Monitoramento com o Cacti - Revista Infra Magazine 10

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Este artigo aborda o monitoramento de ativos de rede utilizando o Cacti. Explica-se o que ele é, como é seu funcionamento, como foi escrito, como adicionar devices e criar gráficos.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Do que se trata o artigo
Este artigo aborda o monitoramento de ativos de rede utilizando o Cacti. Explica-se o que ele é, como é seu funcionamento, como foi escrito, como adicionar devices e criar gráficos. Além disso, explica-se como configurar o Cacti a partir de uma instalação mínima do CentOS 6, instalar e configurar o servidor web e o banco de dados.

Em que situação o tema útil
Este artigo é útil para todos que tenham interesse no monitoramento de ativos de rede. Em particular, para aqueles interessados na configuração de um ambiente de monitoramento.

Monitoramento com o Cacti
Este artigo é destinado a todos que ainda não conhecem ou conhecem pouco sobre o Cacti. Aqui você entenderá como ele funciona, quais são as tecnologias envolvidas e como ele pode ser configurado. Descreve-se como instalar e configurar componentes do famoso LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) e como o Cacti faz uso dessas tecnologias.

O Cacti é uma solução PHP e MySQL que utiliza a engine RRDtool (base de dados desenvolvida para armazenar séries de dados numéricos sobre o estado de redes de computadores) para gerar gráficos. Ela possui uma interface gráfica para gerenciamento bastante amigável onde se podem realizar todas as configurações como, por exemplo: de devices monitorados, grupos, templates, formas de coleta, formas de armazenamento, formas de exibição, etc.

Neste artigo iremos explicar as principais características da ferramenta, como ela funciona e o que se pode fazer para ajudar o administrador de redes a solucionar problemas que possam ocorrer na infraestrutura.

A instalação padrão já possui diversas configurações prontas. Veremos no estudo de caso, um pouco mais à frente, que para monitorar o uso da banda de um switch ou roteador via SNMP são necessárias pouquíssimas configurações. Se você deseja saber mais sobre como o protocolo SNMP funciona, veja o artigo monitorando ativos de rede referenciado na seção Links deste artigo.

Com o Cacti é possível monitorar tanto servidores quanto ativos de rede. Porém, recomenda-se que o administrador utilize o Cacti apenas para os ativos de rede. Caso você tenha um ambiente grande de servidores, utilize o Collectd. Neste artigo abordaremos como monitorar os equipamentos de rede de forma abrangente para que se possa agir antes do problema acontecer.

Estrutura do Cacti

Para entender como o Cacti funciona, podemos dividi-lo em três partes: coleta de informações, forma de armazenamento dos dados no RRD e como esses dados serão exibidos. Todas as partes precisam estar funcionais e integradas, do contrário você terá problemas.

Caso você tenha algum problema com seu gráfico, antes de tudo veja os logs do sistema. O Cacti possui um modo de DEBUG para seu log bastante eficaz. Consegue-se resolver boa parte dos problemas fazendo análise do mesmo. Caso o administrador não consiga entender o problema pelo log, analise primeiro se os dados estão sendo coletados, se eles estão sendo armazenados no RRD e, por último, se a configuração de exibição está coerente com o que está gravado no RRD.

Coleta

Na instalação padrão do sistema, existem algumas formas padrão de coleta que são suficientes para gerar os gráficos dos roteadores e switches. Porém, caso você tenha uma situação específica e quiser criar um gráfico disso, é possível. Por exemplo, você pode gerar um gráfico de conexões TCP na porta 80 do servidor local.

Apesar do Cacti ter sido escrito na linguagem de programação PHP, os scripts podem ser escritos em qualquer linguagem desde que seja executável e a saída seja definida de acordo com o formato esperado. Os scripts são chamados de Data Input Method e estão localizados em LOCAL_INSTALACAO/scripts/. O Cacti disponibiliza, por padrão, scripts para gerar gráficos do servidor local, ou seja, com esses scripts você não conseguirá gerar gráficos de computadores remotos.

Outra forma de coleta é por meio de SNMP DATA QUERY. Este método consiste em um arquivo XML ("

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?