Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo

Antes de pensarmos no software que será desenvolvido, precisamos entender o domínio do negócio de que este software fará parte. Neste sentido, este artigo trata da importância de entender a estrutura e a dinâmica do negócio antes de começar o desenvolvimento de algum projeto de software, e discutirá algumas notações para se modelar os processos de negócio.


Para que serve

Mostrar a importância de entender o negócio da organização, suas necessidades e principais problemas atuais; buscar alternativas para minimizar ou resolver esses problemas e, de forma geral, otimizar os processos de negócio; documentar os processos de negócio para a elicitação de bons requisitos de software, atendendo ou superando as expectativas de seus stakeholders.

Em que situação o tema é útil

Para pessoas da área de tecnologia da informação que trabalham no desenvolvimento de soluções de software para organizações, com o objetivo de atender as suas necessidades reais de negócio, potencializando o alinhamento entre a TI e os objetivos deste negócio.

Autores: Nadja Rodrigues e Jorge Dias Jr.

Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação vêm sendo utilizadas não apenas como ferramentas para automatização organizacional, através de sistemas de informação tradicionais. Com o surgimento de novos paradigmas e recursos, houve uma transferência de valores entre os instrumentos organizacionais, e a tecnologia passou a ser vista como elemento imprescindível para elaboração de estratégias e formação de inteligência de negócios.

O resultado da percepção dessa constante evolução das tecnologias e do aumento de poder proporcionado por elas pode ser associado ao aumento no nível de exigência dos “clientes de tecnologia”, que cada vez mais esperam colher os frutos dos seus investimentos a partir do alinhamento entre tecnologia e planejamento estratégico. A capacidade de uma organização coletar dados, interpretá-los e agir com base neles, rapidamente, pode diferenciar vencedores de perdedores, em um mercado altamente competitivo.

Com o intuito de tentar garantir o alinhamento entre tecnologia e estratégias organizacionais, os projetos de software devem conhecer o cenário organizacional em um nível suficiente, a ponto de avaliar e sugerir melhorias, ou mesmo reengenharia nos processos de negócio, e entender que o sistema a ser implantado será apenas um dos recursos avaliados nesta análise de negócio, e não o único.

Este artigo tem o objetivo de apresentar a importância da Modelagem de Negócio e alguns aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento das suas atividades. Além disso, motivar o seu uso em projetos de construção de software, buscando aproximar os seus resultados e as expectativas dos seus stakeholders.

A importância da modelagem de negócios

Há alguns anos, já se dizia que o mundo estava sendo construído a partir da combinação dos computadores e das telecomunicações, e que essa realidade deveria ser encarada como uma das maiores revoluções vividas pela humanidade. “A realidade está em constante evolução e o que ontem era ficção hoje é prática comum entre aqueles que buscam oferecer e utilizar serviços diferenciados e de valor agregado” [5]. A autora ainda diz que, nessa nova realidade, há uma transformação contínua nas instituições e no estilo de vida das pessoas.

Ao longo da história da humanidade, grandes mudanças em padrões de comportamento, de processos, na forma de ver e de reconstruir o mundo, sempre foram vistas como revoluções, como redefinições da nossa própria existência. Faz-se importante entender os fenômenos, os eventos, que ocasionam essas transformações. O que motivou as empresas a verem nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) novas oportunidades de negócio? Desde quando os computadores e as redes deixaram de ser vistos como instrumentos de automatização, para se transformarem em elementos imprescindíveis nas estratégias para construção de inteligência de negócio?

Pode-se dizer que houve uma mudança de paradigma com relação à percepção da aplicação das TIC no mundo dos negócios. A evolução da tecnologia, da rede mundial, do poder de armazenamento e processamento de dados, com consequentes melhorias significativas na geração de informações e na construção de conhecimento, são alguns dos fatores responsáveis pelas constantes redefinições nas vidas das pessoas e das organizações, e no mundo dos negócios.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo