Guia Delphi

Mobile no Delphi: Mudando a visualização dos dados no ListView

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Veja neste artigo como configurar a propriedade ItemAppearance para modificar a visualização dos dados em aplicações mobile no Delphi.

Motivação

Quando utilizamos o FireMonkey para o desenvolvimento multidispositivo, o componente padrão para a listagem de dados em grade é o ListView, que pode ser considerado o substituto do DBGrid, muito utilizado em aplicações desktop e que não está presente na paleta de componentes quando um projeto FireMonkey é criado. Dessa forma, é importante o entendimento das principais propriedades do ListView, já que em praticamente todo o tipo de software é necessário apresentar listagens para que o usuário possa realizar pesquisas das informações. Entre essas propriedades, uma que se destaca é a ItemAppearance, relacionada à quantidade de campos que poderão ser visualizados e também como eles estarão dispostos na tela. Essa propriedade apresenta uma série de configurações, e seu entendimento é fundamental para a construção de listagens com informações de detalhes, imagens ou botões.

Mobile no Delphi: Mudando a visualização dos dados no ListView Saiba mais sobre desenvolvimento mobile em Delphi no curso Desenvolvendo para Android com Delphi

Passo 1: Criação do formulário e geração de dados aleatórios

A Figura 1 apresenta o formulário que simulará as configurações da listagem de registros, sendo composto por um ListView e por um componente PrototypeBindSource (ptbDados), da paleta LiveBindings. O ListView deve ter sua propriedade Align configurada com o valor Client, para que o componente ocupe toda a área da janela, enquanto o ptbDados será utilizado para a geração de registros aleatórios. Esse componente é bastante útil para a prototipação de aplicativos sem a necessidade de ClientDataSets, arquivos XML ou conexões com bases de dados.

Clicando duas vezes sobre ptbDados, o editor de campos será aberto, e nele percebemos a existência de uma grande variedade de tipos de campos e de dados. Pode-se observar na Figura 1 que para esse exemplo selecionamos cinco campos: uma foto pequena (ContactBitmap1), o nome (ContactName1), o cargo (ContactTitle1), um valor do tipo moeda (CurrencyField1) e um número inteiro (IntField1). Para melhor visualização, sugere-se que seja desmarcada a opção Repeat Values (Figura 1) para o nome do contato. Assim, os nomes não serão repetidos e a visualização do agrupamento entre cargos e pessoas ficará mais visível nos testes.

Mobile no Delphi: Mudando a visualização dos dados no ListView
Figura 1. Formulário do aplicativo

Passo 2: Configurando a aparência do ListView com LiveBindings

A propriedade ItemAppearance>ItemAppearance do ListView permite que a posição dos campos na grade seja modificada e ajustada de acordo com a necessidade do desenvolvedor. Para isso, existem seis opções básicas: ListItem, ListItemRightDetail, ImageListItem, ImageListItemRightButton, ImageListItemBottomDetail e ImageListItemBottomDetailRightButton. Basicamente, o que diferencia cada uma delas é a quantidade de campos exibidos e o posicionamento deles dentro do ListView. A Figura 2 apresenta exemplos de uso de três dessas propriedades, sendo mostrado o resultado do lado esquerdo e a configuração via Live Bindings do lado direito.

ItemAppearance e Live Bindings – parte 1
Figura 2. ItemAppearance e Live Bindings – parte 1

O primeiro caso (a) diz respeito à opção ListItem, que disponibiliza o Item.Text e o ItemHeader.Text, ambos ligados via Live Bindings ao nome e ao cargo, respectivamente. Como o ItemHeader tem a função de agrupar os dados e os funcionários Marry Harris e James Garcia têm a profissão Software Engineer, eles serão agrupados logo abaixo dela. O segundo caso (b) apresenta a configuração ImageListItem e mostra a miniatura da imagem (ContactBitmap1) ligada no valor Item.Bitmap, fato que posiciona a imagem ao lado do nome e à esquerda no ListView. Por sua vez, o terceiro caso (c) mostra a configuração ImageListItemBottomDetail, na qual além do nome, do cargo e da imagem, envolve também o campo CurrencyField1, ligado ao Item.Detail, fato que o posiciona abaixo do nome da pessoa.

A Figura 3 demonstra a configuração das outras três propriedades restantes. No exemplo a, temos a opção ListItemRightDetail, na qual o CurrencyField1 é posicionado à direita do nome da pessoa. O exemplo b representa a opção ImageListItemRightButton com o campo IntField1 ligado ao Item.ButtonText, sendo adicionado um botão do lado direito ao invés da flecha de mais opções (presente nas outras imagens). Por fim, o exemplo c apresenta a configuração ImageListItemBottomDetailRightButton, que adiciona um item de detalhe além do botão.

ItemAppearance e Live Bindings – parte 2
Figura 3. ItemAppearance e Live Bindings – parte 2

Além dessas configurações, note que existem também os valores Synch, SelectedValue, Item.LookupData, ItemHeader.Break e Item.ImageIndex. Eles não foram empregados nesse exemplo, mas a seguir descrevemos, brevemente, cada um deles.

A propriedade Synch, como o próprio nome indica, é utilizada para sincronizar o ListView com outros componentes na tela. Geralmente, fazemos uso dela quando temos um ListView na primeira guia e componentes TEdit na segunda, precisando então que haja sincronia entre o registro selecionado no ListView e os outros componentes. SelectedValue, por outro lado, indica o registro atual clicado/selecionado, enquanto que o Item.LookupData é empregado para ligar campos de nomes e Ids correspondentes, semelhante a um TComboBox. Já o ItemHeader.Break indica o campo que será usado para que seja feita quebra no agrupamento e, por fim, o Item.ImageIndex pode indicar o índice de uma imagem que esteja em um TImageList.

Outro detalhe importante é que quando uma configuração é mudada no Object Inspector, as ligações antigas não são perdidas. Por exemplo, caso estejamos utilizando a opção ListItemRightDetail (Figura 3 – a) e depois mudarmos para ListItem (Figura 2 – a), a ligação Item.Detail (que não existe na opção ListItem) é mantida, porém, não terá nenhum efeito na visualização. Para facilitar o entendimento, a Tabela 1 apresenta a relação entre as propriedades e as formas de visualização disponíveis.

Propriedade

Formas de visualização

Item.Text

ListItem, ListItemRightDetail, ImageListItem, ImageListItemRightButton, ImageListItemBottomDetail, ImageListItemBottomDetailRightButton

ItemHeader.Text

ListItem, ListItemRightDetail, ImageListItem, ImageListItemRightButton, ImageListItemBottomDetail, ImageListItemBottomDetailRightButton

Item.Detail

ListItemRightDetail, ImageListItemBottomDetail, ImageListItemBottomDetailRightButton

Item.Bitmap

ImageListItemRightButton, ImageListItemBottomDetail, ImageListItemBottomDetailRightButton

Item.ButtonText

ImageListItemRightButton, ImageListItemBottomDetailRightButton

Tabela 1. Propriedades ItemAppearance

Passo 3: Instalando a visualização MultiDetail

Uma dúvida muito comum dos desenvolvedores é se é possível adicionar mais dados de detalhes no ListView. Conforme visto nas Figuras 1 e 2, existe somente uma propriedade Item.Detail; ou seja, somente um campo pode ser adicionado.

Um recurso não muito conhecido para contornar essa limitação é a possibilidade de instalar um pacote adicional no Delphi Seattle, possibilitando assim a inclusão de mais dados. Para isso, deve-se abrir no IDE (File>Open) um pacote chamado SampleListViewMultiDetailAppearancePackage.dpk, que está localizado na seguinte pasta (de acordo com a instalação default do RAD Studio): C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\17.0\Samples\Object Pascal\Multi-Device Samples\User Interface\ListView\ListViewMultiDetailAppearance. Após aberto, deve-se clicar com o botão direito no nome do projeto no Project Manager e selecionar a opção Install. Com isso, o valor MultiDetailItem estará disponível na propriedade ItemAppearance do ListView em todos os projetos criados.

A Figura 4 mostra um exemplo da ligação Live Bindings, na qual é possível observar à direita que existem três Item.Detail, os quais estão posicionados um abaixo do outro na parte esquerda da figura.

MultiDetailItem e Live Bindings
Figura 4. MultiDetailItem e Live Bindings

Com isso, finalizamos o entendimento das principais configurações da propriedade ItemAppearance do ListView, a qual é essencial para a construção de listagens de dados em aplicativos mobile.

componente ListView no Delphi Saiba mais sobre o componente ListView no Delphi
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?