Artigo no estilo Mentoring

Mentoring:O uso de múltiplas instâncias no MySQL permite reduzir custos com infraestrutura, realizar a otimização de recursos físicos, eficiência na depuração de falhas sistêmicas encontradas na produção e agilidade na atualização dos ambientes de teste, homologação e produção.

Nesse cenário, este artigo apresenta como devemos proceder para criarmos uma solução de múltiplas instâncias no MySQL. Ela possibilita otimizar, em um único servidor físico ou virtual, vários bancos administrados de forma individual, facilitando a replicação das configurações do seu banco.

Todos os dias precisamos lidar e resolver inúmeros problemas frutos da relação entre cliente e sistemas de informação. Este artigo demonstra alguns cenários reais nos quais podemos utilizar múltiplas instâncias com MySQL e diminuir os gastos com infraestrutura, seja a sua necessidade de expansão ou de realocação dos recursos físicos e/ou virtuais, com o propósito de expandir sem um prévio investimento em uma solução.

Para isso, iremos considerar três cenários distintos que foram implementados em ambientes corporativos com infraestrutura local e em aplicações em nuvem:

· Cenário 1: em uma grande indústria de eletrodomésticos, havia a demanda de usar um único servidor, um único recurso físico, para hospedar a mesma aplicação web que seria usada por duas áreas: engenharia de produção e engenharia de produtos importados. As duas áreas trabalhavam em fusos horários distintos e não poderiam sofrer impactos ocasionados nas rotinas de manutenção e nas atualizações da aplicação que teriam suas janelas distintas entre as áreas;

· Cenário 2: uma fábrica de software recebeu a demanda de construir uma plataforma web com vários aplicativos distintos fazendo uso do mesmo núcleo. O tempo para implementação, como podemos prever, era curto para atender a demanda. Assim, foi necessário separar módulos entre a equipe de desenvolvimento, porém, isso criou um grande desafio para integrar a demanda ao mesmo núcleo, visto que esse também estaria em construção;

· Cenário 3: uma grande franqueadora desenvolveu uma plataforma de gerenciamento da sua rede de franquias e divulgou que em alguns dias estaria disponível para início dos treinamentos e testes. A área de qualidade de software notificou aos colegas do departamento de criação a necessidade de realizar uma segunda bateria de testes, mas para isso era necessária uma estrutura física idêntica à de produção e também precisavam de um ambiente idêntico para treinamentos levando em consideração que a rede de franqueados está geograficamente distribuída em todo o território nacional e com presença em alguns países. Contudo, um novo servidor não foi aprovado para aquisição ou locação nesta fase inicial.

Soluções

Os três cenários reais descritos foram suportados na funcionalidade de múltiplas instâncias. Eles possuem requisitos distintos, vejamos:

· Cenário 1: janelas de manutenção diferentes;

· Cenário 2: desenvolvimento de uma plataforma modularizada, todos os módulos integrados em um mesmo núcleo e com o agravante de estarem todos em cons ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo