Por que eu devo ler este artigo:

Nesse artigo são tratados aspectos relevantes acerca da aplicação e utilização de métricas de software, visando identificar e explanar fatores que contribuem para que atividades de medição e estimativas sejam realizadas de forma ineficiente pela indústria de TI.

Esse artigo é útil em situações onde as atividades de medição e estimativas de software são realizadas de forma ineficiente, pois apresenta dados e informações importantes que são identificados como contribuintes para o uso ineficiente de métricas em projetos de software, dando uma visão ampla acerca do assunto, ajudando profissionais de TI a identificar tais fatores em suas organizações e com isso minimizar os problemas encontrados na realização desse tipo de atividade.

Métricas de Software é um assunto que vem sendo estudado há anos e mesmo assim, ainda hoje desperta interesses de pesquisadores. Talvez pelo fato de ainda não ter atingido sua maturidade. Sabe-se que realizar estimativas e prover métricas de software eficientes tem se tornado um grande desafio na área de TI e que essa incapacidade da indústria em estimar software com precisão resulta em problemas orçamentais e atrasos nas entregas. Diante disso, esse artigo tem como objetivo investigar e apresentar possíveis causas que contribuem para o uso ineficiente de métricas de software.

Métricas de softwares possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo de gerenciamento de projetos - o planejamento.

Servem como suporte à medição em diversas tipos de atividades e aplicações como, por exemplo: utilização de métricas no contexto organizacional de gestão do conhecimento, no apoio a sistemas baseados em computação em nuvem, no suporte a medição de complexidade do software, medição de esforço de trabalho, métricas no contexto de custos em manutenção corretiva de software, como suporte a mensuração de qualidade em aplicações de negócios, inspeção de software e métricas no contexto de qualidade e testes de Software.

Métricas de software medem diferentes aspectos da complexidade do software e, portanto, desempenham um papel importante na análise e melhoria da qualidade do software. Tais aspectos abrangem área de qualidade, estimativa, custos, processos e assim por diante.

Uma outra definição para métrica de software a referencia como sendo a medida - geralmente usando classificações numéricas - para quantificar algumas características ou atributos de uma entidade de software. Medições típicas incluem a qualidade dos códigos de fonte, o processo de desenvolvimento e as aplicações realizadas.

Além dessas, pode-se afirmar também que métricas de software é a contínua aplicação de técnicas baseadas na medição para o processo de desenvolvimento de software e para os seus produtos fornecendo informação de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo