De que se trata o artigo

Este artigo apresenta os passos para instalação do MySQL em dois sistemas operacionais (SO) distintos: Microsoft Windows Seven e Linux Debian 6. Serão apresentados comandos e passos necessários para instalação do MySQL. Além da instalação, algumas operações relativas à segurança serão descritas a fim de oferecer subsídio para que o leitor implemente a instalação do MySQL sem a necessidade de utilização de instaladores e de forma segura.

Em que situação o tema útil

Este tema é útil para compreender os passos da instalação manual do MySQL. Também é útil no desenvolvimento de instaladores automáticos para sistemas que precisem de banco MySQL. Ao compreender os passos necessários para instalação do MySQL é possível identificar a origem de problemas relacionados ao serviço do banco de dados, bem como propor possíveis soluções. Desenvolver instaladores automáticos para sistemas que precisem do MySQL, ao mesmo tempo que facilita a utilização destes sistemas pelo usuário, requer conhecimento dos passos necessários para a instalação do MySQL por parte do desenvolvedor.

Resumo DevMan

Neste atrigo serão apresentados os principais aspectos na instalação do MySQL no sistema operacional Microsoft Windows Seven (64 bit) SP1 e Linux Debian 6 Kernel 2.6.32-5-686 (32 bit). Além da instalação, o procedimento de inicialização, reinício e paralização do serviço serão explicados em cada sistema operacional, bem como a configuração para inicio automático do serviço. Para completar a instalação de forma adequada, serão apresentadas algumas sentenças SQL para ajuste da segurança de acesso aos bancos de dados gerenciados pelo SGBD MySQL.

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros. O sucesso do MySQL deve-se em grande medida à fácil integração com o PHP incluído, quase que obrigatoriamente, nos pacotes de hospedagem de sites da Internet oferecidos atualmente.

O MySQL hoje suporta Unicode, Full Text Indexes, replicação, Hot Backup (ler Nota DevMan 1), GIS, OLAP e muitos outros recursos de banco de dados. Além dessas, algumas de suas principais características são:

Nota DevMan 1. Hot Backup

Alguns SGBDs oferecem um meio para gerar uma imagem de backup do banco de dados enquanto ele estiver online e utilizável. Isso normalmente inclui uma imagem inconsistente dos arquivos de dados além de um log de alterações feitas enquanto o procedimento estiver sendo executado. Após uma restauração, as mudanças nos arquivos de log são reaplicadas para trazer a cópia do banco de dados atualizada.

• Portabilidade (suporta praticamente qualquer plataforma atual);

• Compatibilidade (existem drivers ODBC, JDBC e .NET e módulos de interface para diversas linguagens de programação como Delphi, Java, C/C++, C#, Visual Basic, Python, Perl, PHP, ASP e Ruby);

• Excelente desempenho e estabilidade;

• Pouco exigente quanto a recursos de hardware;

• Facilidade de uso;

• É um Software Livre com base na GPL;

• Contempla a utilização de vários Storage Engines como MyISAM, InnoDB, Falcon, BDB, Archive, Federated, CSV, Solid…

• Suporta controle transacional;

• Suporta Triggers;

• Suporta Cursors (Non-Scrollable e Non-Updatable);

• Suporta Stored Procedures e Functions;

• Replicação facilmente configurável;

• Interfaces gráficas (MySQL Toolkit) de fácil utilização cedidos pela MySQL Inc.

Atualmente é muito frequente a necessidade de utilizar um banco de dados para apoiar o funcionamento de sistemas. Além disso, conhecer os passos para instalação do MySQL bem como a compreensão dos comandos para inicializar o serviço é importante para solucionar eventuais problemas no uso de SGBDs. A instalação do MySQL no Microsoft Windows pode ser feita com o instalador automático que é disponibilizado no site do MySQL. Na data em que este artigo foi escrito, o instalador estava na versão 5.5.19 em 32 bit (somente) e funciona em todas as versões do Microsoft Windows. Para sistemas operacionais diferentes, existem outros tipos de instalações. No Debian e seus derivados, tais como Ubuntu por exemplo, a instalação pode ser feita via Advanced Packaging Tool (apt-get) (ler Nota DevMan 2) com o comando apresentado abaixo:

 ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo