De que se trata o artigo

O objetivo desse artigo é apresentar de forma concisa uma proposta de incorporação de um Processo de Desenvolvimento de Software incorporado ao Framework de Gerência de Projetos Scrum. As atividades do Processo de Desenvolvimento são baseadas na metodologia ágil de desenvolvimento de software Open UP.


Para que serve

O Framework de Gerência de Projeto Scrum é um guia aplicado para auxiliar o processo de gerência de projetos, independente da natureza dos mesmos. Porém, Scrum não está preocupado com o método pelo qual serão implementadas as ações para o desenvolvimento do projeto proposto. Este artigo tem como objetivo auxiliar equipes de desenvolvimento de software que sempre atuaram de forma pragmática a migrar para uma proposta de desenvolvimento ágil, sem precisar quebrar seus paradigmas de forma voraz.


Em que situação o tema é útil

Este artigo oferece subsídio para equipes de desenvolvimento que estejam protelando adotar métodos ágeis de desenvolvimento de software. É importante destacar que o uso de Scrum é indicado para equipes de aproximadamente sete membros. Esse artigo não é um manual para Scrum ou Open UP.

Scrum e Metodologias Ágeis

Existe ainda uma resistência muito grande por parte das equipes de desenvolvimento em aplicar técnicas adequadas de Engenharia de Software em seus processos de desenvolvimento pela visão burocrática que algumas metodologias oferecem. Outras equipes oferecem uma resistência a metodologias ágeis, considerando que as mesmas não oferecem o suporte necessário para os processos de desenvolvimento de software. Esse artigo tem como principal objetivo apresentar um processo de desenvolvimento ao mesmo tempo ágil e pragmático.

Antes de tudo, é necessário falar sobre alguns conceitos importantes do processo de desenvolvimento de software. Segundo [PRESSMAN], a Engenharia de Software é uma disciplina embasada em quatro pilares fundamentais, os quais são apresentados na Figura 1. Esses pilares são (do nível mais alto para o mais baixo): Ferramentas, que dão o suporte necessário para o desempenho de tarefas diversas na construção de software; Métodos, que dão suporte às atividades desempenhadas pelos membros das equipes; Processos que norteiam e guiam as diversas atividades desempenhadas e Qualidade, que é o resultado a ser atingido com todo o processo de desenvolvimento de software.

Figura 1.Estrutura da Engenharia de Software

Dois pontos importantes que devem ficar muito claros aqui são Processos e Métodos. Um Processo de Software pode ser definido como uma estrutura que define uma sequência (ou um conjunto de sequências) de atividades desempenhadas durante o desenvolvimento de software, atividades estas desempenhadas por papéis e que geram produtos de trabalho como resultado. Na Figura 2, é possível perceber a interligação entre esses diversos elementos.

Figura 2. Estrutura de Processo [PRESSMAN]

A Camada de Qualidade, apesar de não possuir integração direta com a Estrutura de Atividades, oferece suporte à mesma através de atividades de Verificação e Validação da qualidade durante a execução das tarefas diversas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo