Já reparou quantas tecnologias surgem? Por isso, não se apaixone por uma só, porque no ramo da programação sempre temos mudanças e constantes migrações.

É comum vermos programadores se aperfeiçoando em apenas uma tecnologia, achando que ela vai servir para construir os softwares e os sistemas. O cara se limita, não abre a visão para aprender novas tecnologias, e isso é um perigo.

Se você tem uma tecnologia favorita e só se dedica a ela, tome cuidado. Veremos a seguir quais cuidados deve tomar e por quê.

Tecnologia não é o fim

O primeiro item que temos que deixar claro para quem está estudando é que a tecnologia não é o fim. Tudo o que construir com uma determinada tecnologia, muito provavelmente conseguirá construir com outra tecnologia.

A tecnologia é um recurso utilizado para construir um produto final. Seu empregador ou cliente para quem esteja fazendo um serviço não se importa com qual tecnologia usará: o que ele quer é a solução. E ela, muitas vezes, só será atendida por uma tecnologia que você não gosta muito.

Temos uma briga no mercado que é a galera do Java e a galera do C#; tipo briga de entre times de futebol. Não tem um lado perdedor, mas cada tecnologia tem a sua particularidade: será boa para uma coisa ou outra.

Existem tecnologias que são específicas para cada projeto. Vai depender de algumas coisas, como:

  1. Qual o tipo de aplicação: é um sistema web, aplicativo, sistema desktop;
  2. Manutenção em aplicações já existentes;
  3. Infraestrutura, que pode estar montada.

Programador Fullstack

Outro ponto importante é a necessidade de tornar-se um programador fullstack. Hoje em dia, no mercado, não tem como ter só uma tecnologia no currículo, mas necessitamos saber um pouquinho de cada coisa: uma tecnologia de back-end, uma tecnologia de front-end, uma linguagem de banco de dados e um pouquinho de infraestrutura. Isso porque, soluções para atender ao mercado demandam conhecimento.

Temos que ser especialistas em alguma coisa, mas temos que aprender pelo menos algumas outras tecnologias para não ficar tão defasado no mercado. Tem muita gente que está fazendo muita coisa sem necessariamente ser um especialista naquela coisa que está fazendo.

E para você não se apaixonar por uma tecnologia só, a DevMedia te apresenta diversas tecnologias. Inclusive temos planos de estudos organizados sequencialmente para você aprender, além de mais de 4.000 exercícios gamificados onde você ganha ponto, recompensa e medalha. E se teve dúvida, manda pra gente que vamos te responder na hora.

O que fazer?

Antes de se apaixonar por uma tecnologia, se você é um programador iniciante, precisa aprender lógica de programação, pois ela é essencial para a construção dos algoritmos, que são a base da programação e ajuda no seu raciocino lógico. E isso lhe deixa apto a resolver qualquer problema, independentemente da ferramenta que vai usar. Até porque a grande diferença entre as linguagens é a sintaxe.

Aprenda várias tecnologias e não fixe em apenas uma. Isso impacta no salário, pois quanto mais tecnologias no seu currículo, maiores as chances de conseguir um trabalho. Além disso, as chances de ganhar mais também aumentam. Por exemplo, se o seu colega sabe além da mesma tecnologia que você, um banco de dados e muitas outras coisas que você não sabe, obviamente o salário dele será maior do que o seu.

Além disso, aprenda as tecnologias que são tendências de mercado e as novas tecnologias. Vira e mexe o mercado lança uma nova linguagem ou framework, então seja curioso e aprenda coisas novas assim que elas vão surgindo no mercado.

Mas não foque apenas no novo

Ir só atrás de novidades não é bom, pois pode sempre surgir algo melhor. Por exemplo, tínhamos o Zend Framework, que durante muito tempo, foi dito como único e insubstituível. E hoje temos o Laravel, que se tornou a grande referência de framework PHP.

Já na área de aplicativos, isso acontece constantemente: já tivemos Ionic, Cordova, Xamarin, e hoje está muito em alta o React Native e o Kotlin.

Antigamente até fazia sentido você ter uma paixão por uma tecnologia porque as tecnologias duravam muitos anos, como o próprio Cobol que foi relevante no mercado de tecnologia durante mais de 30 anos, mas hoje em dia, é muito difícil.