Maya - Modelando pés Realistas

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Aprenda como modelar um pé usando nurbs, com a tecnica "box modeling" Saiba mais....

Este tutorial destina-se preferencialmente à usuários que já possuam boa experiência em modelagem poligonal.

Neste tutorial abordarei a modelagem de pés realistas. Não adicionarei todos os detalhes, como veias e demais vincos. Trata-se do shape básico de um pé realista, que poderá ser aproveitado nas mais diversas situações. Servirá como pé masculino ou feminino, realista ou cartoon. Tudo dependerá da sua intenção.

Esta técnica aplica-se à todos os softwares que possuam recursos de modelagem poligonal (Max, Lightwave, XSI, Cinema, Wngs etc). Neste caso, estou utilizando o Maya juntamente com o CPS, script com as mesmas funções NURMS/Symmetry do max.

Número de faces do modelo final low-poly: 658 (all quad)

1. Vamos começar com um cubo de 2x2x2:


2. Mova or vértices indicados até torná-lo praticamente um cilindro:


3. Delete a metade do objeto e ative o NURMS/symmetry no max (ou o CPS script no Maya), selecione a face indicada...


4. ... e faça um extrude (ou inset) ou corte a malha como o indicado.


5. Se após o corte, acontecer isso, faça um colapse no edge indicado, gerando assim novos quads:


6. Extrude a nova face, ative o NURMS/CPS e modele até ter a forma desejada de uma unha:


7. Extrude as faces indicadas como desejar (extrudei 7 vezes)...


8. ...e modele a forma base do dedo médio


9. Versão SubD do MAYA:


10. Duplique o dedo recém criado 2 vezes e posicione-os como indicado:


11. Duplique o menor dedo, selecione as faces indicadas e delete-as:


12. Modele a forma do "mindinho":


13. Duplique novamente o dedo médio e modele o "dedão":


14. Organize todos os dedos movendo e reescalando-os. Delete a parte traseira de todos eles, como indicado abaixo:


15. Eis o resultado parcial:


16. Crie um cubo de 10x3x2 e redimensione/posicone-o conforme a imagem abaixo:


17. Selecione as 4 faces indicadas e delete-as:


18. Aproveite para alinhar os edges dos tendões com o centro dos dedos:


19. Dê um Attach (max) ou combine (maya) no objeto recém criado e no dedão e comece a unir os vértices:


20. Delete mais 4 faces e faça o mesmo procedimento anterior. Depois, faça o mesmo para cada dedo:


21. Resultado parcial após a "solda":


22. Vista Top...


23. ...e vista em perspectiva:


24. Mova os vértices conforme indicado:


25. Selecione os edges indicados e apague-os:


26. Corte a malha como indicado...



27. ...selecione esses edges...



28. ...apagando-os também:


29. Crie um novo loop como indicado:


30. Selecione os edges indicados (calcanhar)...


31. ...e apague-os também:


32. Corte a malha, criando um novo loop como indicado abaixo:


33. Extrude os dois conjuntos de 4 faces indicados abaixo, reescalando-os (ou faça um bevel), sempre modelando a malha para que ela vá se parecendo com um pé:


34. Utilizando a sua habilidade de modelador e algumas referências visuais, modele até chegar no "shape" ideal:


35. Outro ângulo em low-poly...


36. ...e alguns outros ângulos em shade:


37. ...:


38. Close nos dedos:


39. Versão "final" em SubD do Maya:

 
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