Modelando uma Herança no Jude/Astah

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (6)  (0)

Este artigo descreve o passo-a-passo para a modelagem de herança em diagramas de classe da ferramenta de modelagem UML Astah* Community (anteriormente conhecida como Jude Community).

1. Introdução

Sabemos que a herança é um relacionamento entre classes que utiliza o conceito de classe base e classes derivadas. Uma classe base contém todas as características e comportamentos que são compartilhados entre as classes que dela são derivadas. A Figura 1 mostra um exemplo de representação em UML, onde temos uma classe base (Funcionário) e três classes derivadas (Diretor, Professor, Administrativo).

Herança

Figura 1: Herança

Este cenário prático é bastante comum em sistemas orientados a objeto: normalmente existirá mais de uma classe derivada. Na seção a seguir apresentamos os passos necessários para modelar esse exemplo na ferramenta Astah*.

2. Modelagem de Herança no Astah* / Jude

Execute os passos descritos a seguir:

1. Inserir as quatro classes no diagrama. Para inserir cada classe, basta clicar no ícone destacado na figura abaixo e depois dentro do diagrama.

Inserindo uma nova classe

Figura 2: Inserindo uma nova classe

2. Coloque os nomes adequados em cada classe e posicione-as na forma apresentada na Figura 2, com a classe base acima das derivadas.

Posicionando a classe base e as classes derivadas

Figura 3: Posicionando a classe base e as classes derivadas

3. Vamos iniciar realizando representando Diretor como uma classe derivada de Funcionario. Basta efetuar os cliques na ordem mostrada na Figura 3: (1) clique no botão “Generalization” da barra de opções do diagrama de classes, a seguir (2) clique na classe Diretor e por último (3) clique em Funcionario.

Modelando Diretor como classe derivada de Funcionário

Figura 4: Modelando Diretor como classe derivada de Funcionário

4. O Diagrama ficará da forma apresentada na Figura 4.

Diretor é classe derivada de Funcionário

Figura 5: Diretor é classe derivada de Funcionário

5. Repita o mesmo procedimento para as classes Professor e Administrativo.

Todas as heranças modeladas

Figura 6: Todas as heranças modeladas

6. Pronto, agora basta um último detalhe: criar uma barra horizontal e ligar todas as classes derivadas na mesma, para que o desenho fique mais bonito. Execute os dois passos ilustrados na Figura 6: (1) selecione as três setas que ligam as classes Diretor, Professor e Administrativo à classe Diretor; (2) clique no botão “Vertical Shared Style” (que fica localizada na barra de botões, acima da barra de opções do diagrama de classes!).

Passo Final

Figura 7: Passo Final

Assim a definição do diagrama estará concluída.

Diagrama Finalizado

Figura 8: Diagrama Finalizado

3. Comentários finais

O artigo mostrou o passo-a-passo para representação de uma relação de herança Astah*, que embora simples, pode não ser muito intuitivo especialmente para usuários que estejam iniciando na ferramenta.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?