Middleware Open Source TV Digital

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O artigo visa mostrar para a comunidade java uma das possibilidades para se envolver com TV Digital. Para isso sera aprensentado um projeto Open Source de Middleware para TV digital no padrão brasileiro que esta sendo desenvolvido de forma colaborativa e necessita colaboradores. Acredito que com isso será respondido a duvida que tenho visto em inumeros foruns, blogs e palestras, "como posso comecar a me envolver com TV Digital".

Como fazer parte da migração para TV Digital.

Como todos sabem, a aproximadamente 5 anos tiveram inicio as definições do padrão brasileiro de TV Digital. Depois de muitos obstaculos hoje temos um padrão completo o ISDB-TB. O padrão criado tem como base o sistema japonês ISDB pré-existente acrescentando tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das Universidades Brasileiras.
Para iniciar a recepção Digital será necessario que a população adquira um receptor Digital no padrao ISDB-TB, e para isso será necessaria a criação de um middleware que suporte todas as caracteristicas do sistema brasileiro. Atualmente existe uma implementação OpenSource sendo desenvolvida em algumas universidades brasileiras, porém não existe nenhuma implementação na qual a população possa colaborar. Essa seria uma maneira de diminuir custos e promover a inclusão da sociedade nesse contexto, e isso é obrigatório já que em sua totalidade, o padrão brasileiro foi escolhido de maneira a ser livre de Royalts, com o intuito de reduzir custos e promover a inclusão social.

Como estudante de Ciência da Computação, e portanto curioso, eu desejava fazer parte da revolução, ajudar a cortar os cabos da TV Analôgica, porem depois de estudar um pouco descobri que ainda não é possivel trabalhar na area pois não existe um middleware pronto. Porem me perguntei o que tem de tão complexo esse tal de middleware que eu não possa colaborar no desenvolvimento? A resposta é NADA, o middleware é uma camada intermediaria que deve interpretar as aplicações de TV Digital, realizar o Demux de sinal e até mesmo dar permisão de escrita em disco quando necessario.

Com objetivo de acelerar o processo e incluir a comunidade java, iniciamos o projeto Middleware Open source de Desenvolvimento Aberto (ModaTV).


O que é o projeto ModaTV?

É uma rede de desenvolvedores distribuídos para implementação livre de um middleware para a TV Digital brasileira seguindo as normas Ginga da ABNT(15606-1). Com a colaboração de todos, teremos um middleware interativo completo, construído pela comunidade. Acreditamos que dessa maneira será possível a comercialização de um set-top-box acessível a todos, pois o custo de desenvolvimento do software será diluído, restando apenas o custo de embarcar o software e o custo de hardware. Assim, a TV Digital finalmente alcançaria um de seus principais objetivos, que é promover a inclusão social.

Quais os objetivos?

  • Incluir a comunidade no desenvolvimento da TV Digital brasileira, estimulando a criação de times de desenvolvimento distribuídos ao longo do país, aproximando universidades, órgãos de pesquisa, e empresas

  • Validar as especificações do middleware Ginga, propondo alternativas de implementação ainda não exploradas

  • Democratizar o conhecimento técnico acumulado ao longo do desenvolvimento do padrão SBTVD

  • Introduzir novos agentes a um ambiente real de desenvolvimento de componentes de software para TV Digital

  • Ao fim do projeto, teremos uma implementação do middleware mais interativo do mundo, da forma mais inovadora possível: através da própria comunidade

O que temos?

O LWUIT completo para celular, rodando em desktop, utilizando o SDL como base gráfica. Precisamos adaptá-lo ao JavaDTV 1.1, mas quem disse que a vida é fácil?

Qual a base do projeto?

A base do projeto são as especificações incluídas nas normas ABNT que definem o Ginga. O módulo LWUIT está sendo adaptado de um projeto com licença GPL, o código original do projeto LWUIMB se encontra em (http://lwuimb.thenesis.org)

Como posso Participar?

Você pode participar de muitas formas, dentre elas:

Programando

O projeto é open source e de desenvolvimento comunitário, portanto, sem programadores nunca vamos conseguir concluí-lo. Baixe o código e, se achar que pode nos ajudar, você será bem-vindo. Para atuar dessa forma, você precisará dominar pelo menos um dos seguintes requisitos: conhecimento em Java, C/C++, JNI, e ambiente Linux.

Testando

Teste-o! Um projeto de código livre garante uma qualidade muito boa pelo seu "teste comunitário". Baixe a versão do SVN, como é explicado aqui, e caso ache algum problema, nos notifique inserindo-o no Issue Tracker.

Documentando

Como todo projeto, precisamos de pessoas com habilidade para documentação. Se esse é o seu caso, por favor, não deixe de nos procurar.

Investindo

Nós bem que tentamos, mas não foi possível viver de luz. Um de nossos programadores desmaiou e quase morreu por fazer a dieta da luz. Então resolvemos começar a trabalhar em empresas normais, daquelas que ficam em prédios e pagam um salário, portanto nosso tempo é reduzido.
Dessa forma, para que possamos concluir o projeto mais rápido, contamos com a sua ajuda.

E como devo fazer para Participar?

Para ingressar no grupo mande um e-mail para middlewareadmins@gmail.com. Seu e-mail será redirecionado para todos os administradores do projeto, e assim entraremos em contato com você.

Atualmente, estamos reaproveitando os seguintes projetos:

IRC CHANNEL

  • Server: irc.unirc.org

  • Channel: #middlewareopensource

OBS

Nossa implementação é completamente open source e realizada sobre licença GPLv3, sinta-se à vontade para baixar, compilar, copiar, distribuir, reclamar ou juntar-se ao projeto.

Para saber o andamento do projeto acesse o site do projeto ou http://www.rafaelalmeida.net ou http://cbs.net.br

”Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias." (George Bernard Shaw)

Agradecimentos ao projeto Thenesis - LWIMB, pois nosso LWUIT está sendo adaptado do código deles. (LWUIMB foi liberado sobre GPL.)

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?