Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta de forma abrangente o assunto melhoria de processo de software.


Para que serve:

Estabelecer boas práticas para facilitar os trabalhos envolvidos na melhoria de processos de software.


Em que situação o tema é útil:

Empresas que estão em busca de excelência no desenvolvimento de software possuem como uma de suas alternativas o trabalho fundamento em processos e sua melhoria contínua.

A melhoria do processo de software pode ser considerada hoje uma das grandes prioridades para as organizações que trabalham com software. Isto se deve à exigência do mercado por produtos com maior qualidade, que sejam entregues mais rapidamente e com menor custo de desenvolvimento. Estudos apontam que ao tentarem melhorar seus processos, as empresas estão em busca de:

• entender as características dos processos existentes e os fatores que afetam a sua capacidade;

• planejar, justificar e implementar ações que modificarão os processos, tornando-os mais coerentes com as necessidades de negócios e;

• avaliar os impactos e benefícios ganhos, comparando-os com os custos advindos das mudanças realizadas.

Neste contexto de melhoria de processo, é importante destacar uma das atividades de maior importância: a avaliação dos processos utilizados durante a execução dos projetos.

Com o objetivo de apoiar a melhoria de processo, diversos métodos surgiram ao longo dos últimos anos. Alguns métodos avaliam os processos da organização tomando como base algum modelo de referência, que descreve um conjunto de princípios e práticas e assume que, se devidamente seguidas, irão levar a melhores produtos de software. Outros métodos utilizam as medições para entender e avaliar os processos em uso e, somente então, tomar ações que levem à melhoria do processo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo