Se você já fuçou a internet de ponta a ponta e só achou componentes esquisitos ou em C# open source para criar uma nota fiscal eletrônica, esse componente é ideal para você. Tudo muito simples e funcional, dentro das fontes do demo você pode direcionar para seu maskedit existente da tela de criação de nota fiscal. E o melhor de tudo é bem documentado.

Primeiro segue a página principal do componente que além da NF-E você encontrará diversos componentes para automação comercial:

Se você usa o windows, instale a versão CAPICOM, se for linux, use a OpenSSL.

Arquivos disponíveis: (para não ter que baixar um por um, instale o tortoise, reinicie o micro, crie uma pasta, clique c/ botão direito nela para selecionar 'SVN Checkout' e adicione o link abaixo:)


 https://acbr.svn.sourceforge.net/svnroot/acbr/trunk

O interessante para nós é oque está dentro da seguinte pasta:

ACBrNFePCN (anteriormente era acbrnfe apenas mas foi descontinuado)

O tortoise vai baixar todos os arquivos.

Leia o arquivo que lá se encontra: instalar.txt e siga exatamente oque está escrito que dá certinho.

Após compilar e instalar os componentes fornecidos, para usar o programa da pasta 'Demo' na versão CAPICOM, basta comentar as 6 linhas que vão dar erro, senão o delphi não compila.

Se mesmo assim com tudo pronto você ainda achou isso complicado, André Moraes - o principal criador do componente - criou o monitor nfe que é ridiculamente fácil onde gravamos um arquivo txt com os dados necessários e ele converte, assina, transmite, cancela etc... a nota fiscal.

Saiu na DevMedia!

  • Quais os passos para emitir a NF-e?:
    A nota fiscal eletrônica consiste de um arquivo XML, o qual é preenchido com os dados de uma movimentação de mercadoria ou serviço, assinado digitalmente e enviado para a SEFAZ do estado no qual o contribuinte reside.

Saiba mais sobre Automação Comercial ;)

  • Guia Completa de Automação Comercial:
    Nesse guia veremos como a automação comercial agiliza os processos nas empresas, aumentando a sua competitividade no mercado. Se você quer aumentar a eficiência de processos manuais.