Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo.

Este artigo apresenta uma alternativa para envio de mensagens SMS a partir de aplicativos Desktop, sem a burocracia das operadoras, sem contratos. Na arquitetura proposta, um aplicativo Java SE com acesso a banco de dados formata mensagens SMS e envia, via Bluetooth, essas mensagens para um aparelho celular, o qual roda uma aplicação Java ME. Ao receber a mensagem Bluetooth, o programa para celular formata uma mensagem SMS e envia aos destinatários.


Para que serve.

Este artigo tem várias aplicações, pode ser utilizado por programadores que desejam conhecer a tecnologia Bluetooth, tanto em aplicativos Desktop quanto Mobile, para os que desejam aprender o envio de SMS usando a Wireless Message API, ou ainda, usuários ou empresas que precisam enviar mensagens SMS utilizando um aplicativo Desktop.


Em que situação o tema é útil.

Esse artigo é útil para usuários que já possuam um conhecimento intermediário com a tecnologia Java, e que precisam aplicar tecnologias como Bluetooth, SMS ou desenvolver um aplicativo desktop com banco de dados de forma rápida.

Resumo DevMan

Os celulares existentes hoje no mercado permitem, além das funcionalidades tradicionais de realizar e receber ligações, o envio e a recepção de SMS. Entretanto, esse recurso é exclusivo dos aparelhos celulares. Outras plataformas, como Web ou desktop, para poderem enviar SMS necessitam de um acordo com alguma operadora de celular que oferecerá este serviço. Porém, esse processo pode ser burocrático e pode se transformar em um esforço desproporcional, principalmente se o usuário deseja utilizar o envio de mensagem esporadicamente. Neste contexto, este artigo apresenta uma alternativa para envio de mensagens SMS a partir de aplicativos Desktop, sem a burocracia das operadoras, sem contratos. Na arquitetura proposta, um aplicativo Java SE com acesso a banco de dados formata mensagens SMS e envia, via Bluetooth, essas mensagens para um aparelho celular, o qual roda uma aplicação Java ME. Ao receber a mensagem Bluetooth, o programa para celular formata uma mensagem SMS e envia aos destinatários.

Autores: Flávia Mara Alves e Robison Cris Brito

A sociedade moderna exige que as pessoas estejam conectadas constantemente com objetivo de que as informações sejam compartilhadas de forma rápida, isso incluindo a comunicação pessoa a pessoa, empresa a pessoa ou empresa a empresa.

Essa comunicação iniciou com a necessidade das pessoas manterem contato umas com as outras sem se preocuparem com a distância. Contudo, devido ao constante avanço tecnológico, já não trata simplesmente do contato mantido entre dois ou mais indivíduos. A necessidade atual é facilitar e baratear ao máximo esta comunicação.

Uma forma de permitir a comunicação entre pessoas com baixo custo é o envio de mensagens de texto curtas, também conhecidas por SMS (Short Message Service).

Os celulares existentes hoje no mercado permitem, além das funcionalidades tradicionais de realizar e receber ligações, o envio e a recepção de SMS. Entretanto, esse recurso é exclusivo dos aparelhos celulares. Outras plataformas, como Web ou desktop, para poderem enviar SMS necessitam de um acordo com alguma operadora de celular que oferecerá este serviço. Porém, esse processo pode ser burocrático e pode se transformar em um esforço desproporcional, principalmente se o usuário deseja utilizar o envio de mensagem esporadicamente.

A alternativa apresentada nesse artigo para o envio de mensagens SMS a partir de aplicações Desktop utiliza o serviço tradicional de envio de SMS existente nos aparelhos celulares. Na arquitetura proposta, estes receberiam de um aplicativo Desktop via mensagem Bluetooth um texto curto (160 caracteres) e um número, que por sua vez serão utilizados para o envio do SMS.

A única limitação dessa arquitetura é a necessidade de crédito no aparelho celular que recebe dados via Bluetooth, permitindo com isso o envio de mensagens SMS. Não existe quantidade mínima ou máxima de mensagens, ao contrário dos contratos das operadoras, nessa arquitetura o usuário só pagará pelas mensagens enviadas, ao preço de mercado por mensagem.

Para o desenvolvimento dos aplicativos propostos, será utilizada a IDE de desenvolvimento Netbeans, versão 6.9 full, a qual possui ferramentas que facilitam o desenvolvimento de aplicações Desktop e Mobile. Para o banco de dados utilizado no exemplo, foi optado pelo Apache Derby (ou JavaDB), presente na versão full do Netbeans (ler Nota DevMan 1).

Nota DevMan 1. Dica

Nesse artigo não serão apresentados os conceitos mais básicos do desenvolvimento Desktop e Mobile, como criação de projetos e desenvolvimento da interface visual dos aplicativos. Também não serão tratados detalhes de baixo nível da tecnologia Bluetooth e das mensagens SMS. O foco do artigo será basicamente a comunicação entre o aplicativo Desktop e Mobile e o uso da Wireless Message API para o envio de mensagens de texto utilizando SMS.

Arquitetura do aplicativo proposto

Para o funcionamento da arquitetura proposta, será necessário o desenvolvimento de dois aplicativos específicos. Um aplicativo desktop, de agora em diante referenciado com “aplicativo servidor”, e um aplicativo celular, chamado de “cliente”. Este último enviará as mensagens de texto aos celulares destinatários, conforme estrutura apresentada na Figura 1.

Figura 1. Arquitetura do aplicativo proposto.

Assim, o aplicativo servidor, que terá acesso a um banco de dados com telefones e mensagens, enviará essas informações via Bluetooth para o aplicativo móvel, que por sua vez enviará o SMS aos aparelhos destinatários, debitando do seu crédito os custos de cada mensagem enviada.

Desenvolvimento do aplicativo Servidor

O aplicativo servidor sugerido para este artigo é uma agenda de eventos, este desenvolvido com a tecnologia Java SE. Essa agenda recebe os dados dos eventos, sendo eles, nome, data e hora do evento e um número de celular para o envio de um SMS. Esse SMS será enviado apenas na hora do evento.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo