Listagem 5: Método Math.ceil com número negativo

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<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.ceil (-14.6);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>

Veja que utilizamos o mesmo número do exemplo anterior, só que agora em modo negativo. O arredondamento será para -14, pois o retorno do método ceil é o menor número inteiro mais próximo ao valor superiormente, ou seja, o primeiro valor inteiro maior ou igual ao número informado. No caso, -14 é maior que -14,6.

Resultado de Math.ceil com número negativo

Figura 5: Resultado de Math.ceil com número negativo

COS: Este método irá retornar o co-seno (em radianos) de um número.

Listagem 6: Método Math.cos


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<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.cos (0.14);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado do Math.cos

Figura 6: Resultado do Math.cos

Figura 6: Resultado Math.cos

EXP: Este método irá retornar o valor da constante de Euler elevada ao número informado, ou seja, E elevado ao parâmetro.

Listagem 7: método Math.exp


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<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.exp (0.0007);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado Math.exp

Figura 7: Resultado Math.exp

FLOOR: Este método retorna o maior inteiro menor ou igual a um número.

Listagem 8: Método Math.floor

<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.floor (100.25);
		var valor2 = Math.floor (-100.25);		
		alert (valor1);
		alert (valor2);
	</script>
</body>
</html>
Resultado de Math.floor(100.25)

Figura 8: Resultado de Math.floor(100.25)

Resultado de Math.floor(-100.25)

Figura 9: Resultado de Math.floor(-100.25)

LOG: Este método retorna o logaritmo natural de um número (base E).

Listagem 9: Método Math.log


<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.log (2.2);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado de Math.log

Figura 10: Resultado de Math.log

MAX: Este método retorna o maior valor entre dois números.

Listagem 10: Método Math.max


<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.max ( 3,9);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado Math.max

Figura 11: Resultado Math.max

MIN: Este método retorna o menor valor entre dois números.

Listagem 11: Método Math.min


<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.min ( 3,9);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado Math.min

Figura 12: Resultado Math.min

POW (base, expoente): Este método retorna a base elevada à potência do expoente. Por exemplo, 2 elevado a décima potência é 1024.

Listagem 12: Método Math.pow


<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.pow ( 1024,2);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado Math.pow

Figura 13: Resultado Math.pow

RANDOM: Este método retorna um número aleatório entre 0 e 1 com até 15 dígitos. Este número aleatório é definido através do relógio do computador.

Listagem 13: método Math.random

 
<html>
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		alert (Math.random ());
	</script>
</body>
</html>
Resultado Math.random

Figura 14: Resultado Math.random

ROUND: Com este método é possível arredondar um valor. O arredondamento segue a regra de arredondamento que vimos anteriormente.

Listagem 14: Método Math.round


<html>	
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.round (121.6);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado de Math.round

Figura 15: Resultado de Math.round

SIN: Este método retorna o seno de um número.

Listagem 15: Método Math.sin


<html>	
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.sin (1.4);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado de Math.sin

Figura 16: Resultado de Math.sin

SQRT: Retorna a raíz quadrada de um número.

Listagem 16: método Math.sqrt

 
<html>	
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.sqrt (9);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>
Resultado de Math.sqrt

Figura 17: Resultado de Math.sqrt

TAN: Retorna a tangente de um número, que é equivalente a divisão do seno pelo coseno deste mesmo valor.

Listagem 17: Tétodo Math.tan

 
<html>	
<head>
<title>...</title>
</head>

<body>
	<script>
		var valor1 = Math.tan (1.5);
		alert (valor1);
	</script>
</body>
</html>

CONCLUSÃO

Nesse artigo tivemos como objetivo conhecer brevemente os métodos do objeto Math da linguagem JavaScript. Espero que o tema tenha sido de agrado de todos os leitores.

Abraço a todos e até o próximo.