Novidades do ASP.NET 2.0 - Websites rápidos e inteligentes

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesse artigo vamos conhecer alguns dos muitos recursos disponíveis no ASP.NET 2.0 que nos ajudarão ainda mais no desenvolvimento de futuras aplicações e websites.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile Edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

wm07_capa.JPG

 

 

Novidades do ASP.NET 2.0

Websites rápidos e inteligentes

Em meados de 2001, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento da tecnologia .NET tendo como principal objetivo revolucionar o mercado de desenvolvimento de software. Com a chegada do .NET, tivemos grandes ganhos no desenvolvimento de aplicativos tendo como destaque a evolução do tradicional ASP 3.0 para o ASP.NET, logo em seguida atualizado para a ASP.NET 1.1.

O ASP.NET revolucionou o mercado de desenvolvimento web pois trouxe todos os recursos RAD que já conhecemos hoje, a utilização do .NET Framework como base de desenvolvimento e recursos de orientação a objetos inexistentes anteriormente. Toda essa evolução dominou os três últimos anos de desenvolvimento web, mas ainda não para por aí, recentemente a Microsoft anuncio no mercado o lançamento do .NET Framework 2.0 e junto com esse pacote, novas funcionalidades para o módulo ASP.NET já existente.

Nesse artigo vamos conhecer alguns dos muitos recursos disponíveis no ASP.NET 2.0 que nos ajudarão ainda mais no desenvolvimento de futuras aplicações e websites.

Aplicações mais rápidas com Cache

SQL Invalidation

Os recursos de cache já são bastante utilizados atualmente pelos desenvolvedores web na versão atual do .NET. Com o ASP.NET 2.0 esses recursos continuam, mas ganhando novas funcionalidades no cache de objetos. Agora é possível fazer cache em nível de tabela do banco de dados através do recurso SQL Invalidation. É isso mesmo, você conseguirá armazenar uma tabela inteira e utilizar esses dados da melhor forma possível e quantas vezes desejar.  A promessa para o SQL Server 2005 é que esse recurso se estenda em nível de registro.

Para incluir um cache em nível de tabela, codifique conforme mostra o código a seguir:

 

// C#

Cache.Insert(“Produtos”, meuDataSet, new SqlCacheDependency(“Northwind”, “Products”), null, 40);

 

Essa mesma instrução poderia estar fixa no cache de saída nas diretivas de páginas conforme mostra o código:

 

<%@ OutputCache Duration=”40” VaryByParam=”None” SqlDependency=”Northwind:Products” %>

 

Com as instruções anteriores, seria feito um cache da tabela Produtcs do banco de dados Northwind na memória do servidor web durante 40 minutos (ler Nota 1).

 

Nota 1. Restrição do cache.

É importante lembrar que os recursos de cache em nível de tabela estão disponíveis somente para o banco de dados SQL Server 7.0 e 2000.

 

Cache no disco

Essa opção de armazenamento possibilita que seja feito cache das informações e armazena-las em disco no servidor web. Para habilitar essa opção, basta informar a tag DiskCacheable=True e o cache de disco já estará em funcionamento. Veja no código a seguir como ficaria a diretiva habilitando o cache:

 

<%@ OutputCache Duration=”40” VaryByParam=”None” SqlDependency=”Northwind:Products” DiskCacheable=”true” %>

 

Além da configuração da diretiva, podemos ainda definir no arquivo de configuração (web.config) a limitação de espaço para armazenamento das informações no disco do servidor. Veja como fica essa configuração para espaço máximo de dois megabytes na Listagem 1.

 

<?xml version="1.0"?>

<configuration>

    <system.web>

        <caching>

            <outputCache>

                <diskCache enabled="true" maxSizePerApp="2" />           

            outputCache>

        caching>   

    system.web>

configuration>

Listagem 1. Configuração para armazenamento de cache em disco.

Novos recursos de segurança

Membership / MembershipUser

Como não poderia ser diferente, a Microsoft mais uma vez facilita o desenvolvimento de métodos de segurança para recursos web. Temos agora o recurso de MemberShip que é o novo gerenciamento de regras (Roles) presente no ASP.NET 2.0 e que disponibiliza classes para gerenciamento de usuários e o recurso Role Manager que possibilita o controle de regras para os usuários autenticados podendo criar regras de acesso para cada usuário.

A classe MemberShip disponibiliza funcionalidades para manipulação de usuários no aplicativo web, sendo elas: inclusão, alteração e exclusão de usuários.

Já a classe MemberShipUser dispõe de diversos métodos para manipulação das informações dos usuários logados no sistema. A partir da instância dessa classe é possível executar operações como: alteração de senha, recuperação de informações do usuário e diversas outras funcionalidades. 

O recurso de Role Manager disponibiliza informações das roles permitindo: criar, excluir, alterar, incluir usuários, excluir usuários e modificar regras das roles presentes em sua aplicação web.

Veja no código da Listagem 2 como é o processo de manipulação de usuários utilizando os recursos de MemberShip (na Tabela 1 temos a explicação de cada parâmetro).

 

[C#]

//Criação de Usuários

//importa o namespace necessário

using System.Web.Security.SingleSignOn;

 

//declara objeto que terá o retorno do método de criação de usuários

MembershipCreateStatus result;

 

//cria o usuário

Membership.CreateUser(“usuário”, “senha”, “email”, “pergunta”, “respostaSecreta”, True,out result);

Listagem 2. Manipulando usuários.

 

Parâmetro

Explicação

Username

Nome do usuário

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?