MySql Administrator Parte 17

Prosseguindo com os itens do menu veremos agora sobre o item Replication Status. Este item possui apenas uma aba que fornece uma visão geral da situação da replicação entre o Servidor e o escravo (slave) apresentando sete colunas, Hostname, ID, Port, Kind, Status, Logfile e Logpos.

Para usar esta opção do MySql Administrator você deve conectar ao servidor que está configurado como Master (mestre) e estes devem ter a versão 4 ou superior do MySql.

Para o servidor Slave (escravo) ser mostrado nesta seção ele deve ser registrado em um servidor Master. Para configurar uma replicação você deve procurar a seção startup variables, aba replication do MySql Administrator, apresenta na parte 6 desta série de artigos.

Hostname: Informa o nome ou IP do Host que está sendo replicado.

ID: Mostra o número da identificação do Host

Port: Indica qual a porta está sendo usada para a replicação

Kind: Indica qual é o tipo, Master (origem da replicação), ou Slave (destino da replicação)

Status: Mostra o status da replicação

Logfile: Informa qual o nome do arquivo de log que está sendo usado para a replicação.

Logpos: Indica qual a posição do log está sendo gravada (no arquivo de log) no caso do Host e qual posição está sendo lida (do arquivo de log) no caso do slave.

Os ícones existentes do lado de cada Host, mostra qual máquina slave está conectada ao master e qual está offline

Novos servidores que não são atualmente monitorados apresentarão um ponto de exclamação como seu símbolo de estado, e serão listados como New Instance na coluna Status.

Servidores que estão sendo monitorados e se encontram online terão um ícone de status verde e serão listados como Available na coluna Status de sua entrada.

Servidores (slave) que não se encontram atualmente em conectado com o servidor mestre terão um ícone de estado vermelho e serão listados como Not Available.

Há um pequeno retardo entre uma máquina slave indo para offline e seu estado atualizado para permitir um timeout adequado na comunicação entre mestre e escravo.

Para iniciar o monitoramento de um servidor novo que atualmente não é monitorado, clique no botão Add Instance to Monitoring List. Para parar de monitorar um servidor que está sendo monitorado, clique no botão Remove Instance from monitoring List.