De que se trata o artigo: Apresentar, através de uma visão geral, os valores, princípios e práticas da modelagem ágil (Agile Modeling), abordando aspectos como: trabalho em conjunto, participação efetiva do cliente, comunicação, rascunhos como forma de modelagem e a utilização da modelagemna obtenção da qualidade e de maior produtividade.


Para que serve:
Proporcionar às equipes de desenvolvimento de software maior conhecimento sobre a modelagem ágil, uma vez que grande parte dos projetos de desenvolvimento ainda precisa evoluir neste aspecto.

Em que situação o tema útil: Nos projetos de desenvolvimento de software, sobretudo quando se deseja buscar mercados externos ou expandir seus clientes internos aumentando a satisfação dos mesmos.

A modelagem, do ponto de vista ágil, é um método eficiente que tem como objetivo tornar mais produtivos os esforços da tarefa de modelar, tão comum nos projetos de software.

Os valores, princípios e práticas da Modelagem Ágil podem auxiliar as equipes na definição de componentes técnicos de alto e baixo nível que farão parte do desenvolvimento de software. Artefatos sofisticados elaborados por ferramentas de alto custo nem sempre são os melhores para ajudar no desenvolvimento do software. Modelar o software em grupo e com a participação dos usuários, utilizando rascunhos, é vista como uma boa prática para se conseguir isto.

Uma das dificuldades mais comuns nas equipes de desenvolvimento é como conseguir efetivamente capturar as necessidades dos usuários. Uma das maneiras de se alcançar isso passa pelo desenvolvimento iterativo, onde são entregues software funcionando constantemente com o objetivo de observar se as necessidades foram atendidas. Ao longo deste artigo veremos os conceitos e alguns aspectos importantes no tocante à modelagem ágil, assim como alguns benefícios trazidos por esta prática.

Visão geral da Modelagem Ágil

O processo atual de desenvolvimento de software ainda está em um nível de qualidade muito abaixo do que seria considerado ideal, isto porque os sistemas são entregues aos clientes fora do prazo estipulado no projeto e com um custo maior do que o previsto. Além disso, esses sistemas frequentemente não alcançam a qualidade desejada pelo cliente e, em muitos casos, não satisfazem as reais necessidades do mesmo, levando a altos índices de manutenção ou passando a ideia de “isso terá de ficar para uma próxima versão”.

A modelagem ágil é vista como um processo de desenvolvimento de software baseado em práticas que visa aumentar a eficiência das equipes dentro dos projetos. Ao contrário dos processos tradicionais, que requer basicamente os mesmos artefatos para todos os tipos de projetos, a modelagem ágil busca a construção e manutenção eficiente de artefatos, criando-os apenas quando agregarem valor real ao projeto, e focando principalmente os esforços no desenvolvimento do software.

Entretanto, a modelagem ágil não é uma metodologia de desenvolvimento ágil como eXtreme Programming (XP) ou Scrum, mas sim uma boa prática. Ela visa construir e manter modelos de sistemas de maneira eficaz e eficiente, podendo ser utilizada dentro de metodologias ágeis e tradicionais.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo