Por que eu devo ler este artigo:

Nesse artigo são tratados aspectos relevantes acerca dos modelos MPS.BR e CMMI. Em termos comparativos, o MPS.BR é bastante parecido com o CMMI, não somente por adotar processos semelhantes a este, mas também por ser recomendado às empresas que desejam padronizar o seu processo de desenvolvimento e no entanto não possuem recursos suficientes para se adequar às normas do CMMI.

Serão apresentados conceitos, modelos, estágios, níveis de maturidade e capacitação, bem como suas características e de que forma podem ser adotados nos processos de desenvolvimento.

Autores: Anderson Pinheiro Balbo, Wilson Vendramel e Maria Beatriz Felgar de Toledo

Fundado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Instituto de Engenharia de Software (SEI), da Universidade Carnegie Melon, aliou-se a organizações do governo e da indústria para desenvolver, além dos modelos CMM, os métodos de avaliação e os produtos de suporte.

Posteriormente, outros modelos específicos de processo foram desenvolvidos, com o objetivo de atender às áreas de recursos humanos, aquisição de software e engenharia de sistemas. O uso simultâneo desses modelos nas empresas causou confusão devido à diferença entre as metodologias de um modelo para outro.

A partir daí, surgiu o modelo integrado, para atender de forma única a outras áreas, como a gestão de recursos humanos, além de servir de guia prático para a melhoria de processos nas organizações e dos profissionais envolvidos.

O método de avaliação oficial do SEI para obtenção de nível de maturidade no modelo integrado é o SCAMPI (Método Padrão de Avaliação do CMMI para Melhoria de Processos). O principal objetivo do SCAMPI é avaliar o atendimento às recomendações do CMMI e estabelecer um nível oficial de maturidade ou capacidade da organização, além do estabelecimento de requisitos para quem exercer a função de líder da avaliação.

CMMI, O Modelo de Maturidade de Capacitação do SEI

A engenharia de sistemas recebe do modelo integrado as recomendações para a aquisição adequada de sistemas, de modo que atenda às necessidades do cliente; o CMMI prevê os passos necessários para que os engenheiros de sistema desenvolvam esse sistema de forma organizada no ciclo de vida do projeto.

Com o intuito de medir a maturidade de produção de software, a engenharia de software é a atividade voltada ao desenvolvimento de software com boa qualidade, em prazos e custos razoáveis e previsíveis.

O CMMI fornece as recomendações para o desenvolvimento e a aquisição adequada do software de outros fornecedores, aliando o produto ao sistema em desenvolvimento.

O Desenvolvimento Integrado do Produto e do Processo conta com a participação dos stakeholders na composição do processo de software e do produto resultante, para análise macro do sistema, estudando a melhor maneira de atenderem aos requisitos do cliente.

Devido às diferentes estratégias aplicadas pelas empresas no desenvolvimento de software, o CMM elaborou a abordagem de desenvolvimento por estágios de maturidade, atualmente utilizada pelo CMMI.

Contudo, a principal diferença deste para aquele é que o CMMI suporta a abordagem contínua de desenvolvimento, integrando apenas as áreas de processo utilizadas na empresa.

Áreas de processos podem ser entendidas como um conjunto de objetivos e práticas relacionadas em uma área que, quando executadas coletivamente, satisfaz um grupo de metas importantes, responsáveis pelas melhorias significativas nessa área.

As áreas de processo (Process Area - PA) compõem, além de práticas genéricas e específicas, os objetivos genéricos e específicos definidos. Portanto, cada área de processo abrange atividades específicas, integradas ou não, conforme a representação do modelo adotado pela empresa em questão: por estágio ou contínua.

Representação por Estágio

A representação por estágios propõe a melhoria de capacidade da organização através da evolução dos níveis de maturidade. Cada nível de maturidade abrange um conjunto de áreas de processo que devem ser contemplados para que o nível pretendido seja atingido.

Por exemplo, para que obter o nível 3 de maturidade, todas as PA relacionadas ao nível 1, nível 2 e nível 3 devem ser contempladas. Os cinco níveis de maturidade de capacitação do SEI são os apresentados na Figura 1.

1.png

Figura 1. Modelo de Maturidade de Capacitação do SEI.

Nível Inicial

No nível inicial de Maturidade, os processos são caóticos e não há um gerenciamento eficaz do projeto. Há problemas com o cronograma e custo, além da falta de padrões no cumprimento de requisitos, e a organização dependem frequentemente de pessoas chave, ou seja, profissionais convocados em situações de emergência para solucionar dificuldades.

A dependência da organização da competência das pessoas pode ser considerado um problema que, embora não impeça o perfeito desenvolvimento do produto com qualidade, torna a organização vulnerável. Tal fato se deve à rotatividade dos profissionais na organização; caso haja troca de pessoal, a qualidade na produção de software pode diminuir.

Além dos problemas de ordem gerencial predominarem sobre os de ordem técnica, não existem, portanto, mecanismos organizacionais para garantir que os procedimentos sejam adotados de forma consistente.

Nível Gerenciado

Nesse nível, o projeto passa a contar com procedimentos formais e requisitos gerenciados. Esse nível possui as áreas de processo descritas na Tabela 1.

Sigla

Descrição

RSKM

Requirements Management (Gerenciamento de Requisitos)

PP

Project Planning (Planejamento do Projeto)

PMC

Project Monitoring and Control (Monitoramento e Controle do Projeto)

SAM

Supplier Agreement Management (Gerenciamento de Acordos com Fornecedores)

MA

Measurement and Analysis (Medição e Análise)

PPQA

Process and Product Quality Assurance (Garantia da Qualidade do Processo e do Produto)

CM

Configuration Management (Gerenciamento de Configurações)

Tabela 1. Áreas de Processo do Nível Gerenciado

No nível 2, equivalente ao nível repetível do CMM, não existe um modelo de processo formal, e a organização é capaz de repetir com êxito projetos do mesmo tipo.

Para tanto, é necessária a motivação da equipe por parte dos gerentes, a fim de aumentar a probabilidade de sucesso no desenvolvimento do produto.

Os métodos de gerenciamento de software são documentados, e há o acompanhamento e a orientação no projeto. Além dis ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo