News da SQL Magazine 12

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

News da Revista SQL Magazine - Edição 12.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

capaSQL12.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

News e Mercado

Oracle e Java

Os desenvolvedores Java agora podem contar com mais uma fonte de informações sobre o uso de Java com bancos de dados Oracle. Basta se inscrever gratuitamente para receber o novo jornal eletrônico da OTN (Oracle Technology Network) através do link http://www.oracle.com/go/?&Src=1952635&Act=34.

Acordo entre Microsoft e Oracle

A Oracle e a Microsoft firmaram um acordo onde os usuários das ferramentas de desenvolvimento da MS poderão desenvolver softwares para trabalhar com o banco de dados Oracle através da integração do Oracle ao Visual Studio .Net 2003. Fonte:

http://www.computerworld.com/databasetopics/data/software/story/0,10801,93335,00.html

Versão beta do DB2

IBM libera versão BETA do Stinger, codinome da nova versão do DB2. Ela contém mais de 200 mudanças de gerenciamento, performance, desenvolvimento e, principalmente, recursos de auto-tuning. O produto trará uma ferramenta chamada Design Advisor que pode otimizar automaticamente um banco de dados, permitindo que algumas tarefas sejam realizadas 6x mais rápido do que se fossem feitas através de intervenção humana. Outra mudança chamada de Client Rerouting permite que um cliente do banco de dados alterne automaticamente a conexão para um servidor backup caso o servidor principal caia inesperadamente. Outra novidade é a inclusão de recursos para tratamento de dados geográficos.

Fonte: ComputerWorld

MySQL Cluster

A MySQL AB lançou o preview do MySQL Cluster, ferramenta que adiciona recursos de clustering ao banco de dados MySQL. A versão final deverá estar disponível até o final do ano e promete acirrar a competição do MySQL frente aos bancos de dados de grande porte como Oracle e DB2. A ferramenta será fornecida como um add-on para o MySQL e permitirá que um banco de dados seja distribuído em diversas máquinas e gerenciados como se estivessem em um único sistema. O MySQL Cluster será disponibilizado através da licença dual, a mesma utilizada pelo MySQL. O preço da ferramenta para uso comercial ainda não foi divulgado, mas estima-se que as licenças comerciais custem menos de US$ 5000 por CPU. Uma nova ferramenta gráfica de administração, chamada MySQL Administrator também será lançada pela MySQL AB para substituir os atuais utilitários de linha de comando.

Fonte: MySQL AB

Vulnerabilidade no Oracle

O CERT (Computer Emergency Readiness Team) enviou um alerta sobre uma vulnerabilidade no SQL das aplicações da Oracle voltadas ao E-Business. A falha permite que Stored Procedures não autorizadas sejam executadas nos bancos de dados Oracle que suportam as aplicações. Um patch já foi disponibilizados pela Oracle para corrigir o problema. Fonte:

http://www.computerworld.com/databasetopics/data/software/story/0,10801,93810,00.html?f=x589

 

Yukon e Whidbey: Adiados para 2005

A Microsoft comunicou oficialmente que o lançamento das próximas versões do SQL Server, conhecida como Yukon, e do Visual Studio, conhecida como Whidbey, foi adiado para o primeiro semestre de 2005. A companhia também comunicou que o nome oficial das próximas verões serão SQL Server 2005 e Visual Studio 2005 e que uma nova fase de teste, Beta 3, será acrescida para avaliação do novo servidor de banco de dados. Vale lembrar que o lançamento do servidor de banco de dados já foi adiado algumas vezes e que o planejamento inicial era de lançá-lo no final de 2003.

Ainda segundo a Microsoft, o atraso no lançamento da nova versão do SQL Server não comprometerá a distribuição da nova versão do Windows, Longhorn, prevista para inicio de 2007. Entretanto, especula-se que o atraso é possível por que o Longhorn possui uma tecnologia de armazenamento, chamada de Windows Future Storage (WinFS), que também será utilizada pelo SQL Server 2005. Ou seja, teríamos um efeito cascata, como o Yukon atrasou, o Longhorn também teria problema com os prazos estabelecidos.

Fonte: ENTNews

Futuro do Firebird

Em entrevista para o site LinuxInsider, Helen Borrie fala sobre o Firebird e o que pode se esperar para o futuro do Banco de Dados. http://www.linuxinsider.com/story/34399.html

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?