O Notify Icon nada mais é do que aquele ícone que fica na barra de tarefas do Windows, ao lado do relógio. Segundo a documentação oficial da Microsoft, o MSDN, “o Notify Icon é usado normalmente para processar sua execução em segundo plano, não exibindo sua interface na maior parte do tempo. Um exemplo disso é um programa antivírus que é acessado clicando em seu ícone na barra de tarefas”.

 Crie um projeto do tipo Windows Forms dando a ele o nome NotifyIcon. Arraste o controle NotifyIcon da ToolBox (aba Common Controls) para o formulário. Note que ele é um controle não-visual, não tendo aparência no formulário.

 Aperte F4 para ir as propriedades do controle e clique no botão referente a opção Icon para adicionar uma imagem ao controle (a imagem deve ser do tipo .ico). Aproveite e altere também a propriedade Text e a propriedade Visible (deixe False) do controle.

 Para que o Notify Icon seja exibido em nossa barra de tarefas ao minimizarmos o formulário, devemos ir aos eventos do formulário (não do controle) e usarmos o evento Resize. Nele utilize o código abaixo, como podemos ver na Listagem 01:

Listagem 01 – Evento Resize


private void Form1_Resize(object sender, EventArgs e)

        {

            if (WindowState == FormWindowState.Minimized)

            {

                this.Hide();

                notifyIcon1.Visible = true;

            }

        }

 Antes de testar, vamos configurar para que o formulário volte a aparecer no momento em que dermos um duplo clique no ícone de notificação. Para isso devemos ir aos eventos do NotifyIcon e usarmos o evento MouseDoubleClick, como vemos abaixo na Listagem 02:

Listagem 02 – Evento MouseDoubleClick


private void notifyIcon1_MouseDoubleClick(object sender, MouseEventArgs e)

        {

            this.Show();

            this.WindowState = FormWindowState.Normal;

            this.notifyIcon1.Visible = false;

        }

  Confira o resultado abaixo na Figura 01:



Figura 01 – Notify Icon exibido quando o formulário é minimizado

 Lembre-se de fazer o teste dando dois cliques no ícone de notificação para que o formulário seja exibido.

 Note que é muito simples usar este controle e que pode ser muito útil para o cliente final.

 Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos!

 Créditos à Luciano Pimenta, que fez as videoaulas e ao Portal Linha de Código, por onde pude baixá-las (mediante assinatura), estudá-las e posteriormente fazer este artigo.

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com