Metodologias de desenvolvimento de aplicações Web – Parte 01

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (7)  (0)

Este artigo visa descrever três metodologias para o desenvolvimento de aplicações que utilizam a Web como plataforma de execução .



por Arilo Cláudio Dias Neto

O constante crescimento da Internet e a necessidade de serviços rápidos e instantâneos têm ocasionado uma demanda significativa no desenvolvimento de aplicações que utilizam a Web como ambiente operacional.

Além disto, as aplicações desenvolvidas para Web estão se tornando cada vez mais complexas devido às características de negócio da aplicação a ser desenvolvida, acrescida dos vários aspectos específicos que devem ser considerados para o desenvolvimento destas aplicações.

Tendo em vista essas informações sobre aplicações Web, diversas metodologias específicas para o desenvolvimento dessas aplicações têm sido utilizadas. Baseando-se neste cenário, este artigo visa descrever três metodologias para o desenvolvimento de aplicações que utilizam a Web como plataforma de execução e os passos para a modelagem de uma aplicação Web real com cada metodologia apresentada através de um estudo de caso.


Características de Aplicações Web

A Internet tornou-se um grande mecanismo para realização de negócios. As características da Internet que influenciaram esse crescimento são: simplicidade aos usuários; informações dinâmicas; facilidade de utilização independente do local que o usuário se encontra. Essas características resultam no crescimento do desenvolvimento de sistemas que utilizam este ambiente para execução, tornando esses sistemas cada vez mais complexos.

Aplicações Web possuem características específicas comparadas a outros tipos de aplicações. Observamos, principalmente, duas formas pontuais de diferenciarmos aplicações Web: aplicações Web x sistemas convencionais e aplicações Web x Web sites.

·   Aplicações Web x Sistemas Tradicionais


A primeira forma consiste nas diferenças entre aplicações Web e sistemas convencionais. A engenharia de um sistema para Web envolve, além dos aspectos definidos na Engenharia de sistemas convencionais, aspectos que são relevantes apenas para esse tipo de sistema, como o ambiente exploratório baseado em navegação e navegação personalizada entre usuários, ou seja, o acesso às informações independente de outras pessoas. A Figura 1 expressa que a Engenharia de aplicação Web envolve outras características além da Engenharia de software para sistemas convencionais.


sql-31-07-2008pic01.JPG
Figura 1.
Engenharia de aplicações Web

·   Aplicações Web x Web site

Em outra perspectiva, podemos diferenciar aplicações Web de Web sites. Uma aplicação Web consiste em Web sites que permitem ao usuário interagir com a aplicação, ou seja, aplicação Web seria a composição de Web sites que disponibilizam um determinado serviço aos seus usuários.


Uma aplicação Web enfatiza principalmente os aspectos relacionados à aplicabilidade e funcionalidade enquanto um Web Site tem ênfase na apresentação, aparência e navegação.
 

·   Dimensões de Projeto de uma aplicação Web


Uma aplicação Web pode ser caracterizada por três dimensões do projeto: estrutural (ou conceitual), navegacional e de apresentação. A dimensão estrutural define a organização das informações a serem tratadas pela aplicação e os seus relacionamentos, a dimensão navegacional define como as informações serão acessadas através da aplicação e a dimensão de apresentação define como as informações e o acesso a essas informações serão apresentados ao usuário da aplicação.

 

Tendo em vista essas informações e características de aplicações Web, torna-se necessária a utilização de metodologias que auxilie no desenvolvimento da aplicação, evitando-se o desenvolvimento de maneira “ad hoc”, ou seja, implementar e testar.
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?