De que se trata o artigo:

Conhecer o código é um requisito essencial para que seja possível desenvolver novas funcionalidades e mantê-las com qualidade. Assim, neste artigo veremos como obter informações do código para que possamos tomar as melhores decisões sobre a evolução do mesmo.


Para que serve:

Métricas de software servem para termos parâmetros de referência sobre como está o código de nossas aplicações, saber como está o desempenho de cada membro da equipe do projeto, a complexidade de cada método, classe, entre outras informações.

Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil para desenvolvedores, analistas e gerentes de projetos que se preocupam com a qualidade do mesmo e que precisam de dados para poder tomar decisões a respeito do software em desenvolvimento.

Resumo DevMan:

Neste artigo abordamos o conceito de métricas de software, destacando a sua importância para que o desenvolvedor saiba como obter informações sobre seu código. Além disso, conhecemos três métricas: de tamanho, de complexidade e de coesão.

Métricas de software têm sido apontadas como um dos principais mecanismos para tornar o desenvolvimento e manutenção de softwares uma disciplina mais previsível e controlável [Car 03]. Medir é uma prática básica em qualquer tipo de engenharia e na Engenharia de Software não é diferente. Neste contexto, várias métricas têm sido propostas para se medir atributos como tamanho, complexidade, coesão e acoplamento dos mais variados artefatos de software.

As métricas estão relacionadas tanto com o produto, como com processos de desenvolvimento e manutenção do software. A partir delas, conseguem-se dados quantitativos que oferecem uma boa informação sobre o andamento do projeto. Com essas informações, é possível fazer a estimativa de custos, prazos de entrega e até mesmo ter noção sobre a qualidade do sistema [Car 03].

Nos dias de hoje, o desenvolvimento de grandes sistemas é uma atividade que vem se tornando cada vez mais comum e que consome muito tempo e esforço. Sabendo-se que cada etapa do desenvolvimento de um sistema requer planejamento e esforço, é preciso fornecer informações para que os desenvolvedores possam tomar decisões sobre o andamento das atividades. Desta forma, as métricas de software tornam-se necessárias para identificar informações sobre o processo e auxiliar nas decisões tomadas.

Tipos de Métricas

As métricas de software são divididas em métricas do produto, do processo e do projeto. As métricas do produto descrevem características do produto como tamanho, complexidade, design, performance e níveis de qualidade. Métricas de processo podem ser usadas para melhorar as atividades de desenvolvimento e manutenção do software. Já as métricas de projeto descrevem as características do projeto em desenvolvimento, como o número de desenvolvedores, utilização de padrões, custo, produtividade, entre outros.

Entre as muitas métricas de produto, as métricas de código fonte estão entre as mais importantes. Muitas destas estão diretamente relacionadas ao paradigma da linguagem de programação, como é o caso das métricas orientadas a objeto. Entretanto, existem também métricas que independem do paradigma de desenvolvimento adotado. Neste ponto, vale ressaltar a importância da escolha das mesmas. Uma má escolha das métricas pode resultar em informações inadequadas para a análise do desenvolvimento de software e, por consequência, erros nas decisões de projeto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo