Fonte: Terra
Suíços usam mensagem de celular para votar
A primeira votação via SMS (mensagem de texto em celular) está sendo realizada na Suíça, onde os 9,3 mil habitantes de Bülach decidem se aprovam ou não a restrição do limite de velocidade dos automóveis na cidade. Cada usuário tem uma identificação única, e eles também devem colocar um código pessoal e sua data de nascimento antes de enviar o voto, que é gravado para evitar repetições. O resultado será conhecido no próximo dia 30.

O líder do projeto é David Knöri, do Escritório de Estatísticas do cantão de Zurique. Ele explicou ao Swiss Info que o voto por SMS levará a Suíça para o século XXI, seguindo o caminho de uma votação via Internet que foi bem-sucedida no país em Aniéres, no cantão de Genebra, em janeiro de 2003. Ele também acredita que a nova tecnologia pode mudar os hábitos dos eleitores suíços.
"Imaginamos que os jovens, particularmente, saberão tirar vantagem da votação eletrônica, mas observamos em Bülach pessoas de meia idade e até idosos fazendo uso regular de SMS, também", afirmou. "Não se trata de achar que mais pessoas vão votar no plebiscito, mas queremos oferecer aos eleitores todas as opções das telecomunicações modernas. A votação via SMS também facilita o processo para quem tem algum tipo de deficiência física, por exemplo", continuou.
O projeto-piloto será estendido, em novembro, para as cidades de Schlieren e Bertschikon, que vão decidir, entre outras questões, sobre o horário de abertura do comércio local. Depois disso, as autoridades federais vão decidir em que outras partes do país será utilizada a votação via SMS.
Luciano Pimenta®
Editor do Portal WebMobile
webeditor@clubedelphi.net