MySql Administrator Parte 18

Dando continuidade aos itens do menu vamos falar de um item muito importante que é o BACKUP, backup ou cópia de segurança serve para proteger os dados, caso ocorra algum problema com o computador que não nos permita acessa-los novamente, ou por um longo período.

Outra coisa importante é que não basta fazer o backup, é necessária que se façam testes de restauração de todos os backup’s realizados. Isso se faz necessário porque caso o usuário não faça estes teste e tenha a necessidade de restaurar um backup que está danificado, a perda de dados é maior. Muitos não fazem este teste porque pensam que “isso nunca acontecerá com ele”

Este item de menu mostra como
criar projetos de backup e executar backup’s. Esta seção irá produzir arquivos de backup em formato de texto composto de múltiplos comandos SQL que podem  ser executados para recuperar seu banco de dados, similar a saída gerada pelo utilitário mysqldump.  Possui três abas, Backup Project (projetos de backup), Advanced Options (opções avançadas) e Schedule (agendamento). Possui também uma seção à esquerda, abaixo do menu que mostra os projetos de backups armazenados. Existe ainda um campo de pesquisa para pesquisar os backup’s armazenados, para facilitar a busca no caso de se ter muitos projetos de backup. A pesquisa é case-insensitive, ou seja, não difere letras maiúsculas de minúsculas.

Você pode atualizar a lista dos projetos de Backup clicando com o botão direito do mouse sobre um projeto e selecionando a opção Refresh Backup Projects do menu suspenso. Você pode apagar um projeto de backup clicando com o botão direito do mouse sobre o projeto e selecionando a opção Delete Backup Project(s) do menu suspenso.

Backup Project

Possuindo duas seções,  um campo e três botões, a aba
Backup Project permite que você defina o nome do seu projeto de backup e também defina quais os dados a serem copiados, os três botões são New Project, que serve para criar um novo projeto, Save Project, que salva o projeto criado e Execute Backup Now, que executa o backup criado ou seleciona. Vale lembrar que não é necessário salvar um backup para executá-lo.

O campo Project Name é o local onde você deve nomear o seu backup, especifique um nome que identifique claramente o conteúdo do backup como: “backup empresa1 completo”.

A seção da esquerda é onde ficam listados os Schemas, para escolher a base de dados e tabelas das quais será feito o backup, selecione a base de dados a partir da lista de Schemas e clique no botão com o sinal de “>”. Depois de selecionada a base de dados será apresentado no painel da direita as tabelas, que virão todas selecionas, permitido a você que desmarque ou marque qualquer uma. Para retirar uma base toda do painel da direita basta clicar no botão com o sinal de “<”. O painel da direita traz ainda, o tipo de tabela (InnoDb e MyIsam são os mais comuns), a quantidade de linhas, o tamanho ocupado pela tabela e a data da ultima alteração.

Advanced Options

A Aba
Advanced Options possui duas seções que permite que você configure opções avançadas que afetam o modo de operação do backup. Isto inclui controles concorrentes, tipo de backup e formato de saída.

As opções do
Backup Execution Method afetam o acesso concorrente durante o processo de backup.

Lock all tables: Esta opção irá bloquear todas as tabelas do backup para evitar gravações durante o processo de backup. Isto irá impedir que os usuários gravem informações nas tabelas durante a operação de backup assegurando que as tabelas estejam em um estado consistente. Esta opção é recomendada para tabelas tipo MyISAM.

Single transaction: Esta opção irá iniciar uma transação antes de ler informações das tabelas. Em função do sistema InnoDB, isto irá permitir que todas as tabelas sejam lidas em um estado consistente. Este método é recomendado para o backup de tabelas InnoDB.

Normal Backup: Esta opção irá travar cada tabela individualmente enquanto executa o backup. Enquanto isto causa menor impacto nas ações de usuários durante a operação de backup, aumenta potencialmente a probabilidade das tabelas serem copiadas para o backup em um estado de inconsistência em relação umas às outras. Este método não é recomendado a menos que o risco de inconsistência seja mínimo.

Complete Backup: Esta opção sobrepõe a seleção de tabelas feita na aba Backup Project e faz backup de todas as tabelas do schema selecionado. Esta opção pode ser muito útil quando pré-programamos o backup de um schema que muda regularmente.

As opções do Output File Options controla o formato do arquivo de backup. No momento, há somente um tipo de backup disponível, o formato SQL Files, que gera um arquivo de saída similar ao arquivo gerado pelo utilitário mysqldump.

No CREATEs: Esta opção irá suprimir declarações CREATE DATABASE. Isto pode ser útil se você necessitar restaurar os dados para uma base de dados diferente da que você efetuou o backup.

No EXTENDED INSERTS: Esta opção irá suprimir o comportamento padrão de combinar múltiplos inserts em uma só declaração (por exemplo,
INSERT INTO test VALUES ('1',Some data',2234),('2','Some More Data',23444)). Enquanto a sintaxe EXTENDED INSERT é mais eficiente tanto em termos de armazenamento como de execução, ele não é compatível com a maioria SGBDs.

Add DROP Statements: Esta opção adiciona declarações
DROP TABLE IF EXISTS ao arquivo de backup.

Complete INSERTs: Esta opção irá produzir declarações completas de
INSERT que incluem uma lista de colunas (ex. INSERT INTO tablename(columnA, columnB) VALUES(valueA, valueB)). Sem esta opção, a lista de colunas será omitida.

Comment: Esta opção escreve informações adicionais sobre o backup para o arquivo gerado em forma de comentários SQL.

Don't write full path: Esta opção obriga MySQL Administrator a gravar somente o nome da tabela nas declarações, ao invés de
schema_name.table_name.

Compatibility mode cria arquivos de backup que são compatíveis com versões anteriores do MySQL.

ANSI Quotes: Esta opção causará a adição de aspas duplas estilo ANSI em todos os nomes de tabelas e banco de dados ao invés de backticks (ex.` valor`).

Disable keys: Esta opção irá adicionar uma declaração ALTER TABLE ... DISABLE KEYS ao arquivo de backup antes das declarações INSERT que carregarão dados nas tabelas. Isto permitirá uma recuperação mais rápida, carregando todos os dados antes de recriar a informação de índice.