Migração de banco de dados

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Este artigo apresenta os motivos e o grande desafio de se realizar o processo de mudança de um SGBD. Como exemplo, serão considerados os SGBDs PostgreSQL e Oracle.

Mentoring: apresentação do cenário
Este artigo apresenta os motivos e o grande desafio de se realizar o processo de mudança do SGBD. Realça a importância da escolha do novo SGBD, propõe estratégias para avaliar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e mostra a importância de verificar a compatibilidade da tecnologia atual com a nova (escolhida). Enfatiza também a necessidade de planejar, documentar e homologar todas as etapas do processo de migração de base de dados entre SGBDs, além de mostrar as semelhanças e diferenças que serão encontradas em um processo de migração.
Autores: Silvia das Dores Rissino, Darlene Figueiredo Borges Coêlho e David dos Santos Oliveira

O processo de migração de um Sistema Gerenciador de Banco deDados (SGBD) é complicado e demanda grandes estudos e elaboração de bons projetos, já que é um grande desafio para a empresa. A aquisição de um SGBD em uma empresa com a finalidade de armazenar e gerenciar os dados é muito delicada, pois é necessário que diversos fatores sejam analisados com o propósito de se obter a melhor solução e escolha.

Deve-se observar, primeiramente, a necessidade e as regras de negócio da empresa, bem como o número de usuários que irão ter acesso ao banco de dados e a estrutura disponível para aquela tecnologia.

É importante realçar o cuidado na escolha do novo SGBD, de avaliar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e a importância de verificar a compatibilidade da tecnologia atual com a nova (escolhida). Para efetuar a migração de um SGBD, várias etapas devem ser realizadas, desde o processo de análise dos dados, os motivos para realizá-la, até a escolha da nova tecnologia e os cuidados a serem tomados com a base de dados. Essas etapas são apresentadas e discutidas neste artigo.

Motivos para mudar o SGBD que gerencia a base de dados

Quando se faz necessário realizar uma migração de base de dados, deve-se inicialmente analisar os motivos da necessidade para tornar viável a sua execução. Entre os principais motivos a serem analisados, destacam-se:

  • Tecnologia desatualizada: com o passar do tempo, um SGBD tende a ficar desatualizado em face das novas necessidades, avanços tecnológicos e até mesmo devido aos recursos de hardware e software existentes, tornando um ambiente depreciado e comprometendo o desempenho do sistema. A preocupação com o desempenho do sistema faz parte do processo de optar por uma nova tecnologia de SGBD para realizar a migração;
  • Menor custo de propriedade: quando é necessário realizar uma migração de base de dados, muitas vezes o custo de propriedade é um dos fatores mais importantes, visto que algumas soluções não têm um custo financeiro inicial muito grande, mas podem ter um custo de manutenção alto. Já em outras soluções, o custo da propriedade pode ser uma boa solução para determinado cliente, que visa um sistema com maior robustez;
  • Melhor desempenho: a informação tem um grande valor nas atividades das empresas, por isso o desempenho do SGBD" [...]

    A exibição deste artigo foi interrompida :(
    Este post está disponível para
    assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?